Saúde

Confira cinco dicas para ganhar segurança e autonomia ao usar muletas

Publicado em: 31 de janeiro de 2024

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Por: Maré – Marca e Conteúdo

Saiba como regular a altura, segurar adequadamente ou usar a muleta apenas em um dos lados do corpo.

Muito mais que um facilitador na locomoção, o uso de muletas é um fato importante para garantir ao usuário autonomia nas mais diversas situações e tarefas cotidianas. Indicadas para pessoas que possuem dificuldades motoras temporárias ou permanentes, é preciso ter atenção ao uso correto das muletas para que seu uso seja efetivo, e evite também acidentes ou novas lesões.

O fisioterapeuta da Mercur Lucas Lima separou cinco dicas sobre como usar muletas e cuidados diários:

CLIQUE NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO COM DICAS DE USO DE MULETAS

 

1 – Como regular altura da muleta

Nossa primeira dica é pensar na altura da muleta em relação ao corpo. O cotovelo deve estar semiflexionado entre 20 a 30 graus. Para isso, pegue como referência o osso lateral do quadril, cinto ou bolso da calça.

Quando falamos das muletas articuladas é fácil regular de acordo com a altura do usuário, mas é preciso ter atenção aos detalhes para evitar o uso errado do acessório. Neste caso, o suporte da muleta precisa ficar entre 3 a 4 dedos abaixo da articulação do cotovelo.

 

2 – Como segurar a muleta corretamente

Outro aspecto importante é a posição das mãos ao manipular a muleta. A palma da mão deve ficar bem no centro da manopla para que o usuário tenha total controle em sua locomoção. Ao segurar a manopla, por exemplo, o polegar precisa estar por cima dos dedos gerando mais firmeza na manipulação da muleta.

De acordo com o fisioterapeuta Lucas Lima, realizar a pegada da muleta com o polegar na mesma posição dos demais dedos pode exercer uma pressão nos ossos do punho e, até mesmo, escorregar a mão da manopla gerando um acidente ou lesão.

 

3 – Qual a posição da muleta em relação aos pés

Nossa terceira dica é que a ponteira da muleta fique posicionada 10 centímetros ao lado do pé. Se ela estiver em uma distância maior, ou seja, angulada, pode escorregar durante a locomoção.

 

LEIA MAIS: Veja quais acessórios para muletas geram segurança e autonomia no dia a dia

 

Em situações de uso onde é preciso ter um ângulo maior nas ponteiras da muleta, é importante estar com o acessório adequado que garanta segurança. A Muleta Canadense da Mercur possui um sistema de ponteira articulada que gera estabilidade nessas situações.

 

4 – Como usar a muleta apenas de um dos lados

E se eu uso apenas uma muleta? Nossa última dica é que a muleta sempre deve ser usada no lado contrário do membro lesionado, para que sirva como uma sombra desse membro.

 

5 – Como andar corretamente com as muletas?

O jeito certo de andar com muletas é dar um passo e a muleta acompanhar esse passo. No caso de quem tem carga zero no membro lesionado, é indicado o uso de duas muletas e, ao se locomover, o usuário vai jogar as muletas à frente e na sequência dar o passo.

Atenção: é importante conversar com um profissional da saúde para adequar a muleta ao seu contexto e necessidade.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter