Cinta lombar: quando é recomendado usar?
Tempo estimado de leitura: 4 minutos
Recurso ortopédico é um aliado para garantir a estabilização da região lombar.
Uma alternativa que atua em conjunto com demais tratamentos de saúde e costuma ser indicada por médicos e fisioterapeutas para o tratamento e prevenção de problemas ortopédicos ou musculares, é o uso de órteses. Ou seja, acessórios pensados para melhorar o estado funcional ou estrutural de músculos, ossos e articulações, resultando em benefícios mecânicos e ortopédicos.
A cinta lombar é um desses acessórios que ajudam na estabilização da região lombossacral, pois tem design que oferece praticidade no uso diário. A solução tem a proposta de prevenir e tratar patologias nas costas e na cintura, e é também chamada de Órtese para Costas e Cintura.
Outros produtos da Mercur que se assemelham a essa proposta de estabilização ou restrição de movimentos na coluna lombar e sacral, são os Coletes Putti e as Faixas Abdominais Elásticas, a diferença entre os produtos está na sua estrutura e na recomendação de uso. Além das indicações já citadas, a cinta lombar é funcional para compressão abdominal em condições pós-operatórias, já que tem a opção de ajuste extra de compressão através de suas faixas elásticas.
“A Cinta Lombar com Hastes e Ajuste Duplo proporciona maior estabilidade e compressão para diferentes situações de uso como tratamento de lombalgia multifatorial, contraturas musculares, discopatias e traumatismos em geral, pós-operatórios ou outras alterações na região que necessitem de repouso ou estabilização”, explica a fisioterapeuta Caroline Wagner.
A profissional de saúde também aponta o uso da cinta para a realização de exercício físico e atividades laborais, que envolvam levantamento de peso e que necessitam de suporte, além de estímulo da postura e consciência corporal como estratégia complementar em tratamentos fisioterapêuticos, como pilates, RPG, entre outros. Porém, a cinta não deve ser utilizada em casos que demandem a imobilização da coluna, como traumas graves e fraturas.
Características e principais indicações de uso da Cinta Lombar com Hastes e Ajuste Duplo
A cinta para a coluna da Mercur foi desenvolvida com modelagem ergonômica, um recurso que se adapta a diferentes anatomias corporais. Seu fechamento é ajustável e com hastes flexíveis, que proporcionam maior estabilidade e um sistema de tração elástica que garante compressão mais precisa e eficaz para diferentes situações de uso. Saiba quais são as principais indicações de uso de cinta lombar, em caso da necessidade de estabilização e compressão da coluna lombossacral para tratamento e prevenção de:
- Lombalgias de origem multifatorial ou decorrentes de artrose, contraturas musculares, discopatias, lesão lombar e traumatismos em geral;
- Pós-operatórios ou outras alterações da região que necessitem de repouso e/ou estabilização;
- Atividades físicas e laborais que envolvam levantamento de peso e que necessitem suporte;
- Estímulo da postura e consciência corporal como estratégia complementar em tratamentos fisioterapêuticos como pilates, RPG, entre outros.
*Recomendamos que um profissional de saúde seja consultado para um diagnóstico preciso, antes do uso dos produtos citados.
Você receberá uma resposta em breve.
Deixe um comentário