Corretor postural e técnicas de fisioterapia: união para reeducação da postura
Tempo estimado de leitura: 5 minutos
Métodos de fisioterapia e equipamentos ortopédicos auxiliam no processo de alinhamento da coluna
O desalinhamento postural costuma causar desconforto e dor na coluna, além da insatisfação estética, como a popular corcunda. Esses são motivos que aumentam cada vez mais a procura pela reeducação postural, pois a má postura, ou a alteração na coluna vertebral (mais comum na região lombar e do tórax), é um incômodo que acomete todas as idades – de crianças a idosos.
Existem diferentes técnicas de fisioterapia que ajudam a melhorar a postura e melhorar esse desconforto. Entre as mais conhecidas estão o pilates e a Reeducação Postural Global (RPG), mas há outras que, com acompanhamento devido de profissionais de saúde, prometem avanços positivos.
“O pilates, por exemplo, trabalha no fortalecimento do que chamamos de centro (abdominais, assoalho pélvico e coluna) para fortalecer e ganhar a função adequada das extremidades (braços, pernas e cabeça). O método organiza as partes do corpo para promover um movimento equilibrado entre as estruturas neuromusculares”, explica Francine Picolli, fisioterapeuta especialista em tratamentos para coluna e alterações posturais.
Uso de corretor postural para alinhar a coluna
Nos casos em que há necessidade de reeducação da postura, equipamentos ortopédicos funcionam como aliados da fisioterapia, e atuam como um lembrete para o corpo manter as estruturas alinhadas após o treinamento adequado da musculatura. Um desses equipamentos é o corretor postural, que reforça o trabalho realizado pelo profissional de saúde.
Veja também: Saiba porque é importante usar um corretor postural desenvolvido por especialistas
O Corretor Postural com Ajuste Triplo da Mercur é um recurso que contribui para essa reeducação e manutenção da postura, estimulando a consciência corporal e prevenindo dores. Seu design confortável promove diferentes níveis de estímulos de acordo com as atividades diárias, como por exemplo, o uso durante o trabalho ou em exercícios terapêuticos.
Utilizado de maneira adequada, associado a reforço muscular e orientação de um profissional que orienta o uso, o corretor postural oferece melhorias ao paciente, acrescenta Francine:
“O corretor postural é um aliado de outras terapias, sendo um reforço de equilíbrio muscular para ajudar na consciência corporal das posturas e movimentos que o paciente executa durante o dia. Serve como um ‘tema de casa’ para o paciente”.
Saiba mais: Exercícios e atitudes simples trazem benefícios para a saúde
Assista ao vídeo e conheça mais sobre o Corretor Postural
Métodos de fisioterapia para ajudar na reeducação postural
Além do pilates, que é bastante conhecido e possui bons resultados, existem vários outros métodos* dentro da fisioterapia que auxiliam neste reequilíbrio da postura, como osteopatia, mobilização neural, crochetagem, mobilização fascial, RPG, garuda e Gyrokinesis. Conheça um pouco mais sobre os métodos:
Osteopatia: é uma técnica que foca na prevenção e na autorregulação do corpo. Os profissionais de osteopatia trabalham, principalmente, com o toque e o movimento do corpo para cuidar do indivíduo como um todo e se concentram nas causas, e não apenas nos sintomas.
Mobilização neural: é um tratamento voltado para pacientes neurais, em que os profissionais usam técnicas de tensão e alongamento para restaurar o movimento e a elasticidade do sistema nervoso.
Crochetagem: é um método de tratamento de dores em diversos pontos do corpo, inclusive na coluna. Com toque leve, é utilizado um gancho para relaxar os pontos de dor sobre a pele.
Mobilização fascial: é um tratamento indicado para pacientes com dores causadas pela má postura e por estresse muscular. Sua técnica é voltada para o alongamento e promove a liberação e melhora da função musculoesquelética.
RPG: é um método que usa alongamento, tração e respiração e se volta para o equilíbrio muscular, objetivando o desenvolvimento da capacidade de movimentação das articulações e a manutenção da boa postura.
Garuda: a técnica demanda concentração física e mental durante sua execução. Seu objetivo é que o paciente aprenda a controlar o corpo por meio de movimentos precisos e suaves para evitar estresse nas articulações.
Gyrokinesis: o método prevê movimentos para todo o corpo de maneira rítmica e fluida, com a intenção de estimular o sistema nervoso, aumentando a possibilidades de movimentos e criando força funcional.
*Antes de iniciar qualquer um dos métodos ou tratamentos para a coluna, converse com um especialista para saber qual o mais adequado para o seu caso.
Você receberá uma resposta em breve.
Deixe um comentário