Gestão responsável e Educação

Material escolar: coloque o consumo responsável no topo da lista

Publicado em: 27 de julho de 2017

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Por: Maré – Marca e Conteúdo

Confira algumas dicas para tornar o momento de volta às aulas mais sustentável.

Neste texto você vai encontrar:

  • Dicas de consumo consciente na hora de comprar materiais escolares
  • Dicas para economizar na compra dos materiais escolares
  • Como tornar o material escolar mais sustentável

Em época de volta às aulas, famílias e estudantes costumam revisar os materiais escolares para verificar o que falta na mochila. 

O momento pode ser uma oportunidade de reflexão sobre o que é realmente necessário e sobre para onde vai tudo aquilo que será descartado. 

A Mercur, que fabrica materiais escolares, acredita que toda escolha que fazemos irá impactar o mundo de forma positiva ou negativa, por isso, a cada volta às aulas, busca despertar nos pais, alunos, escolas e professores, o consumo responsável.

“Repensar nossas práticas cotidianas é fundamental para vivermos de forma mais equilibrada e sustentável. Precisamos evitar o desperdício, ou seja, tudo aquilo que não é necessário levar na mochila’”, ressalta Marcia Murillo, pedagoga.

 

Dicas de consumo consciente na hora de escolher os materiais escolares

Personalize os cadernos ou opte por capas lisas

Você já percebeu que cadernos com capas de cores lisas custam muito menos do que cadernos de marcas ou personagens? É possível personalizar com fotos, recortes de revista e desenhos ou ainda encapá-los com tecido e cola. 

Já as folhas limpas de cadernos velhos podem ser unidas às de outros cadernos e transformadas em uma nova encadernação. O resultado será único!

 

 Reaproveite canetas, lápis e outros materiais

Tudo o que restou do semestre passado pode ser testado, limpo e reaproveitado. Esta limpeza pode ser realizada com álcool e uma flanela. 

Lápis podem ser apontados e canetinhas ou marcadores secos podem receber algumas gotas de álcool de cozinha ou água para voltar a funcionar. Utilizar os materiais até o final da vida útil é uma excelente forma de ser sustentável.

Use a criatividade nas mochilas e estojos

Você pode comprar desenhos e bordados e aplicá-los em sua mochila e estojo. Existem muitas opções para aplicar em diferentes tipos de superfície. 

Essa é uma forma interessante de dar uma cara nova a antigos materiais. O mesmo pode ser feito utilizando botons que comuniquem algo que você gosta.

Giz de cera com cara de novo

Existem muitas técnicas que ensinam a reaproveitar pedaços de giz de cera. Basta separá-los por cor, colocar em formas de silicone ou metal e levar ao forno. 

O tempo de derretimento depende muito do tamanho dos pedaços de giz. Geralmente, entre 3 e 7 minutos é suficiente. 

Quando estiver totalmente derretido, basta retirar do forno e aguardar esfriar para ter novos giz com formatos inusitados e artesanais.

Dicas para economizar no material escolar

Compra por unidade: Busque locais em que é possível comprar apenas o item na cor que está faltando.

Grupos de troca ou doação: Converse com outros pais ou com colegas para verificar se há algum material usado que possa ser emprestado, doado ou revendido. 

Nas redes sociais também é possível encontrar grupos com esse foco. Outra opção é procurar livros usados em sebos ou na internet.

Como tornar o material escolar mais sustentável?

Matéria-prima renovável: Verifique se a matéria-prima usada no material é renovável e dê preferência a estes produtos ou aos feitos com material reciclado pós-consumo. Assim você ajuda a diminuir os impactos negativos no meio ambiente.

Informe-se sobre o produto e fabricante: Crie o hábito de buscar informações sobre os fabricantes para ter certeza que cuidam bem de seus funcionários, da comunidade e do meio ambiente. Não deixe de observar se o produto é atóxico e se possui o selo do Inmetro para garantir a saúde e a segurança das crianças.

Cuidado com os materiais escolares: Não custa lembrar que cuidar com atenção dos materiais pode ajudar a mantê-los em ordem e sem danos, evitando a compra de novos materiais. 

Ser um consumidor consciente não reflete apenas no nosso bolso, mas no mundo que nos cerca.

Você encontra materiais escolares da Mercur, pensados e produzidos de maneira sustentável, nas principais papelarias e bazares do Brasil.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter