Educação

10 dicas para uma lista de material escolar sustentável

Publicado em: 22 de janeiro de 2024

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Por: Arquipélago

É possível encontrar opções que reduzem o impacto na natureza e ainda trazem economia.

O ano escolar já anuncia que está chegando e com isso é hora de organizar os materiais escolares que irão acompanhar as crianças e jovens neste momento tão importante na vida das famílias. A busca por produtos sustentáveis para a lista de material escolar tem crescido, motivada pela crescente conscientização ambiental e preocupação com os impactos das atividades humanas.

O melhor caminho para uma lista de material escolar sustentável é a escolha de produtos duráveis, reciclar itens antigos, e verificar a origem dos materiais usados nos produtos. Essas ações colaboram também com a economia, já que reaproveitar materiais podem colaborar com o bolso.

Conheça algumas dicas úteis que podem ajudar neste momento:

 

Material escolar para Educação Infantil – 0 a 6 anos

  1. Lápis de Cor Ecológico: Escolha lápis de cor feitos de madeira sustentável ou reciclada, com pigmentos não tóxicos e com certificação.
  2. Papel Reciclado para Desenhos: Incentive o uso de cadernos e folhas de papel reciclado para as atividades de desenho, pintura e colagem.
  3. Cola à base de água: A Mercur produz colas atóxicas e laváveis e podem ser usadas em papelão, cartolina, papel pardo e fotos. Além disso, o bico aplicador com abertura menor, evita sujeira e desperdício, um ponto importante na busca pela sustentabilidade também na hora da lista de materiais escolares. Existe a opção de Cola Gel Mercur ou Cola Branca Escolar.
  4. Borrachas naturais: Produzidas a partir do látex das seringueiras, uma matéria-prima renovável, as Borrachas Naturais Mercur têm parte da sua origem no Projeto Borracha Nativa, que apoia comunidades extrativistas do Pará, incentivando assim o desenvolvimento local e a preservação do meio ambiente. O produto está também mudando sua fórmula: substituindo a carga mineral e não renovável pela fécula de mandioca, chegando a uma composição até 75% renovável.
  5. Engrossadores: com maior utilidade nesta fase, os engrossadores auxiliam no desenvolvimento da coordenação motora dando apoio fundamental na prática da escrita, que tem início nestas faixas etárias. Também pode entrar na lista de material escola para Ensino Fundamental.

 

Leia mais: 7 dicas de cuidados com materiais escolares

 

Material escolar para Ensino Fundamental –  6 a 15 anos

  1. Corretivos recarregáveis: Nesta fase, a escrita começa a ser feita à caneta, de maneira que o uso de corretivos se faz presente, dando a possibilidade de errar e aprender novamente. A Fita Corretiva Recarregável Mercur é pequena para ser carregada no estojo e possui pontas que ajudam a corrigir de forma precisa, além de permitir a escrita logo após a aplicação. A possibilidade do refil evita que o produto seja jogado fora quando acaba, reduzindo os impactos ambientais.
  2. Tesouras com cabos feitos de plástico reciclado: Opte por tesouras com cabos feitos de plástico reciclado, além de pontas arredondadas para evitar ferimentos. O material deve ser confortável para as mãos da criança ou jovem, nem grande nem pequeno demais.
  3. Produtos não licenciados: Em respeito à infância, a Mercur não produz materiais licenciados com personagens infantis, pois vê que, em diversos aspectos, isto pode incentivar o consumo de outros produtos e a comparação entre as crianças. Por outro lado, outras informações podem estar presentes nos materiais escolares, como a valorização da diversidade cultural das Borrachas de Apagar Expressões Regionais; frases que estimulam a reflexão sobre escolhas e impactos na vida e ambiente das Borrachas de Apagar Aprender para a Vida; ou ainda palavras que incentivam atitudes positivas e o protagonismo – como gentileza, felicidade, criatividade e coragem -, podendo ser usadas como instrumento didático para trabalhar os sentimentos, como as das Borrachas de Apagar TR Sentimentos.

 

Leia mais: Volta às aulas: você sabia que as borrachas escolares podem ajudar o meio ambiente?

 

Material escolar para Ensino Médio – a partir dos 15 anos

  1. Engrossadores: Desenvolvidos para proporcionar mais autonomia e segurança na hora de manusear objetos, trazem autonomia e independência. Os Engrossadores Grip Mercur são feitos de borracha e se encaixam em vários tipos de materiais como canetas, lápis e pincéis, podendo ser usados por destros e canhotos, trazendo sustentabilidade e economia.
  2. Caderno de Anotações Durável: Procure cadernos resistentes e duráveis, reduzindo a necessidade de substituição frequente. Incentive o uso de maneira consciente usando corretivos e borrachas nas correções e não retirando a folha do caderno.

 

Conheça o Relatório de Impactos da Mercur

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviando comentário, aguarde..

Assine a nossa Newsletter