Lesões no ombro: quais os tipos e como se recuperar
Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Lesão no ombro é mais comum do que parece, mas sem o diagnóstico e tratamento corretos pode gerar incômodo e agravar o caso
As lesões no ombro são mais comuns do que aparentam ser. De acordo com um artigo publicado pela Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, a dor no ombro acomete 22,3% da população.
Segundo a fisioterapeuta esportiva Silviane Vezzani, existem duas categorias de lesões que podem ser geradas no ombro. A primeira são as traumáticas, que são geradas em eventos de grande impacto, como quedas, e podem ocasionar em fratura na região. A segunda são as causadas por esforços repetitivos.
“No ombro, lesões causadas por movimentos repetitivos são extremamente comuns. Entre elas, está a dor subacromial ou dor relacionada ao manguito rotador, como a tendinopatia, ruptura parcial ou total, ombro congelado ou, ainda, instabilidade oculta ou adquirida, bursite, entre outras”, afirma a fisioterapeuta.
Como tratar uma lesão no ombro?
Caí e estou sentindo muita dor no ombro: o que fazer? A primeira coisa a ser feita é procurar um médico imediatamente para que seja feita uma avaliação antes de iniciar qualquer tratamento. É através dessa avaliação que podem ser diagnosticadas fraturas ou luxações, por exemplo.
“Nas lesões não traumáticas, a avaliação pode ser iniciada pelo médico ou pelo fisioterapeuta e ambos irão fazer os devidos encaminhamentos”, completa Silviane.
Qual a diferença entre um suporte de compressão e um suporte de estabilização?
O suporte de compressão é recomendado para quando o paciente sente uma instabilidade na articulação do ombro, ajudando a dar uma sensação de mais segurança e diminuindo a apreensão e dor. Segundo a fisioterapeuta esportiva, ele pode ser usado para atividade física, sendo um auxiliar na reabilitação do ombro e no retorno do paciente à atividade.
“O suporte de estabilização não permite movimentos amplos e não é indicado para atividade esportiva, mas em uma fase mais aguda da lesão, com a real intenção de ajudar a estabilizar, enquanto os tecidos estão em processo de cicatrização”, completa.
Como escolher o suporte de ombro ideal?
Tanto para compressão, quanto para estabilização, o ideal é que o material seja confortável para o paciente e, ao mesmo tempo, gere estabilidade nos movimentos e recuperação mais efetiva.
O Suporte de Compressão Elástica para Ombro com Ajuste Duplo da Mercur é produzido com a tecnologia do tecido Knit, originado de um processo de tecelagem através de sistemas inteligentes, que surgiu na Alemanha e une técnicas tradicionais de tricô, produzidas em formato 3D.
O processo entrelaça os fios gerando um acessório que permite mais mobilidade nos treinos (diferente dos acessórios de Neoprene, por exemplo), retenção de calor e mais conforto térmico, além de realizar a compressão necessária na região que se quer evitar a lesão.
Lembre-se sempre de consultar um profissional de fisioterapia antes de iniciar o tratamento.
Conheça outros produtos para reabilitação em nossa loja.
Você receberá uma resposta em breve.
Deixe um comentário