Gestão responsável

Estar e fazer com as pessoas: a cultura da cocriação na Mercur

Publicado em: 19 de janeiro de 2021

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Por: Engaje! Assessoria de Imprensa

A construção coletiva como prática no dia a dia.

Conectar ideias e pessoas diversas, desenhar, rabiscar, projetar, colocar a mão na massa e se divertir. Até aqui, tudo indica que estamos falando de um espaço de aprendizagem. E estamos mesmo. Esse espaço de aprendizagem existe e se movimenta em uma indústria que atua nas áreas de educação e saúde localizada em Santa Cruz do Sul, a Mercur.

Traduzida na forma como a empresa se relaciona com a sua rede – pautada em seu compromisso institucional de unir pessoas e organizações para criar soluções e encaminhamentos sustentáveis – a cultura da cocriação foi invadindo a Mercur e está presente em seus processos, seja na busca de soluções para desafios internos, seja na criação de novos produtos.

“A cocriação é uma forma como escolhemos nos relacionar com as pessoas e de diferentes jeitos ela é experimentada, respeitando o tempo, o interesse e a disponibilidade de cada um”, ressalta Iédem Storch, que atua na Área de Aprendizagem da Mercur.

Ela explica que não funciona como uma receita de bolo, com etapas a seguir, mas sim como o resultado de aprendizagens obtidas ao longo dos anos e que, pouco a pouco, foram tomando forma em um jeito de fazer: o fazer com as pessoas e não mais para elas, deixando de gerar demandas e passando a atender necessidades reais que existem em suas vidas.

 

Muleta Canandense fixa e Bolsa Térmica Natural  – Prêmio Bonancini de Design 2020

O ato de cocriar legitima e materializa o propósito da Mercur de participar da construção de um mundo de um jeito bom pra todo o mundo, pensando no bem estar da coletividade a partir daquilo que sabe fazer bem. Ou seja, colocando à disposição das pessoas a estrutura da empresa para a busca de soluções que melhorem a vida de todos.

Os colaboradores ressaltam que cocriar é uma descoberta que continua a se fazer no caminhar. Quanto mais se vivencia a cocriação com as pessoas, percebe-se o sentido que faz para todos os envolvidos. E isso contribui também para o desenvolvimento de competências como autonomia, protagonismo, criatividade e pertencimento.

No processo de desenvolvimento de novos produtos e serviços contamos com a expertise de profissionais de diversas áreas, entre eles, designers que trazem todo seu conhecimento técnico, criativo e de inovação. A partir dessas parcerias, em 2020, a nova Muleta Canadense Fixa e a Bolsa Térmica Natural foram premiadas pelo seu design com ouro e prata, respectivamente, na categoria Equipamentos hospitalares, home care e tecnologias assistivas, na 8ª Edição do Prêmio Bornancini. A inscrição na premiação foi feita pelas agências que participaram do processo de cocriação desses produtos:  Design Único e  Grupo Criativo, ambas de Porto Alegre/RS.

 

Do lado esquerdo, um card mostrando todas as cores do apoio para braço da Muleta Canadense Fixa e à direita, outro card com a Bolsa Térmica Natural grande, indicando suas premiações nas categorias ouro e prata.

A Muleta Canadense e a Bolsa Térmica Natural receberam 1º e 2º lugar, respectivamente, na categoria Design de produto: Equipamentos hospitalares, home care e tecnologias assistivas. #PraCegoVer: Do lado esquerdo, um card mostrando todas as cores do apoio para braço da Muleta Canadense Fixa e à direita, outro card com a Bolsa Térmica Natural grande, indicando suas premiações nas categorias ouro e prata.

 

Com realização bienal, o Prêmio Bornancini tem por objetivo reafirmar o papel do design como propulsor de inovação, visando a concretização de uma sociedade melhor para todos e é uma iniciativa da Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul (Apdesign) e conta com o respaldo da Associação Brasileira de Design (ABDesign). Todo o regulamento, categorias, estudantes e profissionais premiados podem ser consultados no site do evento, onde também está disponibilizado o vídeo, na íntegra.

Além dos produtos agraciados pela premiação, nosso facilitador, Jorge Hoelzel participou do evento que foi transmitido de forma online pelo YouTube, falando junto com Flávia Amadeu, Fundadora da Amadeu Design sobre o tema “Design e Amazônia: como fomentar uma relação de cuidado através da geração de negócios com a região e as pessoas que lá vivem?”. Na ocasião, Jorge contou sobre suas experiências e aprendizados na relação da Mercur com os povos da floresta, através do Projeto Borracha Nativa. Vale a pena conferir como foi essa conversa no YouTube.

 

Em um fundo preto com um logotipo em vermelho, duas telas mostravam os rostos de cada um dos participantes, uma mulher e um homem, que estavam sorrindo.

Na imagem, Flávia Amadeu e Jorge Hoelzel estão se cumprimentando durante o início da conversa, que foi transmitida ao vivo durante o evento. #PraCegoVer: Em um fundo preto com um logotipo em vermelho, duas telas mostravam os rostos de cada um dos participantes, uma mulher e um homem, que estavam sorrindo.

 

Princípios e práticas que contribuem com a cultura da Cocriação

  • A liderança é rotativa. Todos podem e são encorajados a contribuir.
  • A responsabilidade é compartilhada. Somos todos corresponsáveis pelo que acontece quando estamos juntos.
  • Confiamos em um propósito maior que nos une. É pela solução do que nos desafia, que estamos juntos nesse processo.
  • Falar com intenção. Percebendo o que tem relevância para a conversa que está acontecendo no momento.
  • Ouvir com atenção e com o coração. Respeitando o tempo e o lugar de fala do outro.
  • Conectar ideias e pessoas diversas. Cocriar é plural.
  • Tornar o conhecimento coletivo visível. Cocriar é colocar a “mão na massa”, desenhar, rabiscar, projetar, divertir-se!

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter