Saúde

Saiba como escolher a joelheira ideal

Publicado em: 8 de setembro de 2023

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Por: Arquipélago

Mercur tem três tipos diferentes do acessório, que atuam para lesões ou prevenções específicas nos joelhos.

Os joelhos são uma das maiores articulações do corpo e que mais sofrem com lesões. Seja por traumas, má postura associada a sobrecarga ou até mesmo sobrepeso, pesquisas citadas pela fisioterapeuta da Mercur Kelly Conelheiro Teves apontam que 65,3% dos homens e 70,6% das mulheres têm alguma dor nos joelhos, sendo que 12,2% desses homens e 18,6% dessas mulheres têm dor intensa. Por isso, destaca Kelly, as pessoas tendem a buscar joelheiras ortopédicas para aliviar esta dor e/ou lesões de joelho.

“Muito além do uso de joelheiras para dor no joelho, o acessório pode auxiliar em situações preventivas, dando segurança e estabilização articular, oferecendo mais firmeza no movimento, em quadros de sobrecarga ou estresse na articulação”, complementa a fisioterapeuta.

LEIA MAIS: Conheça os principais tipos de lesões no joelho

 

Quando é indicado usar joelheira?

As lesões mais comuns no joelho são  rompimentos ligamentares, luxações ou desgaste patelar, osteoartrose/osteoartrite e menisco, que podem ser causadas por traumas, atividades físicas intensas, envelhecimento ou ainda condições pré-existentes. Essas articulações, que são uma das responsáveis por conferir movimento ao corpo, são sustentadas e estabilizadas pelos ligamentos e músculos.

“Na ausência de um quadro saudável de algum desses elementos, as órteses ou joelheiras ortopédicas auxiliam e promovem esse suporte”, explica a fisioterapeuta da Mercur Kelly.

 

Quais são os diferentes tipos de joelheiras?

Atualmente, existem no mercado joelheiras do tipo Soft-Brace e Brace. As softs são mais simples, agindo de maneira a limitar o movimento através de uma pressão controlada. “Porém é preciso cuidado, pois a pressão excessiva pode causar danos e dores”, alerta Kelly.

 

Conheça os demais tipos de joelheiras:

  • Joelheira ajustável: promove maior segurança, porque respeita perfeitamente a anatomia do joelho. A Joelheira Ajustável com Hastes e Cintas de Compressão Mercur foi pensada para proporcionar um nível de compressão mais alto,  voltada para reabilitação de lesões em fase inicial ou com sintomas específicos, como inchaço e dor em fase aguda. O fechamento dela é através de  tiras aderentes individuais e cintas elásticas adicionais, permitindo assim personalizar e graduar a compressão conforme a necessidade. Feita em Neoprene, que mantém a região aquecida, tem ainda estofamento reforçado na região anterior,  aumentando assim a área de contato da patela no joelho, reduzindo a dor e proporcionando maior conforto. Seu ajuste é bilateral, podendo ser usada tanto no joelho direito quanto no esquerdo.

“Este modelo direciona o movimento articular e garante a prevenção em caso de instabilidade ou frouxidão ligamentar”, salienta Kelly.

  • Modelos articulados: são utilizadas para simular o movimento ativo assistido, onde a dobradiça reproduz de maneira fiel o movimento do joelho humano, compara Kelly. A Joelheira Articulada com Dobradiças e Cintas Cruzadas Mercur tem características de design e funcionalidade iguais ao da atual Joelheira Articulada com Dobradiças Mercur, porém, com adicionais, como reforço estofado na região da patela para maior conforto e cintas elásticas cruzadas que promovem compressão adicional e direcionada na região anterior do joelho. Também produzida em Neoprene, mantém o local aquecido, é ajustável e pode ser usada  no joelho direito ou esquerdo. De modo geral, este modelo de joelheira Mercur é usado para lesões mais severas e restritivas.

 

  • Joelheiras de termocompressão: pensada para ajudar no controle de temperatura junto ao cuidado da articulação, a linha de Termocompressão é aliada na hora das atividades físicas.

“O material usado permite sempre uma sensação de pele seca e fresca, sem o acúmulo de suor”, explica a fisioterapeuta.

A Joelheira de Termocompressão Mercur ajuda na prevenção e tratamento de lesões musculares ou articulares, como entorses, distensões, contusões, tendinites e bursites, além do retorno destas lesões. Já a Joelheira de Termocompressão com Cintas Cruzadas  oferece maior compressão e estabilização da articulação em virtude das cintas.

É importante destacar que toda e qualquer orientação e procedimento no tratamento deve ser orientado por um profissional da saúde, pois cada corpo e mecanismo de lesão responde de uma forma diferente.

 

LEIA MAIS: Confira acessórios que ajudam no equilíbrio térmico durante exercícios físicos

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

4 respostas para “Saiba como escolher a joelheira ideal”

  1. Edna disse:

    Tenho Artrose nos joelhos, sinto dores ao caminhar.
    qual p modelo para usar no dia a dia, não é para fazer exercicios.

  2. FLAVIO A JAEGER disse:

    Olá, gostaria de saber qual joelheira que posso usar com bolsa de gelo gel, me parece que para está finalidade, vocês não produzem algo específico..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviando comentário, aguarde..

Assine a nossa Newsletter