Saúde

Recursos e exercícios para corrigir a má postura

Publicado em: 18 de janeiro de 2023

Tempo estimado de leitura: 11 minutos

Por: Arquipélago

Com a ajuda de diferentes técnicas e de um corretor postural, é possível corrigir o problema e eliminar o desconforto

Neste texto você vai encontrar:

  • Para que serve o corretor postural
  • Quais exercícios podem ser feitos para corrigir a postura
  • Como escolher o corretor postural ideal

 

Um corretor postural pode trazer diversos benefícios para a melhora da consciência corporal, correção da má postura e alívio de algumas dores, como na cervical e nos ombros.

Desta forma, o colete se torna um grande aliado para a recuperação, e em tratamentos de reeducação e manutenção da postura.

“É comum o pensamento de que corretor postural não funciona e essa impressão se deve pelo número exagerado de falsas propagandas e expectativas criadas. Mas o uso de um corretor postural colabora muito na resolução de problemas de coluna, pois funciona como um aliado desse processo. Mas é preciso entender que, junto ao acessório, deve haver um tratamento de atuação na correção das musculaturas que estão causando essa má postura”, explica a fisioterapeuta Ana Elisa Veronese.

A pessoa usuária de um colete postural deve entendê-lo como parte de um tratamento, que inclui consciência corporal, cuidados com a postura, alongamentos e fortalecimento muscular, fisioterapia e outros métodos que, ao serem recomendados e utilizados em conjunto, aceleram a correção, como acrescenta a fisioterapeuta:

“É preciso passar por uma avaliação de um bom profissional para entender o motivo do uso e, após a indicação, optar por um corretor que vai oferecer qualidade e conforto. Isso fará toda a diferença e o custo benefício será maior”, finaliza Ana Elisa.

Posso usar o corretor postural para alinhar a coluna?

Nos casos em que há necessidade de reeducação da postura, equipamentos ortopédicos funcionam como aliados da fisioterapia, e atuam como um lembrete para o corpo manter as estruturas alinhadas após o treinamento adequado da musculatura.

Um desses equipamentos é o corretor postural, que reforça o trabalho realizado pelo profissional de saúde.

O Corretor Postural com Ajuste Triplo da Mercur é um recurso que contribui para essa reeducação e manutenção da postura, estimulando a consciência corporal e prevenindo dores.

Seu design confortável promove diferentes níveis de estímulos de acordo com as atividades diárias, como por exemplo, o uso durante o trabalho ou em exercícios terapêuticos.

Utilizado de maneira adequada, associado a reforço muscular e orientação de um profissional que orienta o uso, o corretor postural oferece melhorias à pessoa usuária, acrescenta a fisioterapeuta Francine Picolli.

“O corretor postural é um aliado de outras terapias, sendo um reforço de equilíbrio muscular para ajudar na consciência corporal das posturas e movimentos que o paciente executa durante o dia. Serve como um ‘tema de casa’ para a pessoa usuária”, explica.

 

Quais exercícios podem ser feitos para corrigir a postura?

O desalinhamento postural costuma causar desconforto e dor na coluna, além da insatisfação estética, como a popular corcunda.

Esses são motivos que levam ao aumento, cada vez maior, da procura pela reeducação postural, pois a má postura, ou a alteração na coluna vertebral (mais comum na região lombar e do tórax), é um incômodo que acomete todas as idades – de crianças a idosos.

Existem diferentes técnicas de fisioterapia que ajudam a melhorar a postura e melhorar esse desconforto.

Entre as mais conhecidas estão o pilates e a Reeducação Postural Global (RPG), mas há outras que, com acompanhamento devido de profissionais de saúde, prometem avanços positivos.

“O pilates, por exemplo, trabalha no fortalecimento do que chamamos de centro (abdominais, assoalho pélvico e coluna) para fortalecer e ganhar a função adequada das extremidades (braços, pernas e cabeça). O método organiza as partes do corpo para promover um movimento equilibrado entre as estruturas neuromusculares”, explica Francine.

 

Como escolher o corretor postural ideal?

A Mercur desenvolveu o Corretor Postural com Ajuste Triplo para estimular a consciência corporal e prevenir dores decorrentes de alterações posturais, quando usado corretamente e em paralelo com tratamento fisioterapêutico.

Sua estrutura permite um uso confortável, tanto durante a realização de atividades diárias, quanto em exercícios terapêuticos.

O produto da Mercur pode ser indicado para tratamento e prevenção de dores e lesões na coluna torácica decorrentes de uma má postura, para alterações posturais como hipercifose torácica (o aumento da curvatura da coluna torácica, chamado de corcunda) e protrusão de ombros (a projeção excessiva dos ombros para frente).

O tempo de uso e o tamanho do corretor deve depender da recomendação de um profissional e da estrutura de cada usuário.

Para auxiliar em casos em que a orientação é de muitas horas de utilização, o Corretor Postural da Mercur conta com modelagem anatômica, que amplia a percepção de conforto, considerando o formato da região do tronco.

A base posterior fornece suporte para a região das costas e minimiza a pressão excessiva de suas tiras, auxiliando na manutenção de uma postura mais ereta.

A sua modelagem ergonômica e confortável ainda conta com tiras elásticas direcionadas para o movimento de correção postural, promovendo diferentes níveis de estímulo de acordo com as atividades diárias.

Recomendamos que um profissional de saúde seja consultado para um diagnóstico preciso, antes do uso do produto citado.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviando comentário, aguarde..

Assine a nossa Newsletter