Educação

Aprender para a vida: como organizar a rotina de estudos depois dos 50 anos

Publicado em: 18 de janeiro de 2022

Tempo estimado de leitura: 8 minutos

Por: Paes.digital

Mesmo que você já tenha deixado a escola ou a faculdade há bastante tempo, sempre é tempo de aprender. Além disso, os reflexos positivos de voltar a estudar depois dos 50 anos podem ser muitos. Continue a leitura para se motivar a retomar essa atividade.

Muitas pessoas têm a ideia de que estudar é algo somente para jovens, e costumam acreditar que a rotina de trabalho e família que surge na maturidade, pode atrapalhar os estudos. 

Por outro lado, existem muitos adultos que não tiveram a chance de concluir o ensino fundamental, médio ou passar pelo mundo universitário e conquistar o tão desejado diploma de graduação. 

Há outros que não puderam realizar o sonho de uma segunda graduação, com a qual tivessem mais afinidade, para mudar de área, por exemplo. 

A boa notícia é que nunca é tarde para retomar esse hábito, e aprender é uma atividade perfeita para qualquer época da vida. 

Aliás, muitos brasileiros com mais de 50 anos estão voltando a estudar. Em 2017, foram 73 mil alunos com 50 anos ou mais que ingressaram no curso superior no Brasil.  Entre 2009 e 2016, o total de formandos nessa faixa de idade cresceu 81% de acordo com dados do Censo da Educação Superior

Alguns dos nossos colaboradores entram para esses dados e são exemplos de pessoas que decidiram se dedicar aos estudos depois de mais maduros, como é o caso da Jussara Severo e da Leonida Teresinha Lima.

 

Duas mulheres estão de pé no pátio da Mercur. Elas vestem uniformes e crachás e sorriem para foto.

Leonida e Jussara concluíram os estudos através do EJA do Sesi, incentivadas pela Mercur. #PraCegoVer #PraTodosVerem Duas mulheres estão de pé no pátio da Mercur. Elas vestem uniformes e crachás e sorriem para foto.

 

“Eu decidi voltar a estudar para sair da zona de conforto e para investir no desenvolvimento pessoal. Assim, consegui ver o mundo de outra forma para acompanhar as mudanças”, explica Jussara, que estudava de noite e aos finais de semana. “Foi cansativo, mas bom para estimular a memória. Eu lia bastante os conteúdos, e pude contar com a ajuda do meu filho quando precisava fazer as provas online”, completa ela que pretende continuar estudando e aprendendo, para seguir em evolução.

Já a Leonida retomou os estudos por conta da exigência do mercado. “Oportunidades surgem e sem estudo não se consegue evoluir dentro e fora da empresa. Com o estudo está difícil, imagina sem. Conhecimento é muito importante, ninguém tira da gente”. 

Ela também pretende seguir estudando, e espera que todos tenham essa chance para que não percam oportunidades por não ter a qualificação necessária. “A empresa nos estimulou e deu muito suporte, essa foi a motivação inicial e sou muito grata pela oportunidade. A Mercur sempre nos mostra que o aprendizado é importante”.

Então, se você está pensando em voltar para a universidade, ou mesmo terminar os estudos escolares, mas ainda tem dúvidas, continue a leitura deste blog!

Por que voltar a estudar depois dos 50 anos?

Voltar a estudar pode trazer muitos benefícios e conquistas para você, tanto no campo pessoal como no profissional.

É claro que essa não será uma tarefa simples. Afinal, a adaptação pode ser um desafio para aqueles que estão longe das salas de aula há muito tempo.

Além disso, seja o Ensino Fundamental, Médio, a graduação ou pós-graduação exigem tempo e dedicação. Será preciso fazer muitas leituras, entrar em contato com assuntos e tópicos novos. E claro, conviver com alunos e professores de diversas faixas etárias.

Mas, como organizar a rotina da vida adulta com toda a dedicação que envolve o retorno aos estudos? É sobre isso que vamos falar a seguir! 

Como conciliar a rotina de estudos 

Tempo é algo precioso e com a correria do dia a dia, não pode ser desperdiçado.

Mas com um pouco de organização, é possível obter um tempo específico para se dedicar aos estudos. Veja a seguir como fazer isso. 

  • ORGANIZE O TEMPO

Primeiro, especifique aquilo que você já costuma fazer ao longo da semana. 

Assim, é possível saber quais são os compromissos fixos, e do tempo livre restante, basta separar uma parte para estudar.

Se você conseguir, é interessante estabelecer um horário fixo para os estudos. Com isso, você vai criando o hábito de sempre estudar naquele mesmo horário.

Uma dica é separar esse tempo em pequenos blocos de estudo de 50 minutos e depois fazer uma pausa para descanso de 10 minutos. Esse intervalo é necessário para que o aprendizado das informações seja mais eficaz. 

 

  • MONTE UM CALENDÁRIO

Uma forma de organizar o tempo para os estudos é montar um calendário completo do ano ou semestre letivo. 

Com ele em mãos, é possível ter mais clareza de todos os prazos que deverá cumprir e assim, você ganha tempo para estudar para aquela prova ou trabalho importante.

 

  • ESCOLHA UM LOCAL CALMO

Para conseguir absorver o conhecimento, você precisa estar em um local calmo. 

O seu lugar de estudar não deve ser muito movimentado e barulhento, pois isso pode atrapalhar sua concentração.

Mantenha seu local de estudo sempre organizado e deixe todo o material acessível para que você evite perda de tempo.

Quanto mais silencioso for o local de estudo, maiores são as chances de você conseguir se concentrar.

 

  • TENHA PRIORIDADES

É natural depois de organizar o tempo para estudar, acabar fazendo outra coisa. 

Mas para aproveitar bem os estudos, você deve evitar as distrações e pensar que elas podem ser bem mais proveitosas depois que você estudou e está com o tempo livre.

Dê prioridade para matérias que são mais relevantes para você naquele momento e deixe os assuntos menos importantes para depois. Se for possível, faça uma lista das prioridades semanais ou diárias.

 

É hora de botar a mão na massa

Lembre-se de que a organização é um dos segredos do sucesso para quase tudo na vida, e com essas dicas você vai conseguir estabelecer uma rotina de estudos e tirar boas notas, mesmo com a correria da vida adulta. 

Para começar essa nova etapa com um material completo, acesse o nosso catálogo de produtos, clicando aqui. Você também encontra nossos produtos através da Loja Virtual, clicando aqui

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine nossa
newsletter