5 dicas para praticar esportes ao ar livre de forma segura e saudável
Tempo estimado de leitura: 8 minutos
A prática de esportes ao ar livre gera maior contato com a natureza, mas, para que essas atividades sejam seguras, é preciso tomar alguns cuidados
- Neste texto, você vai ler sobre:
– Importância da atividade física;
– Dicas sobre uso de protetor solar;
– Com se manter hidratado durante o dia;
– Como escolher a melhor roupa para atividade física;
– Alimentação saudável para quem pratica atividade física.
Para muitas pessoas, fazer exercícios físicos em uma academia tradicional não é a melhor opção. Durante as estações mais quentes, ficar em um ambiente fechado pode parecer ainda mais desestimulante.
Para não desistir da prática de esportes, uma boa alternativa podem ser as atividades ao ar livre ou em casa, usando faixas elásticas, por exemplo.
Exercícios ao ar livre permitem maior contato com a natureza, mesmo nas cidades. Além disso, reduzem o estresse e garantem uma vida mais saudável.
Outros benefícios incluem a possibilidade de praticar esportes com grupos de familiares ou amigos.
Além disso, há maior disponibilidade de tempo, já que na rua não há limitação de horários para se exercitar como nas academias.
Mas é importante lembrar de que a prática de esportes ao ar livre requer certos cuidados.
Para tornar esse momento mais seguro e confortável, listamos algumas dicas essenciais para você se exercitar ao ar livre.
1 – Importância do uso do protetor solar
Mesmo indo para a rua no horário certo para evitar os raios solares mais intensos, ainda é importante cuidar da proteção da pele, afirma a profissional de educação física, Ana Carolina Franceschette.
“Para as práticas ao ar livre, é válido ressaltar a importância do uso do filtro solar, boné e óculos de sol para intensificar a proteção contra os raios solares”, relata.
O sol forte em contato direto com a pele pode ocasionar danos como queimaduras, envelhecimento precoce e até câncer de pele. Ou seja, o uso do filtro solar é mais do que necessário, é item obrigatório.
Para utilizá-lo da maneira correta, procure por um produto que se adeque ao seu tipo de pele. Além disso, o filtro deve ter um fator solar de, no mínimo, 30 FPS.
Você deve aplicá-lo cerca de 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicá-lo a cada duas horas.
2 – Qual é o melhor horário para se expor ao sol?
Um detalhe indispensável que deve entrar no seu planejamento ao praticar esportes ao ar livre é o horário.
“Praticar esportes de manhã, em geral, estimula a manutenção e/ou a perda de peso, além de promover maior disposição e motivação para as demais atividades do dia”, afirma Ana Carolina. “Os exercícios realizados mais para o final do dia, por sua vez, oportunizam maior performance e rendimento. É importante evitar realizar exercícios até duas horas antes de dormir, para que a rotina de sono não seja impactada”, completa.
Além disso, a escolha do melhor horário para a prática de esportes deve ser feita considerando a maior disposição de cada pessoa e a sua rotina diária, pois isso vai resultar em uma constância e regularidade dos treinos.
É importante lembrar que, para as práticas ao ar livre, o ideal é programar-se para se exercitar em horários estratégicos, evitando períodos em que a incidência de raios ultravioleta seja maior. Treine antes das 10h e após as 16h.
3 – Não esqueça da hidratação
Você deve se hidratar antes, durante e depois das atividades físicas. Principalmente se o esporte escolhido envolver corrida.
Ao correr, por exemplo, transpiramos muito, o que leva à perda de sais minerais. Quando não repomos este líquido, podemos chegar a um nível de desidratação, além de perder rendimento e disposição.
Durante a prática, vale contar com a ajuda dos isotônicos ou da água de coco, que, além de hidratar, proporciona mais energia.
4 – Use roupas leves ou térmicas
As roupas também merecem a sua atenção. Procure por peças confortáveis desenvolvidas para a prática de esportes, um exemplo é a bermuda térmica que pode ser usada em corridas e outras atividades esportivas.
O ideal é o uso de roupas claras e leves, feitas de tecidos com proteção UV, óculos de sol e chapéus/bonés.
Além, é claro, dos equipamentos de proteção individual para esportes de impacto ou com risco de queda, como as joelheiras e capacetes, utilizados no ciclismo.
5 – Tenha uma alimentação saudável
Os carboidratos são a principal fonte de energia durante o exercício. Por isso, eles devem ser ingeridos nas horas que antecedem a prática, conforme orienta a nutricionista Bruna Assmann.
“Opte sempre por carboidratos de baixo Índice glicêmico, pois eles vão se transformando em glicose lentamente, garantindo o aporte de glicose contínuo durante toda a duração da atividade. Exemplos são: arroz integral, batata-doce, pão integral e aveia”.
Quem pratica exercícios precisa de uma alimentação com hidratos de carbono de elevado índice glicêmico – que se encontra nas frutas, massa não integral, batatas e arroz, para que o organismo use a glicose proveniente deles para repor as reservas de glicogênio.
“Não podemos esquecer também da proteína, que faz um papel importantíssimo e encontra-se nas carnes, peixes, ovos, leite, iogurte”, complementa Bruna.
Dica extra: cuidado no antes e depois dos exercícios
Algumas práticas são importantes e auxiliam na prevenção de lesões no esporte. Entre elas, podemos citar a utilização de um tênis adequado à modalidade escolhida, bem como a atenção aos movimentos realizados durante os exercícios.
“É importante estar atento à intensidade dos exercícios e à própria capacidade física, respeitando os sinais do corpo”, ressalta a profissional de educação física.
Alongamentos ao final do treino e uma boa noite de sono contribuem para a recuperação muscular e prevenção de lesões.
“É válido ressaltar a importância de se praticar exercícios físicos sob a supervisão e orientação de um profissional de educação física.” finaliza.
Uma série de recursos para atividades físicas ajudam a prevenir ou tratar lesões durante práticas esportivas. Na loja online da Mercur, você encontra diversos produtos nas linhas de atividade física e reabilitação.
Você receberá uma resposta em breve.
Deixe um comentário