Saúde

Fenômeno de Raynaud: entenda sintomas, causas e tratamento

Publicado em: 19 de julho de 2024

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Por: Maré – Marca e Conteúdo

Frio nas mãos e nos pés pode ser um sinal de alerta com o seu sistema circulatório. Entenda como tratar

Neste texto, você vai ler sobre:

  • O que é o Fenômeno de Raynaud;
  • Como tratar as extremidades frias do corpo;
  • Quais são os melhores produtos de termoterapia para aplicar nas mãos e nos pés.

Já sentiu um frio exagerado nas mãos e pés, aquele frio que deixa as extremidades do corpo pálidas, chegando a um tom arroxeado?

Se a resposta for sim, saiba que esse pode ser um sinal de alerta sobre o seu sistema circulatório. Esses são sintomas da Doença de Raynaud.

Apesar do nome diferente, a síndrome ou fenômeno de Raynaud não é tão raro assim. De acordo com a revisão publicada por dois professores da Universidade Johns Hopkins de Medicina, nos Estados Unidos, o fenômeno atinge de 3% a 5% da população mundial.

O nome desta síndrome se deve por sua descoberta e documentação, em 1862, por um estudante de medicina francês: Maurice Raynaud.

O que é o Fenômeno de Raynaud?

Segundo o médico José Vitor Caporali, angiologista e cirurgião vascular, a Síndrome de Raynaud é uma doença arterial funcional, isto é, reversível, causada pelo espasmo das artérias dos dedos.

“Ela se manifesta por crises de esfriamento, palidez, formigamento e dor em um ou mais dedos das mãos ou dos pés, com duração variável. As cores dos dedos mudam do pálido cadavérico para vermelho e também para o azulado”, explica.

Alguns tipos de reumatismo, como lúpus, artrite reumatóide, esclerodermia e aterosclerose obliterante podem estar associados a esse fenômeno. Segundo o angiologista, há casos onde o fenômeno não tem causa conhecida.

“O fenômeno de Raynaud pode ser prevenido tratando-se as doenças associadas e evitando-se o contato com fatores desencadeantes, como o frio e o fumo”, afirma.

Quais são os sintomas da síndrome de Raynaud?

Um dos principais sintomas é a alteração de cor das extremidades, associada ao frio. No caso de Raynaud, as extremidades ficam pálidas e esbranquiçadas e, posteriormente, arroxeadas.

Quando a circulação sanguínea volta, a região fica avermelhada. Esse quadro pode atingir um ou mais dedos, por exemplo.

Além da mudança na cor e frio, podem acontecer outros sintomas, como dor, formigamentos, inchaço, sensibilidade e mudanças na textura da pele nas extremidades do corpo.

Como tratar o fenômeno de Raynaud?

O diagnóstico é clínico, se observando principalmente os sintomas e a temperatura das mãos e dos pés do paciente.

“O tratamento é manter as extremidades aquecidas, fazer movimentos e usar vasodilatadores, quando necessário. É importante lembrar que o maior vasodilatador natural é a atividade física”, afirma José Vitor Caporali, angiologista e cirurgião vascular.

Como luvas e meias térmicas podem ajudar no fenômeno de Raynaud?

Além de manterem a temperatura corporal estável em atividades físicas, ou para pessoas que moram em locais mais gelados, as luvas e meias térmicas são muito importantes para pessoas que convivem com o Fenômeno de Raynaud.

“Luvas e meias térmicas são métodos importantes na prevenção e tratamento do fenômeno de Raynaud e para quem tem dificuldade para aquecer as extremidades, de uma maneira geral. Os benefícios do seu uso são imensos, visto que proporcionam uma maneira segura, barata e agradável de controlar o espasmo arterial”, afirma o angiologista.

A Luva Termica de Grãos e a Meia Térmica de Grãos da Mercur são excelentes alternativas em termoterapia para aquecer e manter a temperatura das extremidades do corpo estáveis, evitando quadros como o Fenômeno de Raynaud.

Outros recursos que podem ser utilizados são as bolsas térmicas para aquecer o corpo, mãos e pés.

Dicas para se aquecer em dias frios

Algumas dicas importantes trazidas pelo médico José Vitor Caporali são:

  • Fazer atividades físicas uma ou mais vezes ao dia;
  • Agasalhar-se melhor para evitar o frio exagerado das extremidades, mesmo que o seu vizinho ainda esteja de camiseta;
  • Alimentar-se bem nos períodos de frio, de preferência com comidas e bebidas quentes; beber alcoólicos com moderação (um copo de vinho, quando possível);
  • Tomar um banho quente quando tiver dificuldade para se aquecer.

Confira outros produtos de termoterapia na loja online da Mercur.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter