Inclusão

Engrossadores: quando e como usar este recurso de inclusão?

Publicado em: 19 de abril de 2024

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Por: Paes.digital

Os engrossadores facilitam a pega de objetos, gerando mais independência a quem precisa

O engrossador é um recurso de Tecnologia Assistiva que auxilia pessoas com dificuldades de preensão palmar no uso de utensílios como facas, garfos, lápis e outros itens. Ele serve para engrossar a espessura do cabo de objetos, facilitando a pega.

Para desenvolvê-lo, aqui na Mercur, utilizamos a cocriação. Esse processo envolve diversos workshops de cocriação e legitimação. Nesses encontros, os protagonistas são as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, suas famílias, profissionais da saúde, da educação, do design, enfim, gente que sabe do assunto.

Foi através deste processo que percebemos que muitas pessoas com dificuldades motoras precisam engrossar os cabos dos utensílios que usam em seu dia a dia. Para eles, quanto mais robusto for o objeto, mais fácil e possível será segurá-lo, o que dá mais firmeza ao manuseio. Por isso, foram desenvolvidos os engrossadores.

Quando e como usar engrossadores?

Os engrossadores podem ser usados sempre que forem necessários. Alguns exemplos de engrossadores produzidos pela Mercur através da cocriação são:

Engrossador de Talheres Mercur para Dificuldade Motora
Engrossador em Discos Mercur Lápis e Caneta para Dificuldade Motora
Engrossador Grip Mercur Curto para Lápis, Caneta e Pincel, esse também disponível na versão longo
Engrossador Horizontal Mercur Lápis e Caneta para Dificuldade Motora
Engrossador Multiuso Mercur para Lápis, Caneta e Talheres.

Como são usados para auxiliar na preensão e manuseio de objetos, eles são muito úteis para pegar talheres, pincéis, lápis de cor, canetas e outros itens com um design mais alongado e comprido. São indicados para segurar objetos que não possuem a circunferência muito espessa.

Eles também podem ser usados combinados com outros recursos de inclusão, como nos casos em que o usuário perdeu a mobilidade ou apresenta tremores e movimentos involuntários.

O uso combinado gera soluções personalizadas para cada usuário, como explica a terapeuta ocupacional Tatiane Ferreira Barp.

“Existem várias possibilidades. Com alguns produtos, podemos ter muitas opções diferentes de combinação com os recursos de Tecnologia Assistiva, basta olhar para o nosso usuário, para o nosso paciente”, explica.

A Pulseira de Peso, por exemplo, pode ser usada junto com os engrossadores. Ela ajuda a estabilizar o movimento do braço para que o engrossador cumpra a função de preensão.

Confira outros itens de inclusão em nossa loja virtual.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

2 respostas para “Engrossadores: quando e como usar este recurso de inclusão?”

  1. Solange Maria dos Santos disse:

    Top

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviando comentário, aguarde..

Assine a nossa Newsletter