Saúde

Quando eu devo imobilizar meu braço? 

Publicado em: 15 de agosto de 2024

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Por: Arquipélago

A estabilização de membros é um tratamento para determinados traumas e até um aliado para evitar danos 

Neste texto, você vai ler sobre:

  • Para que servem as tipoias;
  • Para quais tipos de lesões são indicadas tipoias;
  • Como a tipoia da Mercur pode ajudar na recuperação.

Algumas lesões no corpo demandam imobilização de um membro (ou de uma estrutura) para garantir que os seus movimentos sejam restritos. Isso favorece a cicatrização dos tecidos envolvidos no dano causado ao local.

A estabilização também é aliada da recuperação de um trauma, quando qualquer movimento pode vir a ser um fator que danifique alguma estrutura do corpo, o que, consequentemente, irá aumentar a gravidade.

É o caso de lesões por fratura, luxações, esforço repetitivo e até recuperações de pós-operatório de ossos, tendões ou músculos, que podem necessitar de imobilização de um dos membros envolvidos.

No caso da necessidade de imobilizar o braço, um dos fatores principais para o sucesso é que seja oferecido conforto durante o tratamento.

A Mercur investe em pesquisa e desenvolvimento para recursos capazes de oferecer esse fator aos usuários. A Tipoia Estabilizadora Velpeau Estofada faz parte dos itens da Linha de Ortopedia e Reabilitação que cumpre com esse propósito.

A Tipoia Velpeau proporciona repouso, proteção e estabilização do braço. Foi desenvolvida para dar apoio seguro e confortável ao membro superior (imobilizar ombro, braço, antebraço e mão) durante um período de recuperação.

Confeccionada com material resistente, lavável e com reforço estofado em toda a peça, a tipoia é bilateral. Ou seja, pode ser utilizada no braço direito ou no braço esquerdo e é fácil de vestir e retirar usando apenas uma mão.

“A Tipoia é indicada para estabilização e/ou suporte do membro superior, seja do ombro, braço e antebraço, em casos de pós-operatório, luxações, fraturas, instabilidades do ombro, sequelas de AVC, contusões e para sustentação do peso do braço durante o uso de gesso”, aponta Caroline Wagner, fisioterapeuta que atua em Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos na Mercur.

Imobilização com acompanhamento profissional

A profissional de saúde ressalta que é importante haver uma indicação médica para imobilizar braço com uma tipoia ou qualquer outro membro, com outro equipamento que ofereça esse tipo de recurso.

É totalmente desaconselhada a imobilização de um membro sem a indicação do profissional de saúde.

“Os principais cuidados (na imobilização) devem ser orientados pelo profissional de saúde, de acordo com as particularidades de cada caso e o período de recuperação do indivíduo. Isso envolve indicação do modelo mais adequado de tipoia, com informações de tamanho ideal, período ideal de utilização, bem como cuidados com uso noturno e durante a higiene pessoal”, acrescenta.

É preciso ter alguns cuidados relacionados ao uso de uma tipoia, como o posicionamento correto do braço imobilizado e regulagem certa do produto para evitar deformidades e desconfortos compensatórios na postura. Por isso, a utilização deve ser feita com acompanhamento de um profissional da saúde.

Conheça a linha de tipoias da Mercur

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviando comentário, aguarde..

Assine a nossa Newsletter