Exercício em casa: saiba os benefícios de usar a faixa elástica
Tempo estimado de leitura: 4 minutos
É possível criar uma rotina de exercícios em casa usando as faixas elásticas como instrumento para os treinos.
Já está comprovado que se exercitar traz diversos benefícios à saúde física e mental, mas infelizmente não são todas as pessoas que têm acesso a academias das mais diversas modalidades. Além disso, rotinas cada vez mais agitadas muitas vezes impedem a prática de atividades físicas, mas é possível separar um tempo para realizar exercícios diários em casa com o auxílio das faixas elásticas.
Quais exercícios podem ser feitos com a faixa elástica?
O uso das faixas elásticas para exercícios é indicada para a realização de atividades de reforço e fortalecimento muscular em musculaturas menores, como, por exemplo, glúteo médio e quadril, mas também em membros superiores.
Alguns exemplos de exercícios que podem ser realizados com a faixa elástica para membros inferiores são a passada lateral, extensão e elevação de quadril. Para membros superiores temos como exemplo a remada, o supino reto e a elevação lateral.
LEIA MAIS: Saiba como as faixas elásticas podem colaborar na resistência durante os treinos
Pessoas que praticam atividades físicas em academias ou estúdios também podem fazer o uso das faixas elásticas em casa. De acordo com educador físico e head coach da Arya Training Pedro Geller, o acessório pode ser um meio de manutenção do ganho de massa muscular e um “plus” em relação ao treino principal.
Como evitar lesões usando a faixa elástica?
Em primeiro lugar, o ideal é buscar a orientação de um profissional de educação física ou fisioterapeuta para a recomendação dos exercícios. Geller indica que o ideal é a realização de exercícios diários com a faixa elástica, mas com atenção ao volume de treino.
“O principal seria ajustar o volume total do treinamento, como, por exemplo, alunos iniciantes utilizarem pesos menores e alunos avançados utilizarem pesos maiores. Em relação à faixa elástica, como não tem peso, alunos iniciantes realizam menos séries ou repetições mais baixas, enquanto o aluno avançado um maior número de séries e com maior número de repetições. É indicado sempre iniciar com calma para ir progredindo aos poucos”, recomenda o educador físico.
Para públicos como idosos e pessoas com condições médicas específicas, os exercícios com a faixa elástica devem ser trabalhados considerando a individualidade de cada pessoa.
“A faixa elástica pode ser utilizada em qualquer tipo de treinamento domiciliar, para qualquer público. Sobre a execução, a pessoa que vai utilizar a faixa deve ser previamente orientada de como fazer. Senão, não terá efetividade”, conclui Pedro Geller.
LEIA MAIS: Quais os benefícios de praticar exercícios diariamente? Saiba mais!
Como escolher a faixa elástica para treino ideal?
A faixa elástica possui diferentes tipos de elasticidade e tamanhos, e isso promove a possibilidade de evoluir na força e resistência durante as atividades físicas. As faixas elásticas da Mercur são feitas em látex natural, fonte renovável que mantém sua resistência durante o uso. A empresa oferece sete cores, que indicam uma força diferente – da suave até a máxima –, permitindo aumento progressivo e adaptado ao tipo de objetivo.
Além do uso da faixa elástica para exercício, o material pode ser usado para fisioterapia e terapia ocupacional, ortopedia, medicina do esporte, pediatria e geriatria, neurologia e medicina do trabalho.
Vale lembrar: antes de realizar uma atividade física, procure um profissional de educação física e um fisioterapeuta para realizar os treinos com orientação certa e evitar lesões.
Você receberá uma resposta em breve.
Deixe um comentário