Gestão responsável

Descarte correto: entenda a importância

Publicado em: 17 de maio de 2024

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Por: Arquipélago

Com eventos climáticos mais frequentes e extremos, saiba como o descarte adequado de produtos minimiza impactos ao meio ambiente

O planeta já não é mais o mesmo, e isso é um fato confirmado por cientistas. Percebemos que, ao longo dos últimos anos, os dias tem sido cada vez mais quentes, estações acontecem fora da época habitual e tristes tragédias climáticas, como a que ocorre no Rio Grande do Sul neste momento – estado onde a Mercur construiu sua história – se tornam mais frequentes e extremas.

São diversas as problemáticas que envolvem a preservação do meio ambiente, e se engana quem pensa que essa é uma tarefa destinada a grupos específicos da sociedade, Nesse sentido, o descarte adequado de resíduos faz parte destas “tarefas” que ajudam a natureza a se autorregular.

“As pessoas precisam compreender que a gestão de resíduos é uma responsabilidade de todos. Temos uma ideia de que, após o consumo, o nosso lixo some magicamente da frente das nossas casas. Precisamos construir essa consciência coletiva de cuidado com o planeta, compreendendo que o lixo e o resíduo descartados de maneira incorreta impactam de maneira negativa na nossa qualidade de vida, saúde e no meio ambiente”, afirma Daiana Schwengber, bióloga, doutora em Memória Social e Bens Culturais e sócia da Apoena Socioambiental.

Qual o papel das empresas na educação ambiental? 

De acordo com Daiana, a educação ambiental é um processo que deve começar ainda na infância, passando por todos os setores da sociedade, que precisam compreender a sua responsabilidade, construir comunidades mais sustentáveis e cobrar por políticas públicas mais efetivas.

As organizações são fundamentais para a realização de ações de sustentabilidade e práticas ESG. Um processo que começa já na escolha dos produtos, suas matérias-primas, logística e descarte.

“Desastres climáticos, como o que estamos vivendo no momento, estão fazendo com que muitas pessoas compreendam, da pior maneira, o quanto são importantes ações efetivas de preservação e de regeneração do ambiente. Sabemos que o caminho é longo, até porque sustentabilidade é uma jornada. Porém, este plano precisa existir e conter ações de curto, médio e a longo prazos, tornando-se um compromisso de todo o tipo de negócio daqui para frente”, completa a sócia da Apoena.

Como descartar os produtos da Mercur?

Quanto ao descarte correto dos produtos da Mercur, nós temos essa preocupação desde o início do ciclo de produção, priorizando o uso de matérias-primas renováveis. No final do ciclo, porém, temos algumas orientações que minimizam impactos ao meio ambiente.

O primeiro aspecto a se pensar é na doação ou empréstimo. Se o produto, como bengalas, muletas e outros, estiver em boas condições de uso, é importante passar para alguém que precise, dando a possibilidade de uma nova vida útil ao produto.

Por serem produzidas em alumínio e plástico, as muletas e bengalas podem ser recicladas. Caso a doação não seja possível, devem ser enviadas para a coleta seletiva, considerando os materiais dos quais são compostas.

A Mercur disponibiliza, em suas embalagens, a forma correta de descarte da embalagem. Quanto ao descarte do produto, as informações estão disponíveis na página de cada um, na Loja Mercur.

Temos duas orientações que podem ser bem úteis em todos os produtos:

  • O primeiro passo para identificar o descarte correto é sempre identificar os materiais que compõem os produtos. Eles vão orientar o local da destinação.
  • Atente-se para as embalagens dos produtos da Mercur. Quase todas são produzidas com papel, que é renovável e podem ser recicladas.

Como descartar muletas e bengalas de madeira? 

Mas e se a minha bengala ou muleta for feita em madeira? Bom, nesse caso, elas podem ser enviadas para ecopontos, que buscarão a melhor destinação para esses itens.

Como descartar borrachas escolares?

Sempre orientamos que os farelos ou os resíduos das borrachas escolares Mercur sejam descartados no lixo seco.

Como descartar a Joelheira de Termocompressão?

A Joelheira de Termocompressão da Mercur é composta por tecido de poliéster, poliamida e borracha. Devido à dificuldade de separação das partes, descarte no lixo seco.

Como descartar a Bolsa Térmica Natural?

Nosso primeiro produto 100% renovável, a Bolsa Térmica Natural pode até virar outra coisa depois que você não a utilizar mais. O tecido da bolsa pode virar um pano para a limpeza e o caroço pode ser incorporado em sua horta.

Se nenhuma das soluções for possível para você, o ideal é enviar o tecido para reciclagem e o caroço pode ser colocado em sua horta ou no lixo orgânico.

Priorize a doação dos produtos, quando possível!

Estes foram alguns exemplos – e sempre recomendamos que você doe o que não for mais utilizar e ainda esteja em bom estado. Mais informações sobre o descarte correto de diversos produtos da Mercur podem ser obtidas na nossa Central de Atendimento, por meio deste link.

Conheça todos os nossos produtos na nossa Loja Virtual.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviando comentário, aguarde..

Assine a nossa Newsletter