Tendinite: como as munhequeiras podem ajudar na recuperação
Dores nas articulações das mãos e punho são cada vez mais comuns; saiba como usar munhequeiras.
Sabe aquela dorzinha nas mãos que se estende até os dedos ao digitar, cozinhar e até escrever? Isso que você está sentindo pode ser tendinite, que é um processo inflamatório na região dos tendões. Todos os locais do nosso corpo que possuem músculos têm tendões que são a estrutura que liga os músculos aos ossos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a OMS, uma a cada 100 pessoas sofrem com as dores acarretadas pela doença.
Quais são as causas da tendinite?
De acordo com o fisioterapeuta Rafael Kniphoff, as principais causas da tendinite são o uso excessivo ou a sobrecarga em uma determinada área da musculatura. Não é incomum vermos pessoas que relatam dores nas mãos após usar computador e celular durante todo o dia, diversas vezes na semana.
Para tratar a tendinite é necessário procurar um fisioterapeuta que irá avaliar o grau da inflamação e, na maioria das vezes, o tratamento convencional se dá através de atendimentos de fisioterapia. A cirurgia é considerada em casos onde a tendinite pode estar sendo causada por outros fatores específicos ou evolui para uma ruptura parcial de fibras musculares, e também quando o quadro se torna crônico e o tratamento convencional não tem efetividade.
LEIA MAIS: Confira 7 dicas para evitar dores no punho depois de um esporte
Como as munhequeiras podem ajudar na tendinite?
As munhequeiras e outras órteses são essenciais para o período de recuperação do membro inflamado ou lesionado, pois imobilizam a região, principalmente em casos onde o excesso de movimentos é a principal causa de lesões. Porém, essa imobilização pode causar piora se o uso for feito de forma incorreta ou o material da munhequeira não proporcionar estabilidade e a compressão necessária durante o uso.
Munhequeiras com materiais como o tecido Knit proporcionam um isolamento, estabilidade e compressão da região lesionada. A Munhequeira de Compressão Elástica da Mercur é exemplo de órtese feita com este tecido. O Knit é um processo de tecelagem através de sistemas inteligentes, que une técnicas tradicionais de tricô, produzidas em formato 3D. O processo entrelaça os fios, gerando um acessório que permite mais mobilidade, retenção de calor e mais conforto térmico. Assim, a Munhequeira de Compressão Elástica realiza a compressão necessária na região que precisa de recuperação.
LEIA MAIS: Veja as diferenças entre bandagens e ataduras no processo de fisioterapia
Como evitar novas lesões no punho?
Fortalecimento e exercícios para a região lesionada são a principal maneira de evitar novas lesões. Segundo o fisioterapeuta Rafael Kniphoff, é preciso preparar os músculos para a realização das atividades, com hábitos como alongamentos e exercícios de fortalecimento, tanto em membros superiores quanto inferiores.
O fisioterapeuta relata que a principal causa para as lesões é a falta de preparo do músculo para tal atividade. Como muitas vezes não é possível reduzir a realização de repetição, é preciso aumentar a capacidade do músculo reforçando e melhorando a mobilidade e a flexibilidade do punho, por meio de exercícios específicos, dependendo de qual tendão foi lesionado.
“As pessoas que nunca tiveram tendinite também podem se beneficiar de exercícios específicos para que as tendinites não ocorram, mas geralmente a pessoa que tem uma rotina de praticar exercícios físicos não precisa fazer preventivos. O próprio exercício em si, mesmo sendo realizado de forma global, tem a tendência de fortalecer também essas musculaturas”, relata Kniphoff.
Fique atento! Antes de usar uma órtese para tendinite ou realizar exercícios para a região, procure um fisioterapeuta ou profissional da saúde para orientação e tratamento assertivo, evitando o surgimento de novas lesões ou piora no quadro.
LEIA MAIS: Joelheira e munhequeira: quando devo usar?
Você receberá uma resposta em breve.
Deixe um comentário