Saúde

Bengalas: para que servem e quais os tipos?

Publicado em: 14 de maio de 2024

Tempo estimado de leitura: 10 minutos

Por: Paes.digital

Pessoas que apresentam algum tipo de limitação nos movimentos inferiores do corpo podem se beneficiar do uso das bengalas

Ao pensar em bengalas e outros auxiliares de marcha, como andadores e muletas, é comum associarmos o uso a pessoas mais idosas.

De certa forma, isso é verdade. Mas os idosos não são os únicos que podem precisar utilizar este tipo de recurso.

Existem muitas situações, como torções, fraturas, contusões, cirurgias, que podem tornar o uso desses dispositivos necessário.

As bengalas, por exemplo, são indicadas para pessoas que sofrem com instabilidade ou falta de equilíbrio, além de casos de fraqueza ou lesões leves nos membros inferiores e dores.

Quando devo usar bengalas?

Como citamos, as bengalas são muito recomendadas para quem sofre com doenças nos ossos e articulações, quem passou por algum tipo de acidente e ainda está recuperando os movimentos ou idosos que têm dificuldades para se locomover e manter o equilíbrio.

As bengalas da Mercur foram desenvolvidas através da cocriação. Isso significa que, no processo de desenvolvimento, ouvimos profissionais da saúde e usuários em busca de percepções sobre a nova proposta de recurso de apoio.

A ideia é buscar comportamentos de uso que pudessem nos orientar sobre atributos a serem incorporados no novo produto.

Dessa forma, elas buscam aumentar a base de suporte e reduzir o apoio do peso, contribuindo para:

  • Trazer mais liberdade de movimentos;
  • Otimizar o deslocamento;
  • Proporcionar mais equilíbrio;
  • Reduzir a carga de peso em um dos membros inferiores;
  • Preservar a autonomia durante a execução de atividades rotineiras.

Além disso, as bengalas são muito benéficas para estimular o sentimento de confiança e trazer mais segurança durante o deslocamento, evitando quedas.

“Esses dispositivos melhoram o equilíbrio, trazem mais estabilidade e segurança ao caminhar, reduzindo o risco de quedas e o agravamento das condições de saúde que estão dificultando a locomoção”, esclarece a colaboradora e fisioterapeuta, Caroline Wagner.

De acordo com a fisioterapeuta, as bengalas aumentam a base de apoio e diminuem a carga nos membros inferiores, além de servir como uma espécie de “rastreador” do meio ambiente.

Para saber qual dos tantos modelos de que existem no mercado é o ideal para cada caso, é importante contar com o auxílio de um profissional de saúde. Ele também irá fornecer as orientações para a regulagem correta e o modo de usar com segurança e conforto.

Características de cada tipo de bengala

Bengala Bastão Mercur Alumínio Regulável:

Esse modelo possui o apoio de mão ergonômico, que proporciona uma pegada mais natural.

Com cantos arredondados, esse formato que não separa os dedos proporciona melhor distribuição da pressão palmar, evitando as chances de dores na mão e desconfortos durante o uso.

O acabamento texturizado também contribui para isso.

Além disso, a bengala fixa possui uma alça de punho, que facilita o manuseio, possibilitando manter o dispositivo próximo ao corpo, mesmo quando necessário deixar as mãos livres.

Ela conta ainda com um suporte para apoiar pequenos objetos, como sacolas.

Para garantir a segurança e melhor visualização do usuário, a bengala possui fita refletiva em torno de toda ela.

O dispositivo também tem ponteira articulada para gerar uma passada mais natural, com ranhuras que reduzem o risco de deslize em pisos com acúmulo de líquido e sinalizador de desgaste.

Bengala Bastão Mercur com Apoio Alumínio Regulável

Esse modelo possui as mesmas características da Bengala Fixa, com a diferença que Bengala Fixa com Apoio – como o nome sugere – possui um apoio adicional.

Localizado no cabo, próximo ao lugar da pega, ele auxilia o usuário a erguer-se utilizando as duas mãos, reduzindo o esforço nas pernas, necessário para que ele se levante.

Bengala Bastão Mercur Dobrável Alumínio Regulável

Assim como os demais produtos, a Bengala Dobrável mantém as características como apoio de mão ergonômico, alça para punho, acabamento texturizado, suporte para apoiar pequenos objetos, fita refletiva e ponteira articulada.

O seu grande diferencial está na possibilidade de dobrar a bengala, o que oferece praticidade para guardar e transportar o produto quando não estiver em uso.

Bengala Bastão Mercur 4 Pontas com Apoio Alumínio Regulável

A Bengala 4 Pontas com Apoio possui os mesmos atributos das anteriores, mas, além disso, ela possui alguns apoios extras.

O primeiro está na altura das mãos, o que auxilia o usuário a erguer-se utilizando as duas mãos, reduzindo o esforço nas pernas para levantar-se.

O segundo está na base com 4 ponteiras flexíveis. Ela oferece melhor aderência do produto ao solo e maior estabilidade através da base de apoio ampliada, proporcionando um deslocamento estável e seguro.

Além de mais resistentes, elas proporcionam leveza, estabilização, segurança e conforto.

As Bengalas da Mercur estão disponíveis em 5 cores: Azul Escuro, Grafite Escuro, Lilás Escuro, Marrom Médio e Preto.

Bengala Bastão Mercur Tipo T Alumínio

A Bengala Tipo T possui maior área de pega, proporcionando uma melhor distribuição da pressão palmar na estrutura do acessório e redução da área que separa os dedos, melhorando o conforto e evitando as chances de dores na mão.

Bengala Bastão Mercur Tipo T Dobrável Alumínio

A Bengala Tipo T Dobrável também possui uma maior área de pega, que proporciona melhor distribuição da pressão palmar. Seu acabamento texturizado gera mais firmeza e diminui atritos com a pele. Para facilitar seu uso no dia a dia e gerar mais autonomia para quem está usando, ela possui uma face plana, podendo ser apoiada em superfícies, alça de punho, possibilitando que a pessoa possa manter a bengala próxima ao corpo, gancho para pendurar o produto e um suporte que auxilia no apoio de pequenos objetos.

Possui anéis ajustáveis entre os tubos e ponteira articulada, contribuindo para uma passada mais natural, com ranhuras que reduzem o risco de deslize em pisos com acúmulo de líquido.

Para conhecer todas as Bengalas da Mercur, acesse a nossa loja virtual.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

2 respostas para “Bengalas: para que servem e quais os tipos?”

  1. MARGARETE FERNANDES DA SILVA disse:

    Estou usando bengala, sim. Concordo que ela me traz benefícios. Me deixa mais segura além de mais atenta.

    • Mercur disse:

      Olá, Margarete. Tudo bem? Para nós é muito importante saber que nossos produtos, que foram pensados e desenvolvidos com tanto cuidado, estão atendendo às sua necessidades e de tantas outras pessoas mais. Pensamos em cada detalhe, sempre colocando as pessoas no centro dos processos. Conte sempre com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter