Conheça as diferenças entre muletas de alumínio e outros materiais
Tempo estimado de leitura: 5 minutos
A escolha da muleta precisa levar em conta matéria-prima, leveza e praticidade.
As muletas são dispositivos de auxílio à locomoção projetados para fornecer suporte a pessoas com dificuldades motoras temporariamente ou de maneira permanente. Seu uso confere maior confiança e segurança na caminhada. As muletas podem ser feitas de alumínio, madeira ou aço.
Para o dia a dia, no entanto, o alumínio é o material mais leve, enquanto a madeira e o aço têm mais robustez. Os três materiais têm grande disponibilidade no mercado e os preços das muletas são variados. A decisão por qual tipo se encaixa no seu caso deve levar em consideração fatores como peso de quem vai usar, resistência e durabilidade – além de orientação de um profissional da saúde.
Indicado em situações onde a pessoa precisa evitar colocar peso sobre uma das pernas ou pés, comum em casos de fraturas ou cirurgias, o aluguel de muletas ou o uso definitivo, auxilia na locomoção, sendo necessário observar as condições físicas gerais e a idade de quem irá utilizar para escolher o material.
LEIA MAIS: Como escolher a muleta certa para cada necessidade
“O alumínio entrou como matéria-prima usada em muletas em substituição da madeira e do aço, por ter características importantes como redução de peso, resistência à corrosão e bom acabamento superficial”, explica Newton Spolador Cassanta, engenheiro de projetos da Mercur.
Entre as opções de muleta de alumínio, a Muleta Canadense Articulada Mercur é resistente e leve, facilitando a distribuição do peso no apoio de mão e antebraço. Produzida em alumínio, este modelo tem níveis de ajuste superior e inferior, braçadeira articulada que sustenta a muleta no antebraço e ponteira articulada que oferece uma passada mais natural e segura. A Ponteira 7/8″ Articulada para Muletas pode ser substituída quando fica gasta.
Facilidade no transporte deve ser considerada para escolher muleta
Outro modelo de muleta de braço que auxilia a caminhada em determinadas situações é a Muleta Canadense Dobrável Mercur. Prática para guardar e transportar, quando não estiver em uso, essa muleta tem acabamento texturizado, que diminui o atrito com a pele. O tipo de sua superfície reduz desconfortos gerados pelo suor, além de fita reflexiva que facilita a visualização à distância de quem está usando, dando maior segurança no deslocamento.
LEIA MAIS: Acessórios para muletas trazem segurança e autonomia
Muletas da Mercur são 100% nacionais
Os dois modelos de muletas da Mercur – articulada e dobrável – são 100% produzidos no Brasil, visando a redução das Emissões de Gases do Efeito Estufa e, cada vez mais, o desenvolvimento do entorno da empresa, gerando ocupação e renda, valores fundamentais na atuação da Mercur.
Newton conta que a empresa buscava desenvolver algo que atendesse às reais necessidades das pessoas e, ao ouvi-las, perceberam que era preciso agregar pequenas necessidades que a partir de produtos importados não iriam conseguir atender.
“A produção local também ajuda a manter o conhecimento bem perto, podendo ter uma evolução contínua de maneira mais rápida”, explica o engenheiro de projetos da Mercur.
Acessórios para muletas trazem praticidade
As muletas canadenses podem ter seu uso complementado com o auxílio de acessórios, que ajudam na rotina e dão liberdade para quem usa.
Conheça alguns que fazem parte do portfólio da Mercur:
Ponteiras 7/8″” Articuladas Mercur: possui ranhuras transversais na base que dão mais aderência ao chão. Além do sinalizador de desgaste na base, que ajuda a definir o momento de sua substituição.
Bolsa Porta-Objetos para Muletas Mercur: facilita o transporte de pequenos objetos, como chaves, carteira e telefone celular, podendo ser fixada na muleta através de alça e fechos aderentes.
Alça de Braço para Muletas Mercur: ajuda na sustentação da muleta no antebraço, melhorando a mobilidade do usuário e podendo ser usada com a Muleta Canadense Articulada Mercur e com a Muleta Canadense Dobrável Mercur.
Faixa etária e altura são fatores a considerar na escolha da muleta
Uma fase específica da vida em que é preciso levar bastante em consideração o material da muleta é a infância. As muletas infantis precisam ser leves, por isso o alumínio pode ser uma boa opção.
A Muleta Canadense Infantil Mercur pode ser usada por pessoas com altura entre 1,15 a 1,50m, tanto em situações de fraturas, entorses, como momentos em que é preciso reaprender a caminhada. A criança precisa ser orientada quanto ao peso que pode apoiar sobre as pernas ou uma das pernas. O acompanhamento de um profissional da saúde é indispensável.
Você receberá uma resposta em breve.
Deixe um comentário