Saúde e Tecnologia assistiva

Engrossador de Talheres possibilita autonomia a pessoas com déficit de preensão palmar

Publicado em: 11 de outubro de 2017

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Por: Engaje! Assessoria de Imprensa

A importância de realizar atividades simples da vida diária como se alimentar sozinho, por exemplo, passam despercebidas quando não vivenciamos esta limitação em nosso corpo.

A demanda de uma adaptação para utilizar talheres que possibilitasse maior autonomia foi apresentada por pessoas com dificuldade de preensão palmar durante Oficinas de Experimentação em escolas, universidades, instituições e também no Laboratório de Inovação Social da empresa, o LAB, que rotineiramente recebe profissionais da saúde e educação para cocriar produtos que atendam às necessidades das pessoas. Assim, surgem os Engrossadores de Talheres.

 

Um Engrossador azul está no trinco de uma porta e vemos o braço de uma pessoa a abrindo com a lateral do punho.

O Engrossador é um Recurso de Tecnologia assistiva e não serve apenas para talheres, mas possui outras inúmeras possibilidades. #PraCegoVer #PraTodosVerem Um Engrossador azul está no trinco de uma porta e vemos o braço de uma pessoa a abrindo com a lateral do punho.

 

Segundo a Terapeuta Ocupacional, Tatiane Silva, que atua no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, a novidade é um material que possibilita favorecer a autonomia dos pacientes. Quando se trata de um paciente que teve uma lesão neurológica ou motora, em que ele não consegue mais executar a tarefa de se alimentar com tanta exatidão termos a oportunidade ajuda-lo a nisso, dá à vida um novo significado. É muito mais que um benefício motor, é emocional”, relata.

Ela, que vem legitimando o produto através de testes com seus pacientes, explica que no caso de um acidente vascular cerebral, por exemplo, a adaptação significa possibilitar um fazer que antes era normal e que volta a ser possível, em uma ataxia, em que a pessoa vai perdendo a mobilidade, significa maior autonomia e segurança neste processo, em uma doença de parkinson, em que se tem um tremor, o engrossamento possibilita melhor capacidade de preensão.

 

Em uma mesa de madeira, o Engrossador de Talheres azul envolve uma colher com cabo de madeira e o Engrossador de Talheres cinza envolve um garfo com cabo de metal.

O Engrossador de Talheres possui duas apresentações. #PraCegoVer #PraTodosVerem Em uma mesa de madeira, o Engrossador de Talheres azul envolve uma colher com cabo de madeira e o Engrossador de Talheres cinza envolve um garfo com cabo de metal.

 

O Engrossador de Talheres é um recurso de Tecnologia Assistiva que possui duas apresentações: o azul, para talheres com cabo de madeira ou plástico e o cinza, para talheres com cabo de madeira. Eles podem ser encontrados na Loja Virtual da Mercur.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine nossa
newsletter