Lesão no tornozelo: como a tornozeleira pode ajudar na recuperação
Tempo estimado de leitura: 5 minutos
As lesões no tornozelo prejudicam o movimento natural do corpo, restringindo atividades diárias. Para manter o corpo saudável, é preciso cuidar da região
Neste texto, você vai ler sobre:
- Benefícios da tornozeleira para atividades físicas;
- Benefícios da tornozeleira para evitar e se recuperar de lesões.
Durante a prática de esportes e exercícios físicos, ou mesmo nas atividades rotineiras, as pessoas podem sentir dores e incômodos nos tornozelos.
Esses desconfortos podem ser minimizados ou prevenidos com o uso de uma tornozeleira. Ela é um excelente recurso para evitar que lesões se manifestem ou reapareçam.
A tornozeleira ajuda a manter o conforto e proteção para quem tem algum problema e possibilita uma melhor recuperação de quem está lesionado.
No entanto, para funcionar de forma eficiente, a órtese precisa ficar bem ajustada aos tornozelos. E, muitas vezes, é difícil encontrar um modelo que cumpra essa função.
Nesses casos, uma Tornozeleira Ajustável, pode ser a opção ideal. O modelo fabricado pela Mercur se adapta aos diferentes formatos de pé e ainda é isolante térmico, melhorando a circulação sanguínea e potencializando a recuperação.
Quando a Tornozeleira Ajustável é indicada?
Para adquirir uma tornozeleira não é preciso receita médica, pois sua venda é livre. Mas, para que seja utilizada da forma correta, é interessante contar com o suporte de um especialista, porque a indicação de uso varia para cada caso.
“Esse é um recurso indicado tanto para prevenção como para tratamento de lesões no tornozelo e pé, como entorses, tendinites, etc”, explica a fisioterapeuta e colaboradora da Mercur, Caroline Wagner.
Para cada situação, pode ser recomendado um tipo de tornozeleira. Afinal, ela age tanto prevenindo lesões como de forma terapêutica, favorecendo a recuperação.
No caso da Tornozeleira Ajustável, é realizada a compressão necessária na região do tornozelo para o tratamento de torções (entorses), tendinites e outras condições de saúde que exijam a estabilização do membro.
O material utilizado para sua fabricação contribui para que o produto retenha o calor corporal e ofereça a compressão no nível certo.
Sendo assim, ela deve ser utilizada se houver necessidade de dar estabilidade para os tornozelos quando estão fracos ou machucados.
Como citamos no início do texto, a Tornozeleira Ajustável é capaz de se adaptar a diferentes formatos de pé e ainda age retendo o calor corporal.
Esses fatores ajudam a melhorar a circulação sanguínea e potencializar a recuperação.
Por conta disso, também pode ser indicada por profissionais de saúde para o tratamento de artrite e artrose.
Como a Tornozeleira Ajustável ajuda na prevenção de lesões?
Por possuir uma modelagem adequada à biomecânica do tornozelo, ela gera estabilização do local, contribuindo para conservar a saúde dos membros.
“A Tornozeleira Ajustável possibilita a estabilização personalizada da articulação, promovendo compressão na articulação e estabilização dos movimentos laterais excessivos, evitando também lesões recidivas quando no retorno à prática esportiva”, complementa Caroline.
E não é somente essa articulação que se beneficia com o recurso, porque a tornozeleira também previne torções no pé. Ou seja, ela oferece uma ampla proteção para toda essa região.
“Por ser ajustável através de fechos aderentes, permite que a tornozeleira se molde a diferentes anatomias, inclusive em caso de edemas, e que o usuário gradue a compressão conforme desejado. É bilateral e confeccionada em material que mantém a região aquecida e pode ser utilizada com e sem calçado”, finaliza.
Quais são as contraindicações do uso de tornozeleira?
O produto não possui contraindicações de uso.
No entanto, é importante que faça compressão sem exagero. Quando a tornozeleira fica muito justa, ela pode gerar inchaços e interferir na circulação sanguínea, conforme explica a fisioterapeuta.
“As pessoas com alteração de sensibilidade devem ter cuidado redobrado ao verificar se o produto não está muito apertado.”
Outro ponto de atenção é sobre o uso sobre feridas ou lesões na pele. De acordo com Caroline, nesses casos o equipamento deve ser evitado.
O tempo de utilização também irá variar de acordo com a necessidade de cada pessoa.
“Caso ocorram irritações na pele ou sinais de alergia aos componentes do produto, o uso deve ser interrompido”, complementa a profissional.
Por isso, é importante consultar um especialista para que ele possa indicar o modelo adequado, bem como a forma correta de uso.
A Tornozeleira Ajustável é mais um item desenvolvido por meio da cocriação. Após a prototipagem, o produto foi testado por pessoas usuárias, como jogadores de basquete e pacientes indicados por profissionais de saúde.
Encontre esse e outros recursos de reabilitação em nossa loja online.
Deixe um comentário