Educação

Fim do mistério: as borrachas Mercur realmente apagam a caneta?

Publicado em: 14 de fevereiro de 2024

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

Por: Arquipélago

Desvendamos uma das maiores lendas envolvendo materiais escolares.

Neste texto você vai encontrar:

  • A história da Borracha Prima da Mercur
  • A Borracha da Mercur apaga tinta de caneta?
  • A evolução da Borracha Prima

 

Com certeza você já pensou: “Será que é verdade que a borracha da Mercur apaga a caneta?”. As borrachas metade vermelha e metade azul ficaram muito famosas em seu lançamento pela proposta de apagar não somente a escrita a lápis, mas também textos escritos com canetas esferográficas. 

Os anos passaram, mas a curiosidade sobre a usabilidade do item segue crescente – principalmente na internet.

Conhecida como Borracha Prima, esse tipo de material escolar é indicado para apagar escritas a lápis de lapiseira, na parte vermelha, enquanto a parte azul da borracha remove as marcas de tinta de caneta, e também de lápis de colorir.

A história da Prima, a borracha da Mercur que “apaga” caneta

Em meados de 1938 Jorge Hoelzel, fundador da Mercur,  teve a ideia de criar o produto após voltar da Alemanha com um mostruário com amostras de borrachas. Na época, a busca era por alternativas para corrigir erros com tinta de tinteiro.

A borracha Prima da Mercur tem em sua composição uma mistura de látex e pedra pomes. O nome Prima vem da gíria “prima”, de primeira, e foi dado por ser a primeira borracha com este formato e qualidade. 

Também por ser a borracha pioneira da Mercur com o intuito de ter duas finalidades: apagar a escrita feita com lápis de lapiseira e com tinta de caneta.

Com um grande valor histórico para a educação brasileira e também para a Mercur, a borracha Prima passou por mudanças e chegou a ter uma edição especial comemorando seus 70 anos.

E aí: a borracha da Mercur apaga ou não tinta de caneta?

A resposta é não. A borracha da Mercur não apaga tinta de caneta e de lápis de cor, mas, sim, remove a tinta.

Não entendeu? Calma, vamos explicar!

Isso se deve à composição do material que está no lado azul da borracha, que possui cristais pontiagudos, feitos de pedra pomes, e uma carga abrasiva maior na hora de entrar em contato com a tinta. 

Nesse processo, a Borracha Prima desgasta a superfície da folha até a remoção parcial ou total da tinta que está no papel. Ou seja, há um desgaste na tinta, como um processo de raspagem, a ponto de removê-la visivelmente.

Mistério resolvido! Mas se tem uma coisa que não é segredo e nem lenda, é a qualidade dos materiais envolvidos na produção da borracha Prima da Mercur. Ela é produzida por meio de um processo rigoroso de seleção de matérias-primas até chegar nas lojas, e é um item que não pode faltar na lista de materiais escolares.

 Uma evolução: corretivo escolar em fita Prima

A Mercur foi a primeira indústria a fabricar borrachas de apagar no Brasil, há mais de 80 anos. Somos reconhecidos por produtos como a Borracha Prima, pois fomos pioneiros no desenvolvimento de uma borracha que apaga a caneta.

A partir disso, evoluímos e desenvolvemos a Fita Corretiva Prima lançando o produto com a campanha “Apague o Erro, Mantenha a Memória”, com o objetivo de criar uma conexão emocional entre os consumidores e a Mercur, utilizando a nostalgia associada à Borracha Prima, enquanto apresentamos uma solução moderna para correções.

Você encontra toda a linha de material escolar da Mercur nos principais bazares e livrarias espalhados pelo Brasil.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviando comentário, aguarde..

Assine a nossa Newsletter