Saúde

Segura e confortável: conheça os benefícios da Tipoia de Abdução

Publicado em: 29 de setembro de 2022

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Por: Comunicação Mercur

Recurso é utilizado durante o tratamento pós-operatório do ombro e garante um ângulo ideal de abdução de 30 graus.

As tipoias são itens de ortopedia e reabilitação que atendem indicações relacionadas a fraturas, luxações, pós-operatórios e demais lesões traumáticas do membro superior (mão/punho; antebraço/cotovelo; braço/ombro).

Elas servem também para posicionamento do membro em casos de lesões neurológicas, como um AVC, por exemplo.

A Tipoia de Abdução, que passa a integrar a linha de Tipoias Mercur, é um recurso indicado para posicionamento e sustentação do ombro em posição de abdução em pós-operatório de reconstrução do manguito rotador ou em fraturas, luxações e demais lesões do membro superior que necessitem deste posicionamento.

Ela possui um design ergonômico e seu grande diferencial, em relação a outros modelos de tipoias, é a possibilidade de minimizar os pontos de pressão no braço, garantindo um ângulo ideal de abdução do ombro, de 30 graus.

O fisioterapeuta da Mercur, Régis Jean Severo, detalha que durante o desenvolvimento do produto houve conversas com médicos especialistas na reabilitação do ombro para reconhecer o posicionamento e angulação ideal para a maioria dos casos de uso da Tipoia, considerando sua indicação mais frequente que é a reconstrução dos tendões do manguito rotador.

“Com base nisso, a modelagem do produto segue esse requisito para um tratamento seguro. Sob o ponto de vista dos usuários, nossa preocupação foi em melhorar questões relacionadas ao conforto durante o uso, pois naturalmente, qualquer imobilização pós-operatória é por si só é um processo desconfortável”, explica.

Seu sistema de fixação ajustável para o antebraço permite que o usuário mova cotovelo, punho e mão sempre que necessário, sem prejudicar a imobilização do ombro.

“Este diferencial é extremamente importante visando o bem-estar geral das pessoas que passam por um procedimento cirúrgico que necessite da imobilização do ombro em abdução. Em geral, elas utilizam este tipo de tipoia por 30 a 45 dias, de forma contínua, sendo que além do ombro, o cotovelo e punho também ficam restritos aos movimentos, o que pode trazer prejuízos à mobilidade, perda de força e atrofia muscular de todo o membro superior”, ressalta Régis.

Além disso, a fixação por meio de tiras reduz a percepção de calor durante o uso, amenizando o desconforto térmico sem comprometer a funcionalidade do produto.

A Tipoia de Abdução Mercur possui cinta de fixação abdominal em material elástico e transpirável e, assim, oferece maior conforto.

Ela possui uma almofada anatômica em espuma, com percentual de matéria-prima renovável (vegetal), além de parte da confecção da capa ser feita em algodão reciclado , ampliando a sustentabilidade do produto.

Além disso é bilateral e possui capa removível, facilitando a higienização. Por ser um produto de uso contínuo, pode ser usado para dormir.

Assista ao vídeo e conheça mais sobre a Tipoia de Abdução da Mercur:

 

Conheça os diferenciais da Tipoia de Abdução?

  • Segura, leve e confortável, com almofada anatômica;
  • Ângulo de abdução do ombro de 30 graus;
  • Sistema de fixação com tiras ajustáveis, proporcionando conforto térmico sem comprometer a imobilização do ombro;
  • Modelagem ergonômica;
  • Bilateral;
  • Capa removível e lavável.

A Tipoia de Abdução Mercur está disponível em dois tamanhos: P/M e G/GG. Para escolher o tamanho adequado, basta medir a circunferência do abdômen na altura do umbigo e a circunferência do antebraço, aproximadamente quatro dedos abaixo do cotovelo.

 

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter