Como escolher a tipoia adequada a cada necessidade
Tempo estimado de leitura: 4 minutos
Em casos de pós-operatório, contusões, luxações, instabilidades ou apoio de gesso, é indispensável contar com o suporte de uma tipoia
- Neste texto, você vai ler sobre:
– Para que serve a tipoia no processo de recuperação;
– Qual o modelo de tipoia mais adequado para cada caso;
– Como usar a tipoia corretamente.
Tipoias são utilizadas em dois tipos de situações.
A primeira, e a mais importante, é para proporcionar repouso, proteção e estabilização de um membro superior, seja ombro, cotovelo, punho ou mão.
A segunda é para auxiliar no suporte e apoio de gesso, reduzindo o esforço necessário para manter o braço elevado e ainda suportar o peso adicional do gesso. Essas são as duas necessidades básicas atendidas pelas tipoias.
A partir delas, pode existir uma série de indicações de uso:
- luxações no ombro;
- rupturas de tendões ou ligamentos;
- uso pós-operatório, entre outras situações, incluindo os tratamentos que envolvem o uso de gesso.
Por isso, é preciso atenção e orientação ao escolher a tipoia adequada.
O fisioterapeuta Regis Severo, que atua na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Mercur, ressalta que o mais importante, ao escolher uma tipoia, é observar se ela atende às necessidades da sua situação.
Tipoia para restringir movimentos
Se há necessidade de restringir os movimentos do ombro, seja por uma luxação ou por uma fratura de clavícula, por exemplo, é preciso escolher um modelo com esta funcionalidade.
Nesse caso, indica-se o modelo Tipoia Estabilizadora Estofada Velpeau, que além de apoiar o antebraço e a mão, proporciona suporte e limita os movimentos do ombro.
E em casos onde não é preciso restringir movimentos?
Caso a necessidade seja para lesões de cotovelo, antebraço, punho ou mão e não há impedimento para movimentar o ombro, modelos mais simples, como a Tipoia Ortopédica e a Tipoia em Tira, podem ser opções.
“É importante atentar para o posicionamento adequado do braço e também para a postura do corpo como um todo. É comum observarmos pessoas utilizando tipoias de forma em que o braço esteja ‘caído’ e que a postura corporal esteja alterada, o que pode levar a dores, desconfortos e até mesmo a lesões em outras regiões do corpo durante ou após o período de uso da tipoia, especialmente se for utilizada por longos períodos”, orienta o fisioterapeuta.
Qual é a forma correta de usar tipoias?
O fisioterapeuta recomenda cuidados com o posicionamento, como manter o cotovelo flexionado a aproximadamente 90 graus e manter a mão apoiada na tipoia.
“Se a mão ficar ‘pendurada’ para fora da tipoia, dores e lesões no punho podem ocorrer”, alerta.
Buscar por produtos com registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e que proporcionem suporte seguro durante o uso também são cuidados importantes a observar na escolha da tipoia adequada.
A Mercur cocriou com designers e profissionais da Saúde uma nova tipoia. Proteção, segurança e acolhimento são atributos do produto que é feito no Brasil com materiais renováveis e de fontes responsáveis.
Conheça mais recursos de reabilitação em nossa loja online.
4 respostas para “Como escolher a tipoia adequada a cada necessidade”
Deixe um comentário
Você receberá uma resposta em breve.
Fiz uma cirurgia de úmero e o médico passou pra eu usar a tipóia com coxinho mais estou sentindo o braço meche e normal na recepção da calcificação
Olá, Norma.
Agradecemos a sua mensagem.
Você precisa se certificar de que o produto está bem ajustado, para garantir a imobilização correta.
Qualquer dúvida, conte com a gente.
Suporte pra ombro pode ser utilizado? No lugar da tipoia?
Olá, Fernando. Tudo bem? Não, o suporte não pode ser usado no lugar da tipoia. Ele pode ser utilizado em outra fase de recuperação, pois ele só dá suporte e compressão. A tipoia imobiliza, estabiliza e restringe os movimentos quando for indicado repousar o membro. Por isso é fundamental acompanhamento e indicação profissional para maior segurança. Qualquer dúvida, estamos aqui.