Saúde

Exercícios físicos no inverno: dicas para não ficar parado no frio

Publicado em: 10 de julho de 2022

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Por: Paes.digital

Muitas pessoas deixam os exercícios físicos um pouco de lado no inverno. Mas, existem bons motivos para continuar praticando atividade física durante esse período. No blog de hoje, você confere algumas dicas para sair das cobertas mesmo nos dias mais gelados.

As baixas temperaturas no inverno podem desanimar na hora de decidir praticar uma atividade física. Mas é preciso superar esse desafio e apostar na força de vontade para manter a rotina de exercícios e continuar cuidando da saúde.

No entanto, é preciso estar atento para que essa atividade não se torne prejudicial, aumentando a chance de lesões.

Além disso, algumas práticas já comuns no calor, como o cuidado com a hidratação e o uso de protetor solar, não podem ser deixadas de lado.

Com esses cuidados em mente, é hora de conferir as dicas para deixar o edredom de lado e se exercitar.

 

Escolha um horário adequado

Levantar da cama, talvez seja um dos maiores desafios nos dias frios. Durante a manhã, o frio costuma ser maior e isso pode ser um empecilho para quem estava acostumado a treinar neste período.

Se esse for o seu caso, uma opção é tentar encontrar outro horário para realizar o treino. A sua disposição pode ser maior e ficará mais fácil driblar o desânimo causado pelo frio.

Identifique o que funciona melhor para você, observando os horários de maior energia e entusiasmo para se exercitar.

 

Aqueça o corpo antes de começar

Antes de começar a se exercitar, você precisa preparar o corpo para a atividade física. Por isso, alongue-se e aqueça as articulações e a musculatura para preparar o seu corpo. Assim, ele vai chegar à temperatura ideal para a prática de exercícios mais rapidamente.

Essa, aliás, é uma das partes mais importantes ao praticar exercícios no frio.

 

Troque o treinos ao ar livre por exercícios indoor

Se estiver muito frio na rua, opte por exercícios em casa ou em uma academia. Além dos treinos em uma academia tradicional, outros esportes podem ser praticados indoor, como: crossfit, pilates, dança, yoga, natação, artes marciais, entre outros.

Em casa, você também pode realizar exercícios, com ou sem equipamentos. Lembrando de estar atento à postura e aos limites do seu corpo.

A nossa faixa elástica, pode ajudar na hora dos alongamentos, ou na hora de treinar em casa. Elas são ferramentas versáteis de treino e podem ajudar a ganhar força e flexibilidade.

 

Busque companhia para treinar

Uma ótima dica para sair de casa nos dias frios é ter alguém para compartilhar a prática de exercícios.

Encontre os melhores exercícios para praticar em dupla e, sempre que um estiver desmotivado, o outro poderá influenciar e incentivar.

 

Estabeleça metas

Para manter o foco nos treinos, é importante definir metas. Pequenas ou grandes, elas te ajudarão a manter a persistência.

Avalie quais são seus objetivos com a atividade física, como perder peso, ganhar condicionamento físico, diminuir os níveis de colesterol, entre outras intenções.

Nessa hora, uma boa ideia é procurar por profissionais da área de educação física ou mesmo médicos e nutricionistas. Assim, a prática será sempre um desafio e você se sentirá mais disposto a alcançar os resultados desejados.

 

Pense nos benefícios

A sua saúde é a principal beneficiada com a prática de exercícios, lembre-se disso para se sentir estimulado mesmo na época mais fria do ano.

Os exercícios no inverno ajudam a fortalecer o sistema imunológico nesta época do ano em que são comuns doenças respiratórias e infecciosas, como infecções de garganta, gripe e resfriado.

O seu sono também ganha e você, provavelmente, vai se sentir menos estressado devido à liberação de endorfinas, que dão a sensação de prazer, ajudando a combater a depressão.

Além disso, a queima de energia no frio é mais rápida, já que o corpo necessita de mais calorias para se manter aquecido, acelerando também o gasto calórico promovido pela prática de exercícios físicos.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter