Gestão responsável

Conheça o Papo Mercur, podcast com temas que vão além do dia a dia

Publicado em: 30 de outubro de 2024

Tempo estimado de leitura: 10 minutos

Por: Engaje! Assessoria de Imprensa

Educação, gestão e saúde são os principais temas deste bate papo descontraído e cheio de reflexões

Neste texto você vai encontrar:

  • O que é e como surgiu o podcast Papo Mercur
  • Principais temas dos quatro primeiros episódios do Papo Mercur

A Mercur carrega valores humanos desde a sua origem e nos últimos 12 anos passou por grandes transformações em um processo chamado Virada de Chave, que abordou a gestão e os processos, ampliando o olhar para valores humanos, sociais, ambientais e econômicos.

Alinhada a esta iniciativa, a empresa mantém um canal que propõe conversas sobre temas importantes não só para a empresa, mas para a sociedade.

Como a comunicação viveu essa transformação?

A área de Comunicação da empresa se adaptou e hoje está posicionada como uma agente de diálogos para gerar reflexões e inspirar transformações – além de ser uma das áreas responsáveis por contar as tantas histórias que acontecem na organização.

“A comunicação da Mercur tem como princípio a educomunicação e por conta disso, busca constantemente a reflexão como uma forma de se expressar”, define Fabiane Lamaison, que coordena a área de Comunicação. 

Após o que costumam chamar de “Virada de Chave”, a prática de questionar inúmeras coisas tornou-se um hábito na empresa. 

“Como seria o mundo se a Mercur não existisse mais? Qual é o nosso papel no mundo? O que fazemos está realmente ajudando as pessoas? Nós somos relevantes? De que maneira contribuímos com a sociedade?”, expõe Fabiane sobre os questionamentos feitos constantemente entre a equipe.

Segundo Gabriela Kopp, uma das comunicadoras envolvidas na produção do podcast, esses questionamentos geraram profundas reflexões que, aos poucos, foram sendo colocadas em prática em um novo jeito de atuar. 

Como foi escolhido o tema do primeiro episódio?

“O tema ‘O que uma indústria tem a ver com Educação?’ foi escolhido porque, além de ser um dos segmentos de produtos da Mercur, é também um ponto chave para todas as transformações que estamos vivenciando. Foi a partir de conversas em profundidade em torno da educação que a Mercur fez e também deixou de fazer muitas coisas”, explica.

Fabiane conta que o modelo de gestão da empresa, que está sempre em movimento, desperta uma curiosidade genuína nas pessoas e nos veículos de comunicação. 

“Acreditamos que a educação e a comunicação juntas podem auxiliar na formação de cidadãos críticos e atuantes para as necessidades do mundo. Por isso, estamos atentos para os conteúdos e formatos que são necessários para nos aproximarmos dos nossos públicos e permitir que a empresa seja percebida pelos seus valores legítimos, sustentados pelo sincero cuidado com o ser humano e o planeta que habitamos”, ressalta.

No episódio, Camila Lima e Gustavo Petry conversaram com o facilitador Jorge Hoelzel e a pedagoga Márcia Murillo, para entender mais sobre como a Mercur se relaciona com a educação, seja em seus produtos, ou em projetos e iniciativas que acontecem na empresa.

Quantas tentativas tem um acerto?

No segundo episódio do podcast, Gabriela Kopp e Gustavo Petry conversaram com Larisse e Fernando, educadores vinculados a projetos incríveis. 

Eles apresentam seu olhar inspirador de quem vive educação todos os dias, sobre frases como: “Quantas tentativas tem um acerto?”, “Acredite, ser você é ser especial” e “Ajudar a fazer faz a gente aprender”.

Papo sobre gestão e pessoas

Por volta de uma década atrás, a Mercur percebeu que as pessoas são mais importantes que os resultados. 

O terceiro episódio do podcast é um convite a uma reflexão sobre o papel da gestão no cuidado com as pessoas.

As hosts Cami e Gabi conversaram com o Breno, facilitador da direção geral da Mercur, e a Caru, coordenadora da área de Talentos Humanos e da área de Aprendizagem da Mercur, para entender como foi essa mudança na prática e como a organização atua hoje, colocando as pessoas no centro de todos os processos.

Você é Protagonista da sua Saúde?

No quarto episódio do Papo Mercur, a saúde é o tema principal. A Mercur entende que cuidar faz bem e esse cuidado está presente em todos os projetos e produtos desenvolvidos no segmento da saúde. 

Pensando sobre isso, o host Gustavo conversou com o Regis, fisioterapeuta que atua na área de Inovação da Mercur, e a Pati, psicóloga que atua na área de Talentos Humanos da Mercur. 

A partir de um papo inspirador, surgiram importantes reflexões sobre o quanto é essencial cuidar da gente mesmo e ser protagonista da nossa própria saúde.

Publicidade e infância combinam?

O quinto episódio traz a seguinte reflexão: Será que está tudo bem quando uma marca direciona publicidade ao público infantil? Aqui vai um spoiler sobre esse episódio do Papo Mercur: não! 

Mas por quê? A nossa host Camila conversou sobre isso com a Fabiane Lamaison, que é Facilitadora de Coordenação e Coordenadora de Comunicação na Mercur, e com a Carolina Pasquali, jornalista e Diretora Executiva no Instituto Alana. 

Um diálogo necessário para o entendimento de que cuidar e proteger as crianças é uma responsabilidade de toda a sociedade.

Tecnologia assistiva é um mecanismo de inclusão

Usar talheres para comer, sentar em uma cadeira, escovar os dentes, segurar o celular, digitar no computador: hábitos do dia a dia que para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida podem ser um desafio. 

Desde 2013, a Mercur cocria facilitadores de atividades de vida diária, ou seja, dispositivos que ajudam as pessoas a realizarem atividades rotineiras. 

Os recursos de Tecnologia Assistiva, como também são chamados, fazem parte de uma área interdisciplinar chamada Tecnologia Assistiva e é tema do sexto episódio do Papo Mercur.

Para nos explicar mais sobre isso, conversamos com a Cristina Fank, Terapeuta Ocupacional.

Como as indústrias podem ajudar a preservar a natureza?

Indústria e floresta: termos que parecem estar em constante conflito, mas afinal, a indústria pode ajudar a manter a floresta em pé? A resposta é sim – e na verdade, todas as pessoas também podem ajudar.

Em celebração ao Projeto Borracha Nativa Mercur, o Mateus Szarblewski, químico industrial que trabalha na Mercur, assumiu a apresentação do podcast e conversou com a Patrícia Gomes, Gestora de Projetos no Imaflora e Coordenadora e Articuladora da Rede Origens Brasil, com a Fabíola Moreira, Técnica de Desenvolvimento e Pesquisa Socioambiental no ISA e Assessora da Rede de Cantinas da Terra do Meio e com o Pedro Pereira, Cantineiro e Extrativista, que mora em Paulo Afonso, uma comunidade no Riozinho do Anfrísio, Terra do Meio, Pará.

A interação dos povos e populações da floresta com empresas, organizações e pessoas traz aprendizados muito ricos e nos faz entender que aquilo que consumimos também pode ajudar a manter a floresta em pé.

Errata: Zé do Lopes, que interpretou o Hino do Seringueiro nesse episódio, é ribeirinho e, na verdade, mora na Reserva Extrativista do Alto Juruá, que fica no Acre. É a primeira RESEX do Brasil.

Ouça o Papo Mercur na plataforma de sua preferência.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviando comentário, aguarde..

Assine a nossa Newsletter