Saúde

Como prevenir lesões na região do tornozelo

Publicado em: 14 de julho de 2024

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

Por: Engaje! Assessoria de Imprensa

Desenvolvido para auxiliar pessoas na recuperação e prevenção de lesões na região do tornozelo, produto da Mercur oferece comodidade e praticidade aos usuários

  • Neste texto, você vai ler sobre:
    – Quando usar um estabilizador de tornozelo;
    – Quais os diferenciais do Estabilizador Tipo Cast da Mercur.

Um dos grandes aliados das pessoas na reabilitação e prevenção da entorse – torção – de tornozelo foi relançado pela Mercur após passar por diversas melhorias para oferecer mais conforto aos usuários: o Estabilizador para Tornozelo Tipo Cast.

O produto foi redesenhado para encaixar melhor dentro do calçado, oferecer mais proteção e feito com materiais que facilitam a higienização.

Quando o estabilizador de tornozelo deve ser usado?

O estabilizador é utilizado no processo de reabilitação de entorses no tornozelo, evitando movimentos laterais (internos ou externos) excessivos que possam prejudicar a recuperação.

Seu uso se dá principalmente no último estágio do processo de tratamento, que é o retorno à atividade esportiva.

Ele atua como um suporte para os ligamentos e tendões que foram lesionados, protegendo-os de uma sobrecarga excessiva. Além disso, dá condições para que a estabilidade natural da articulação seja restabelecida com segurança.

Esse tipo de lesão no tornozelo é muito comum e representa uma grande porcentagem das lesões ortopédicas na população geral. Se não tratada adequadamente, pode vir a evoluir para limitações funcionais, dor crônica e/ou instabilidade crônica, caracterizado por eventos repetitivos de entorse.

Os principais usuários do Estabilizador Tipo Cast são praticantes de esportes que envolvem movimentos e saltos e mudanças bruscas de direção, como basquete e vôlei.

Produto feito através da cocriação

A nova versão do produto foi cocriada pela Mercur, profissionais da saúde, pessoas usuárias, Jomo e Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), a partir de retornos dados pelas pessoas usuárias do produto, que apontavam aspectos que poderiam ser melhorados.

“Nós buscamos ampliar a sensação de bem-estar, mantendo o atendimento às indicações de uso do produto. Além disso, trabalhamos para permitir a colocação, ajuste e retirada de forma prática, intuitiva, confortável e eficaz”, afirma Regis Severo, fisioterapeuta que atua em pesquisa e desenvolvimento de produtos na Mercur e que integrou o projeto do novo estabilizador.

Quais os diferenciais do estabilizador para tornozelo?

  • Possui talas rígidas anatômicas que acomodam a região do tornozelo e garantem a restrição de movimentos laterais no local lesionado.
  • Ajustável por faixas elásticas e fecho aderente – que possibilitam graduar a compressão no local e utilizar o produto mesmo em situações de inchaço no tornozelo, e possui um design moderno.
  • O Estabilizador para Tornozelo Tipo Cast possui uma nova ergonomia para redução do volume do produto. Produto sem contato direto dos velcros com o calçado ou com o corpo.
  • Com revestimento interno macio e confortável – que reduz incômodos gerados pelo uso, e material com maior facilidade de higienização. Possui espessura adequada para uso com calçado e com meia. É bilateral, pode ser utilizado tanto no pé direito quanto no esquerdo.

Conheça todos os produtos da Mercur em nossa loja virtual.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter