Bandagem profissional de neoprene retém o calor corporal
Tempo estimado de leitura: 5 minutos
Termoband da Mercur permite que fisioterapeutas personalizem o tratamento de lesões.
Pensada especialmente para aplicação clínica do profissional durante o processo de reabilitação de lesões, a Termoband da Mercur é a primeira no Brasil que retém o calor. O produto foi pensado partindo da necessidade de um novo conceito de uso do Neoprene em órteses, baseado na personalização por parte do profissional de saúde, como fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, como parte do tratamento de lesões osteomusculares e neurológicas.
“Com a definição das matérias-primas, iniciamos um processo de validação em conjunto com nossa rede de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, buscando validar a utilização do produto no contexto clínico de reabilitação, bem como no uso cotidiano por parte dos pacientes”, explica Régis Jean Severo, fisioterapeuta que atua na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Mercur e participou da cocriação do produto. “O diferencial da Termoband é ser um recurso de fácil aplicação que traz conforto ao paciente e também o fato de ter uma durabilidade maior, comparada às bandagens elásticas”, complementa o fisioterapeuta Robson Petruci, que usa a Termoband desde o seu lançamento em 2023.
A Mercur desenvolveu mais de 20 aplicações distintas para o produto, em diferentes regiões do corpo e para diferentes objetivos terapêuticos. O processo de produção envolveu profissionais da reabilitação (fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais), além do time técnico da Mercur e de estudos com o Instituto Santos Dummont.
“Quando dialogamos com os profissionais, por exemplo, compreendemos as necessidades reais das pessoas e, assim, desenvolvemos nossos recursos. Garantimos aspectos únicos de cuidado e alinhados aos diferentes contextos da reabilitação”, explica Régis. O material, Neoprene, é feito de borracha e tem propriedades de isolamento térmico, compressão, suporte e estabilidade, além de ser flexível, durável e resistente.
LEIA MAIS: Bandagens e ataduras na fisioterapia: diferentes tipos e usos
Fisioterapeutas falam sobre os benefícios da Termoband, a bandagem da Mercur
A bandagem pode ser cortada em diferentes formas e comprimentos, de acordo com a necessidade de tratamento, possibilitando a aplicação em diferentes regiões do corpo de forma versátil e prática. Feita em Neoprene, que retém o calor corporal e auxilia na redução da dor, possui superfície interna emborrachada que proporciona estímulo proprioceptivo e aderência do produto ao corpo, além de ser microperfurada, facilitando a transpiração.
Para o fisioterapeuta Rafael Kniphoff, que usa a Termoband há três meses, o diferencial de oferecer aderência, mesmo em caso de transpiração, é o principal. Ele atua junto a atletas profissionais:
“Eu usei em diferentes estilos musculares: posterior de coxa, cotovelo; com o enfaixamento atuando para dissipar a carga do atleta. O uso da Termoband me permite manter o atleta em quadra, sem dor, e ajuda a entender se a origem do problema é muscular ou não, indo atrás ou não de investigar outras questões”.
O efeito térmico da Termoband aumenta o fluxo sanguíneo local contribuindo assim para melhorar a oxigenação e a função elástica muscular, promovendo melhor ação durante o movimento e diminuindo processos inflamatórios quando houver.
“Usamos principalmente no alívio da dor, permitindo ao paciente realizar movimentos sem sobrecarga e de maneira correta”, conta o fisioterapeuta Robson Petruci.
Lançada em setembro de 2023, durante o 13° Congresso Internacional de Fisioterapia, que reuniu cerca de cinco mil participantes entre profissionais, pesquisadores, docentes e estudantes que atuam na área da fisioterapia e reabilitação, a Termoband garante estabilidade articular, redução da sobrecarga em músculos e tendões, além de alívio da dor.
LEIA MAIS: Tudo o que você precisa saber sobre bandagem: como funciona e quando usar
Propriedades da Termoband
Em sua área interna, a Termoband é livre de borracha natural (látex), reduzindo assim as chances de alergias na pele. A parte externa é confeccionada em tecido aderente que possibilita fechamento prático e ajustável.
A Termoband da Mercur está disponível em três tipos de tamanhos de média elasticidade, com três metros de fita cada, sendo de 3cm, 5cm e 11cm; e dois tamanhos de alta elasticidade, com 1,20 metros de fita, sendo de 3cm e 5cm; as duas opções de bandagem diferem entre si basicamente na largura e elasticidade, atendendo à diferentes tipos de regiões do corpo e à necessidade de ação.
Indicações da Termoband
O recurso é indicado para aplicação profissional para:
- Estabilização articular em casos de entorses agudos, instabilidade crônica, processos inflamatórios e degenerativos articulares (osteoartrose, osteoartrite, condromalácia patelar, entre outros);
- Alívio da sobrecarga e redução da dor em casos de tendinite, tenossinovite, bursite, estiramento muscular, contusões e contraturas;
- Enfaixamento compressivo para contenção ou redução de edema;
- Suporte e posicionamento articular durante cinesioterapia, atividades funcionais, aquáticas e esportivas;
- Correção ou prevenção de deformidades articulares e posturais;
- Confecção e/ou adaptação de dispositivos de tecnologia assistiva, bem como recurso adicional ao uso de outras órteses e dispositivos ortopédicos.
LEIA MAIS: Conheça os principais tipos de lesões no joelho
Formas de aplicação da Termoband Mercur
Recomenda-se que a aplicação seja orientada por um profissional da saúde. É preciso cortar a bandagem de acordo com a necessidade de tratamento e aplicar no local desejado, graduando a compressão conforme necessidade. Fixe utilizando os fechos aderentes que acompanham o produto. A aplicação pode ser personalizada com a sobreposição de bandagens de diferentes larguras, aumentando o nível de suporte e compressão.
Você receberá uma resposta em breve.
Deixe um comentário