Educação

Leitura na educação infantil: descubra a importância de incentivar a prática na infância

Publicado em: 30 de agosto de 2022

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Por: Paes.digital

As novas gerações de crianças estão cada vez mais mergulhadas em tecnologia e, por isso, o desafio de incentivar a prática da leitura nessa fase é cada vez maior. Mas os benefícios de incentivar essa prática para os pequenos, são muitos. No blog de hoje, vamos falar sobre eles.

Os livros, de modo geral, podem contribuir na formação de cidadãos ativos na organização de uma sociedade mais consciente e cada vez mais crítica e incentivar esse costume pode ser muito simples.

Com o boom tecnológico dos últimos anos, os livros, muitas vezes, são substituídos por aparelhos de televisão, computadores, videogames e, mais recentemente, pelos celulares.

Por isso, uma das maiores dúvidas de familiares e educadores nos dias atuais, é saber como incentivar a leitura das crianças e transformar esse hábito em algo saudável e prazeroso.

A boa notícia é que, antes mesmo de uma criança aprender a ler, já é possível apresentá-la ao mundo da leitura. O que ajuda no desenvolvimento infantil e também para a relação dela com a leitura no futuro.

 

Qual é a importância desse hábito na infância?

Para muito além do desenvolvimento das habilidades linguísticas, ler durante a infância
oportuniza a criança a se encontrar com as possibilidades de imaginar, narrar e pensar sobre o enredo apresentado.

Ao criar laços afetivos com os livros e suas histórias, os pequenos despertam a curiosidade para o mundo, e isso pode se tornar um hábito prazeroso.

Além disso, a leitura amplifica a aproximação das crianças com o mundo letrado, assim como, favorece o começo da alfabetização. Sem contar que ao se encontrar com histórias, enredos e personagens, possibilita que a criança se depare com sensações, atitudes e modos de ser e estar nas histórias.

 

Benefícios da leitura na infância

A leitura possibilita acesso a informações, a melhoria e ampliação do vocabulário, assim como o desenvolvimento da concepção crítica sobre os mais diversos assuntos, estimulando o interesse pela busca do conhecimento por assuntos diversos.

Ela pode, também, contribuir para a formação das relações sociais. Para as crianças, a leitura precisa ser ensinada, para que o aprendizado seja mais motivador.

Por isso, é interessante que a criança seja apresentada à leitura de forma lúdica, com fantasia e diversão e envolvimento dos adultos, ou mais velhos, neste encontro que o hábito da leitura proporciona a todos.

Veja a seguir, alguns dos benefícios ao incentivar a leitura na vida das crianças.

  • ampliação do vocabulário;
  • minimização de dificuldades acadêmicas no futuro;
  • melhoria no seu entendimento sobre as coisas do mundo;
  • posteriormente, na interpretação de textos;
  • desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos;
  • auxílio na memória;
  • aprimoramento da escrita.

Já do ponto de vista sociocomportamental, a leitura:

  • estimula a criatividade;
  • aumenta a capacidade de concentração e atenção;
  • desenvolve o senso crítico;
  • reduz o estresse;
  • aprimora as habilidades de comunicação e o relacionamento interpessoal.

“Para muito além das “habilidades” que normalmente queremos alcançar com o hábito da leitura, há que se cultivar esse gosto por ler, pelo encantamento neste encontro com os livros, assim como com as diversas e variadas narrativas disponíveis atualmente”, comenta a pedagoga colaboradora da Mercur, Márcia Murillo.

Como estimular os pequenos a ler?

É preciso criar uma rotina de leitura, construindo esse gosto, esse hábito, de forma natural no dia a dia das crianças. Para isso, leve em consideração o tempo de atenção que elas dedicam à leitura e respeite este limite.

“Criar uma rotina não significa rigidez. Rotina é fazer com que o livro esteja vivo na vida da criança, como se colocássemos esse hábito como um valor para esta família. Se a leitura provoca boas conversas, permite o encontro entre adultos e crianças. E somente por isso, vale cultivar um hábito alegre, intenso e prazeroso”, acrescenta a pedagoga.

Conforme os pequenos crescem, observe os assuntos que chamam mais a atenção deles. Invista em obras que tenham a ver com eles.

Outra dica importante é ler junto com a criança e fazer perguntas sobre o enredo, estimulando conversas em torno da história lida.

Quando a literatura é vista como um momento de descontração e de diversão, criar o hábito de ler se torna menos desafiador e, certamente, muito mais prazeroso. Seja na escola ou em casa.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter