Mercur cocria produtos de inclusão com as pessoas
Tempo estimado de leitura: 6 minutos
Mercur tem processos de colaboração como parte da sua cultura organizacional
Quem vê de perto o brilho no olho da mãe ao ver a filha sorrindo e fazendo novos movimentos ganha o dia. Débora nasceu com Paralisia Cerebral e, mais tarde, foi diagnosticada com Síndrome de West e Autismo. Nenhum destes quadros desmotivou ou impediu Aline, sua mãe, que buscava o melhor para o desenvolvimento, educação e a vida ativa de sua filha.
Nessa caminhada, Aline conheceu o projeto Diversidade na Rua da Mercur, na escola que Débora frequentava, em Porto Alegre. A proximidade com a indústria de Santa Cruz do Sul se deu durante uma oficina de legitimação e experimentação do Fixador em Tira, um recurso de Tecnologia Assistiva.
Foi assim que Aline sugeriu que o produto tivesse cores diferentes para cada tamanho, para que facilitasse no momento da escolha adequada ao perfil de cada pessoa. Sua dica foi muito bem recebida e, hoje, o produto está disponível em cinco cores, cada uma com um tamanho e especificidade. Foi nesse mesmo workshop que Débora conseguiu segurar nas mãos, pela primeira vez, uma boneca.
“Eu fiquei muito emocionada porque, até então, devido às limitações, ela não tinha segurado nada com as próprias mãos. Hoje, ela utiliza o fixador para segurar o lápis na escola e também utilizamos para dar mais estabilidade a ela, principalmente no uso do andador”, conta.
Mercur escuta pessoas para cocriar produtos de inclusão
A cabeça cheia de ideias de Aline, que busca sempre pensar nas necessidades de sua filha, não parou por aí. Na época, ao sair da oficina, ela comprou uma bolsa para água quente e tratou de desenhar e recortar o protótipo de um recurso, que foi levado para a oficina juntamente com profissionais da Mercur.
Ao entender as necessidades que seriam atendidas, a Mercur desenvolveu um novo produto que, hoje, pode ser encontrado na loja virtual como Fixador em Alça Duplo.
O princípio da ideia de Aline era criar um recurso para que a filha pudesse segurar sozinha a mamadeira. Atualmente, esse produto de inclusão possibilita que pessoas, de crianças a idosos, possam segurar outros utensílios como brinquedos, copo, garrafa de água e até a cuia de chimarrão. Aline relata que fica muito empolgada ao ver uma marca se importando com o assunto e pensando nessas necessidades.
“Temos que adaptar praticamente tudo para a Débora, de cama a banheiro. É muito bom participar deste processo e ter a oportunidade de contar as nossas experiências para desenvolver recursos que atendam às necessidades. Antes não pensávamos que a minha filha pudesse segurar um lápis. Hoje eu consigo perceber a alegria no rosto dela quando consegue realizar uma tarefa diferente”, conta Aline.
Profissionais de saúde e usuários participam de processo colaborativo
Outro exemplo de produto cocriado na Mercur é a Cinta Protetora de Gastrostomia Mercur para uso com Cateter, que serve para dar mais segurança e conforto para pessoas que perderam temporariamente ou definitivamente a capacidade de deglutir alimentos e se alimentam por meio de cateter ou bóton. É indicada para nutrição de longa permanência, disfagia, câncer de boca ou garganta, acidente vascular cerebral e durante alguns tratamentos como quimioterapia, radioterapia, Alzheimer e casos de desnutrição severa.
A terapeuta ocupacional Vivian Scotti e a fisioterapeuta Nedi Martins, de Passo Fundo, fizeram parte da cocriação e legitimação do produto. Entre as vantagens está o ganho de peso, menor risco de infecção, mais opções alimentares, menos complicações pulmonares e a melhora da autoestima dos pacientes, já que a sonda fica por baixo das roupas, facilitando o convívio social. Está disponível em quatro tamanhos, que atendem crianças e adultos.
Colaboração e cocriação como prática organizacional
Em 2018, o Diversidade na Rua deixou de ser um projeto e se tornou uma prática organizacional cotidiana na Mercur. De acordo com o estudo recente da Forrester, empresas centradas no cliente não apenas atendem às expectativas do consumidor, mas também conquistam um crescimento de receita notável. Em um mundo onde os consumidores estão mais informados e exigentes do que nunca, a colocação do cliente no centro das estratégias de negócio é um diferencial determinante.
De acordo com Cristina Fank, terapeuta ocupacional, desenvolver produtos com as pessoas e não para elas é o que faz sentido nessa caminhada.
“Consideramos as pessoas como o centro de tudo, como sujeitos que têm necessidades, desejos, ideias e muito a contribuir na criação de recursos que sejam realmente funcionais e facilitem o dia a dia”, relata.
Nos processos de cocriação, foram materializados mais de 20 recursos de Inclusão cocriados com redes de relacionamento. Dentre eles:
– Cinta Protetora de Gastrostomia Mercur para uso com Cateter
– Fixador em Alça Duplo Mercur para Objetos Aumento da Autonomia
– Fixador em Tira Mercur para Objetos Aumento da Autonomia
O que são recursos de Tecnologia Assistiva?
Recursos de Tecnologia Assistiva são aqueles artefatos que possibilitam a independência e favorecem a autonomia de pessoas com dificuldade de segurar objetos, como escova de dentes, brinquedos, talheres, pincéis e canetas.
Quer conhecer mais recursos de Inclusão cocriados na Mercur? Acesse nossa Loja Virtual.
Você receberá uma resposta em breve.
Deixe um comentário