Saúde

Saiba como a termoterapia pode aliviar os sintomas da sinusite

Publicado em: 6 de novembro de 2024

Tempo estimado de leitura: 10 minutos

Por: Arquipélago

Entenda como a aplicação de calor pode contribuir para a redução da dor de cabeça e da pressão na região da face

Neste texto você vai encontrar:

  • O que é sinusite?
  • Sintomas da sinusite
  • Como a termoterapia pode ajudar a aliviar sintomas de sinusite

Alergias respiratórias são mais comuns do que imaginamos: para se ter uma ideia, entre 2016 e 2020, o Brasil registrou mais de 12.897 internações causadas por sinusite crônica. Esses dados fazem parte do estudo “Epidemiologia da Sinusite Crônica no Brasil, de 2016 a 2020”

A doença é tão presente no dia a dia dos brasileiros, que um levantamento realizado pelo Google, e divulgado pelo portal G1, apontou que o Brasil é o país no mundo que registrou o maior volume de buscas pelo termo entre 2022 e 2023. 

O que é a sinusite? 

A região do crânio é formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos e a sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face.

São os seios da face que dão ressonância à voz, aquecem o ar que inspiramos e diminuem o peso do crânio, ajudando na sustentação. Essa região possui mucosas, como as presentes no nariz, e esse fluxo de secreção é permanente e imperceptível.

Porém, de acordo com o Ministério da Saúde, quando há alterações que impedem a drenagem destas secreções, há o surgimento de processos infecciosos e alérgicos, que inflamam as mucosas e facilitam a entrada de germes, o que ocasiona a sinusite. 

Quais são os principais sintomas da sinusite?

De acordo com o Ministério da Saúde, existem dois estágios da doença que merecem atenção: a sinusite crônica e a aguda.

No caso da sinusite aguda, alguns dos sintomas são dor de cabeça e na região dos seios da face, podendo ser uma pontada, uma sensação de pulsação ou pressão e peso na cabeça. É normal que pessoas com sinusite aguda apresentem secreção amarelada ou esverdeada, o que dificulta a respiração.

Outros sintomas da sinusite aguda podem ser febre, cansaço, coriza, tosse, dores pelo corpo e perda de apetite. 

Já na sinusite crônica, os sintomas são os mesmos, porém variam de intensidade. Quadros de tosse costumam ser comuns nesses casos, e ocorrem mais à noite quando a pessoa se deita, pois a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais irritando as vias aéreas. Já dor nos seios da face e febre podem não ocorrer. 

Como a termoterapia pode ajudar a aliviar sintomas da sinusite?

O uso de calor pode ser um bom aliado no alívio da dor de cabeça relacionada à sinusite, pois melhora a circulação na região dos seios da face, facilitando a drenagem do muco e reduzindo a congestão nasal e pressão na região.

“O calor provoca uma vasodilatação dos vasos sanguíneos locais, aumentando o fluxo de sangue, oxigênio e nutrientes. Esse aumento da circulação também auxilia no alívio da sensação de peso e dor na face já que o calor estimula ainda as fibras nervosas que respondem a temperaturas quentes, promovendo uma sensação de conforto e relaxamento que contribui para a diminuição da percepção da dor, promovendo assim uma melhora da qualidade de vida enquanto o processo inflamatório é tratado” explica a fisioterapeuta Caroline Wagner.

Aplicar a termoterapia ajuda na drenagem dos seios paranasais e reduz o desconforto, facilitando uma recuperação mais rápida dos sintomas associados à sinusite.

Dicas para aliviar os sintomas da sinusite

A fisioterapeuta Caroline Wagner explica que existem alguns cuidados na aplicação de calor na face, por ser uma região mais sensível. 

“A temperatura recomendada para a termoterapia facial pode variar entre 37 °C e 42 °C, de acordo com a sensibilidade e tolerância do usuário” , explica.

Essa faixa de temperatura é suficiente para promover o efeito de vasodilatação sem causar desconforto ou risco de queimaduras. 

A profissional recomenda que a aplicação, que pode ser feita através de uma bolsa de água quente deve durar entre 15 e 20 minutos ou conforme orientação do profissional de saúde e direcionada na região dos seios paranasais, que inclui a área ao redor dos olhos, maçãs do rosto e nariz. 

Outro recurso que pode ser utilizado são as máscaras em gel, que podem ser utilizadas tanto com frio ou calor, para aliviar a dor na região dos olhos e a sensação de inchaço e pressão. 

Mas é preciso ter atenção: a especialista explica que a termoterapia não é indicada para pacientes com problemas circulatórios, alterações de sensibilidade e do cognitivo, e quando houver sinais de febre ou secreção purulenta, uma vez que o calor pode piorar o quadro inflamatório e propagar a infecção. 

Conheça outros produtos de termoterapia da Mercur através da nossa loja online

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviando comentário, aguarde..

Assine a nossa Newsletter