Saúde

Conheça os principais tipos de lesões no joelho

Publicado em: 31 de julho de 2023

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Por: Maré – Marca e Conteúdo

Problema tem diversas origens e tratamentos, como as joelheiras ortopédicas.

Lesões no joelho podem ter várias origens como quedas, colisões, acidentes esportivos, atividades físicas intensas, envelhecimento, além de condições pré existentes. Para isso, as joelheiras ortopédicas e articuladas podem prevenir e tratar as dores nos joelhos.

“Nossos joelhos são articulações complexas e possuem função de suportar o peso do corpo e auxiliar na locomoção. Devido a isso, sofrem níveis variados de tensão, sobrecarga e compressão durante os movimentos que realizamos diariamente. É comum que essa estrutura sofra com movimentos de estresse, traumas, sobrecarga, excesso de atividades físicas, impacto, doenças do envelhecimento e movimentos repetitivos”, explica Caroline Schwingel Wagner, fisioterapeuta da Mercur.

Leia mais: Saiba como evitar lesões no joelho

 

Para evitar que esse tipo de problema ocorra é importante ter alguns cuidados.

 

Confira 4 dicas para evitar dores nos joelhos

  1. Aquecimento e alongamento: Antes de iniciar qualquer atividade física, aqueça o corpo e alongue os músculos do joelho e das pernas para prepará-los para o exercício.
  2. Fortalecimento muscular: Mantenha os músculos ao redor do joelho fortes e flexíveis por meio de exercícios específicos, como agachamentos, exercícios de equilíbrio e fortalecimento dos músculos quadríceps e isquiotibiais.
  3. Técnica adequada: Ao praticar esportes ou atividades físicas, aprenda e utilize a técnica correta para evitar tensões e traumas desnecessários no joelho.
  4. Use equipamentos adequados: Certifique-se de usar calçados adequados para a atividade que está realizando e, se necessário, utilize joelheiras ou outros dispositivos de proteção.

 

Leia mais: Joelheira e munhequeira: quando devo usar?

 

Quais são os principais tipos de lesões no joelho

  1. Lesões ligamentares: O joelho possui quatro ligamentos principais – ligamento cruzado anterior (LCA), ligamento cruzado posterior (LCP), ligamento colateral medial (LCM) e ligamento colateral lateral (LCL). Lesões nesses ligamentos, como entorses (torsões) ou rupturas, são comuns, especialmente em atividades esportivas. A Joelheira Articulada com Dobradiças e Cintas Cruzadas da Mercur pode auxiliar no tratamento, além de prevenir no retorno às atividades. Confeccionada em Neoprene, que mantém a região aquecida, é ajustável e bilateral, podendo ser utilizada tanto no joelho direito quanto no esquerdo.
  1. Lesões meniscais: Os meniscos são estruturas de cartilagem em forma de cunha localizadas entre o fêmur e a tíbia. Lesões nos meniscos podem ocorrer devido a torções ou movimentos bruscos do joelho e são frequentemente acompanhadas de dor e incapacidade de movimento.
  2. Tendinite patelar: Também conhecida como “joelho do saltador”, a tendinite patelar envolve a inflamação do tendão patelar, que conecta a patela (rótula) ao osso da tíbia. É comum em esportes que envolvem saltos repetitivos.
  3. Condromalácia patelar: Essa condição ocorre quando a cartilagem sob a patela fica danificada, causando dor na região da frente do joelho, especialmente ao subir e descer escadas ou após longos períodos de imobilidade.

Indicada para aliviar a dor anterior do joelho decorrente deste problema, a Joelheira Ajustável com Hastes e Cintas de Compressão da Mercur foi desenvolvida para proporcionar estabilidade para a articulação do joelho, com hastes flexíveis que oferecem um grau de estabilização maior. O fechamento é composto por tiras aderentes individuais e cintas elásticas adicionais, que permitem personalizar e graduar a compressão conforme a necessidade.

 

Leia mais: Joelheira e munhequeira: quando devo usar?

 

Tratamentos para lesões no joelho

Para o tratamento correto de lesões no joelho, é fundamental que seja feito o diagnóstico, que pode incluir a avaliação clínica e física do paciente em busca da causa do problema, exames de imagem e testes laboratoriais.

“A partir daí, irá definir-se o tratamento ideal de acordo com a necessidade e que pode consistir em medicamentos indicados pelo médico para aliviar a dor e tratar a lesão, além de fisioterapia e exercícios de fortalecimento muscular. Em alguns casos, ainda, poderá ser indicada a realização de procedimentos cirúrgicos para a reparação dos tecidos, caso seja a melhor opção ou o tratamento conservador não tenha efeito positivo”, explica Caroline.

A Joelheira Ajustável com Hastes e Cintas de Compressão da Mercur  pode ser usada para prevenir e tratar lesões de ligamentos e/ou meniscos, entorses (torsões) e contusões, além do uso no  pós-traumático e/ou pós-cirúrgico em situações que necessitem de suporte e compressão.

Além disso, indica-se descanso, dar tempo ao joelho para se recuperar, evitar atividades que causam dor ou agravam a lesão. A aplicação de gelo na área afetada também pode ajudar a reduzir a inflamação e o inchaço.

 

Leia mais: Termoterapia: quando usar o frio e quando usar o calor

 

O uso de bandagens ou faixas de compressão elásticas pode ajudar a controlar o inchaço e fornecer suporte ao joelho, assim como elevar a perna afetada, que também pode ajudar a reduzir o inchaço e a aliviar a dor.

 

Lembre-se de buscar um profissional de saúde para avaliar o seu caso.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter