Ação ESG: Mercur planta 100 árvores para celebrar 100 anos
Tempo estimado de leitura: 4 minutos
Como forma de comemoração sustentável, Mercur realizou o plantio de árvores em uma escola em São Paulo
- Neste texto, você vai ler sobre:
– O compromisso ambiental da Mercur;
– Onde, como e por quê decidimos plantar 100 árvores;
– Como uma comunidade escolar se beneficia do plantio de árvores.
Para marcar seu centenário, a Mercur realizou o plantio de 100 mudas de árvores em uma escola da capital paulista. A ação aconteceu no último final de semana de junho, mês das comemorações, na Escola Estadual Brenno Rossi Maestro, e teve como objetivo deixar um legado para a cidade de São Paulo em comemoração ao primeiro centenário da Mercur.
Compromisso com o meio ambiente
A ação foi uma parceria com a Informa Markets e a Agência Mãe, mas a compensação de GEE já é uma prática da Mercur desde 2009 – sendo que, seis anos mais tarde, a empresa se tornou carbono neutro. Há o compromisso diário em reduzir ao máximo as emissões de GEE e compensar aquelas inevitáveis por meio do plantio de árvores nativas e da compra de créditos de carbono. Na Mercur, o relacionamento com a natureza é uma prioridade inegociável.
Parcerias focadas na sustentabilidade
A ação faz parte do projeto Clube da Mini Floresta, que visa plantar 100 milhões de árvores nas principais cidades do Brasil.
Escolas públicas de São Paulo foram escolhidas para receber as primeiras Miniflorestas, ajudando na regeneração dos grandes biomas, especialmente nas áreas urbanas, que enfrentam problemas como ilhas de calor, poluição e enchentes.
“Para comemorar o nosso primeiro centenário, decidimos materializar o compromisso da Mercur com o presente, como forma de incentivar e valorizar uma das diversas formas de cuidado com a vida: o cuidado com a natureza e a sua conservação para as gerações futuras. Nos unimos à Informa Markets, empresa que organiza grandes eventos mundiais, como a Feira Hospitalar – maior evento do negócio de Saúde da América Latina – e à Agência Mãe, para uma ação de plantio envolvendo voluntários dessas instituições. Nosso objetivo é repensar atitudes, mudar hábitos e ampliar a conscientização de que cada um de nós pode fazer um mundo diferente. Porque só depende da gente”, conta Ana Lange, da área de marketing da Mercur.
Dessa forma, a arborização urbana beneficia na redução de estresse, refresca e limpa o ar, tornando as cidades mais habitáveis.
“O projeto busca não apenas mitigar os impactos ambientais, mas também proporcionar educação ambiental e vivências em áreas verdes para a comunidade escolar, contribuindo para a saúde mental e bem-estar dos jovens”, explica Murilo Saito, que atua no time da Mini Floresta da Agência Mãe.
Além disso, as organizações participantes do Clube da Mini Floresta recebem um selo de sustentabilidade, reconhecendo seus esforços em compensar emissões de carbono e seu papel como Guardiões das Florestas.
Os colaboradores da Mercur se tornarão membros do Clube, contribuindo para a integração e ampliação do conhecimento ambiental.
Benefícios do plantio de árvores para a comunidade escolar
A comunidade escolar será beneficiada com a arborização urbana que fornecerá sombra e auxiliará no resfriamento do ar por meio da evapotranspiração, processo em que a água do solo é absorvida e liberada no ar pelas folhas.
Isso ajuda a diminuir o risco de doenças relacionadas ao calor e torna a localidade mais confortável.
A plantação também melhora a qualidade do ar ao absorver gás carbônico e reter material particulado nas folhas, minimiza o barulho e contribui para a drenagem urbana.
Para conhecer mais sobre as boas práticas da Mercur e sua relação com a natureza, acesse nosso Relatório de Impactos.
Você receberá uma resposta em breve.
Deixe um comentário