Atividades lúdicas contribuem para aprendizado sobre biomas brasileiros
Tempo estimado de leitura: 5 minutos
Educadores e organizações ambientais construíram juntos primeiro programa de educação ambiental da Mercur.
O processo de aprendizado envolve diversas fases e formas, mas estudos apontam que métodos ativos como conversar e vivenciar na prática o que se busca entender é mais efetivo. O psiquiatra estadunidense William Glasser demonstra, na chamada “pirâmide de aprendizagem”, que somos capazes de memorizar cerca de 90% do que praticamos, frente a 10% e 20% do que lemos ou ouvimos. Pensando nisso, a Mercur desenvolveu o Programa Biomas do Brasil, com sugestões de jogos e atividades lúdicas sobre os biomas brasileiros, que podem ser acessados através do QR code no verso da linha de borrachas naturais ou diretamente pelo site. As ações foram desenvolvidas em conjunto com organizações de preservação do meio ambiente, rede de professores e colaboradores da Mercur, através da cocriação, uma premissa da empresa.
Leia mais: Mercur lança série de vídeos sobre biomas brasileiros
O processo de cocriação da Mercur envolve usuários dos artigos e seus familiares, profissionais da educação e parceiros de áreas relacionadas com a produção, além da equipe de especialistas da empresa, que atuam em conjunto olhando as necessidades das pessoas em seu contexto para criar e aperfeiçoar produtos. No caso do Programa Biomas do Brasil participaram entidades que atuam na área socioambiental de cada região: Associação Caatinga, SOS Amazônia, Corredor Ecológico, Fundação Neotrópica do Brasil e Curicaca. As organizações apoiaram na seleção dos animais ameaçados de extinção, pouco conhecidos e populares, que representam cada um dos biomas brasileiros na linha de borrachas.
“Levamos em consideração que a borracha é o nosso produto ícone e o mais antigo”, ressalta Angélica De Cesaro Jappe, colaboradora Mercur, explicando porque o produto foi o escolhido para ser o primeiro a trazer as mensagens do projeto educacional.
Ao lado de um grupo de trabalho, desenvolveram todas as atividades educacionais e também uma série de vídeos no Youtube. Tudo disponível de maneira gratuita.
“Participar do processo de criação foi maravilhoso, pois permitiu que nós pudéssemos entender que a educação se faz presente em diversos espaços e não somente nas instituições de ensino,” complementa Ana Julia Fritsch, estudante de pedagogia, que atuou no desenvolvimento de um mapa dos Biomas, mais um aliado para diversas atividades lúdicas em sala de aula.
Leia mais: A importância do professor para a educação ambiental
Contribuição para dia a dia dos educadores
Através do QR code presente nas borrachas escolares da linha, com 18 ilustrações diferentes de animais que vivem nos seis biomas brasileiros – Pantanal, Caatinga, Mata Atlântica, Cerrado, Amazônia e Pampa –, ficam acessíveis informações, curiosidades e ações em vídeos, áudios, fotos, atividade de colorir, dominó, jogo da memória, bingo, quebra-cabeças, entre outros jogos pedagógicos e atividades interativas. Todas incentivam a preservação da fauna e flora brasileira, e enriquecem o aprendizado em sala de aula.
Classificadas por faixa etária, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular, as atividades e o e-book são bem recebidas pelas crianças:
“As atividades vêm somar força nessa frente e ampliar a força que a borracha já possui no meio educacional. Buscamos, assim, amparar, incentivar e inspirar professores a encontrarem formas de abordar o tema, de forma lúdica e científica, promovendo diálogos, reflexões e, principalmente, atitudes”, destaca Márcia Vilma Murillo, pedagoga da Mercur.
A Mercur acredita em uma educação transformadora, emancipadora e que pode oportunizar caminhos para que as diferentes realidades contribuam para a criação de um mundo melhor para todos. Projetos assim reforçam o propósito da empresa. Os primeiros resultados da ação já começaram a ser colhidos:
“Estávamos falando sobre as consequências que as ações humanas causam ao meio ambiente e eu trouxe os jogos para que eles pudessem conhecer estes animais. Conversamos e brincamos bastante”, conta Ana Caroline Noy, também estudante de pedagogia, que participou do processo de cocriação e utilizou os jogos sugeridos no site durante seu estágio em anos iniciais, com uma turma de primeiro ano.
O caráter socioambiental se faz presente também no material da linha de borrachas que compõem o Programa Biomas do Brasil: a carga mineral e não renovável foi substituída pela fécula da mandioca, uma matéria-prima vegetal, tornando as borrachas até 75% renováveis, demonstrando mais uma vez o cuidado da Mercur com o meio ambiente.
“As crianças vibram, falam alto, trocam ideias, debatem sobre assuntos importantes. Nunca é uma simples borracha, nem um simples jogo. Tudo pode sempre ser muito bem aproveitado e explorado em sala”, reflete Márcia.
Você receberá uma resposta em breve.
Deixe um comentário