Gestão responsável

Como a Mercur compensa emissões de carbono da logística?

Publicado em: 26 de fevereiro de 2024

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Por: Maré – Marca e Conteúdo

Um dos principais desafios globais é a diminuição da emissão de gases de efeito estufa. Saiba como a Mercur tem trabalhado para esse objetivo

Muito além de uma tendência global, as empresas têm visto como uma verdadeira necessidade que suas operações respeitem questões socioambientais para a preservação do meio ambiente, e também como uma garantia para as futuras gerações.

A Agenda 2030 é um conjunto de 17 objetivos globais, lançados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que trazem à tona os principais desafios que iremos enfrentar nos próximos anos, e propõe a busca por soluções para progredirmos na resolução destas questões.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, conhecidos como ODS, são divididos em diferentes categorias que englobam erradicação da pobreza, fome zero, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, água limpa e saneamento, energia acessível e limpa, trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, paz, justiça e instituições eficazes, entre outros.

As emissões de Gases de Efeito Estufa são hoje um dos grandes desafios das indústrias, e a área logística é uma das muitas que trabalham para mitigar emissões, já que o transporte de produtos acontece durante todo o ano.

 

Nossa decisão: reduzir a emissão de carbono

Desde 2009, a Mercur tomou a decisão de diminuir drasticamente a emissão de gases de efeito estufa. Em 2015, atingimos a marca de sermos carbono neutro. Mas não paramos por aí: criamos um indicador para termos precisão nos dados de quanto emitimos para a atmosfera. Em 2009, emitimos 3.145 tCO2e (toneladas de CO2 equivalente), e nosso avanço foi comprovado no fim de 2022, quando concluímos o ano com 1.144 tCO2e – e com essa emissão integralmente compensada. Esses resultados se devem ao monitoramento e às iniciativas internas da Mercur, como plantio de mudas e compra de créditos de carbono, além de incentivar empresas parceiras e terceirizadas a monitorarem e reduzirem suas emissões.

 

LEIA MAIS: 100% das transportadoras ligadas à Mercur compensam suas emissões, saiba mais

 

A sustentabilidade se tornou um pilar fundamental e inegociável dentro da gestão e produção da Mercur. E buscamos inspirar  outras pessoas e empresas, parceiras ou não, a tornarem seus negócios sustentáveis em prol do planeta.

 

Como é a logística neutra em carbono?

Como na maioria das indústrias, na Mercur é necessário um processo logístico para que o produto chegue até os consumidores. Para que esse processo fosse feito de maneira sustentável, realizamos um inventário das nossas emissões de carbono durante todo o ciclo de produção.

É através dos indicadores internos criados pela Mercur que as emissões de gases de efeito estufa são monitoradas. As emissões precisam ser constantemente mapeadas, pois o número pode variar por diversos fatores, segundo o coordenador de Impactos da Mercur, Eduardo Eugenio Assmann.

“São diversas fontes emissoras diferentes e, mesmo entre elas, depende muito do comportamento do mercado, do produto, do peso do produto, da distância do transporte. É interessante que as pessoas saibam por que as emissões de carbono variam” relata.

Em 2011, para engajar nossos parceiros de transporte, realizamos o primeiro workshop sobre o tema. Dessa forma, a Mercur inspirou as transportadoras a fazerem as suas compensações, sendo que algumas passaram a fazer seus inventários de GEE (gases efeito estufa) e desenvolveram suas próprias estratégias na busca de melhorias socioambientais.

“Acolhemos essa iniciativa e tivemos o suporte da Mercur para começar a fazer as medições das nossas emissões de energia e combustíveis. Sempre com auxílio da Mercur, realizamos os plantios de mudas e logo surgiram novas iniciativas da nossa parte” relata Kelly Canêz, diretora de recursos humanos da LKC, empresa parceira de logística da Mercur.

 

LEIA MAIS: Saiba como ações de impacto ajudam a cuidar do nosso futuro

 

Como acontecem as compensações?

Em conjunto aos nossos parceiros de transporte, realizamos a compensação de emissão de gases de efeito estufa através do plantio de mudas e da compra de créditos de carbono. Já foram plantadas mais de 93 mil árvores, sendo 40 mil plantadas por nossos parceiros de logística. Isso equivale a uma área de 78 campos de futebol.

Além disso, temos apostado na cabotagem, que é o transporte marítimo entre portos no Brasil. Já obtivemos resultados positivos desta ação: diminuímos em 6% as emissões geradas pelo transporte logístico através da cabotagem. Além disso, a Mercur possui um indicador de emissões de GEE evitadas, gerando insights para que esses resultados se espalhem em outros processos.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter