Gestão responsável

Empresas podem se inspirar com a cultura organizacional da Mercur

Publicado em: 7 de agosto de 2023

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Por: Maré – Marca e Conteúdo

Responsabilidade socioambiental é vista na prática em experiência imersiva.

Pensado para compartilhar experiências com pessoas que se identificam com o propósito da Mercur – cocriar o mundo de um jeito bom para todo o mundo – a Vóka, Centro de Inovação da Mercur, desenvolveu um serviço que permite conhecer a gestão socioambiental da empresa: a experiência imersiva chamada “Jeito Mercur“.

“Neste encontro buscamos complementar a jornada de aprendizagem de quem está se desenvolvendo na temática”, destaca Cássia de Menezes, Head de Inovação da Mercur.

Leia mais:  Como a Mercur chega aos 99 anos com ações sustentáveis

 

Voltado para empresas, instituições, empreendedores, educadores, estudantes e profissionais em geral com interesse em compreender como a empresa aplica aquilo que acredita nas suas operações e na sua cadeia de valor, a imersão, que teve sua primeira edição em maio de 2023, passa por conhecer a história da Virada de Chave da empresa para uma gestão mais sustentável, e o que motivou esse movimento; as práticas de sustentabilidade e ESG da Mercur; vivências de práticas de liderança anfitriã e de cocriação; estratégia de inovação; além de dinâmicas práticas que marcam a cultura da empresa gaúcha.

“Quanto mais diversificada a composição da turma de participantes, mais rica é a troca entre os mesmos, que contribuem com seu olhar, dúvidas e provocações de formas distintas”, avalia Cássia.

 

Segunda edição da experiência imersiva já tem data

Por meio da cultura organizacional da Mercur, na experiência imersiva, é possível aplicar dinâmicas que ajudam a manter a essência da empresa no dia a dia, explicar características da forma de trabalhar, e exemplificar o relacionamento da empresa com as pessoas e o mundo. Porém, a experiência imersiva “Jeito Mercur” não tem o intuito de substituir cursos, formações ou serviços de consultoria sobre gestão, sustentabilidade, ESG ou inovação.

“Esperamos que as pessoas levem consigo uma forma diferente de pensar e agir, tanto em contexto profissional quanto pessoal, e que possam fazer bom uso dos conteúdos e dinâmicas apresentadas em suas empresas, podendo compartilhar e readequar para suprir as necessidades de cada organização”, destaca Cássia – frisando que a mudança de modelo mental é iminente e necessária nas organizações, e desejando que cada pessoa saia com esse intuito após os dias de imersão presencial.

 

Leia mais: Da seringueira até a borracha natural: Mercur reforça posicionamento sustentável

 

“Quando eu vi que haveria essa primeira imersão, não tive dúvida. Me inscrevi imediatamente. O que eu queria era poder ver in loco tudo que eu lia e ouvia sobre a Mercur”, conta Solon Stahl, diretor-executivo da Sicredi Pioneira de Nova Petrópolis. A sua organização que, assim como a Mercur, está passando por um processo de evolução do modelo de gestão, tem a indústria de borracha como um benchmark.

“É uma empresa genuína: tudo o que diz, ela defende. Talvez seja o maior aprendizado que eu tive, esses modelos de gestão mais evoluídos, que exigem uma consciência ampliada, precisam ter como premissa básica a genuidade”, avalia Solon sobre seus aprendizados na imersão que participou em maio.

Para saber mais detalhes sobre a segunda edição, acompanhe @vokacentro nas redes sociais.

 

 Leia mais: Como ações de impacto da Mercur ajudam a cuidar do amanhã

 

Conheça o Centro de Inovação da Mercur – Vóka

A Vóka nasceu com o objetivo de trabalhar a inovação transformacional na Mercur, a conexão com o ecossistema, com mercados, tecnologias e conhecimentos, de maneira mais aberta. A partir de relacionamentos que até então não vinham sendo explorados pela organização, é como uma prestadora de serviço de inovação para a Mercur, uma estrutura mais leve e que tem autonomia para poder inovar.

O Centro de Inovação Vóka possui quatro programas:

Vókathon: maratona de inovação, onde as pessoas poderão participar de equipes para solucionar desafios propostos pela Vóka.

Squads para MVPs (Minimum Viable Product, Mínimo Produto Viável): equipes multidisciplinares, criadas exclusivamente por período de tempo, para prototipação de um único projeto, que pode ser a criação de novos produtos e serviços e até mesmo, de novos modelos de negócio.

Escola de Inovação: capacitações voltadas aos diversos temas relacionados à inovação, potencializando conhecimentos da Mercur para o ecossistema de inovação.

M&A e Investimentos (Mergers and Acquisitions, Fusões e Aquisições): destinado para investimento, compra de outras empresas ou de startups que façam sentido para a estratégia da Mercur e da Vóka.

A próxima edição do Jeito Mercur ocorre entre os dias 31/08 e 01/09. Saiba mais no site.

 

> Conheça o Relatório de impactos 2022 da Mercur

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter