Recuperação e prevenção: cinta lombar é aliada
Tempo estimado de leitura: 7 minutos
Entenda como o recurso pode ajudar na prevenção e recuperação de lesões na região lombar
Neste texto você vai encontrar:
- Como evitar lesões na lombar ao praticar esportes
- Quais os recursos ideais para a prática de exercícios físicos
- Como usar a cinta lombar e o que o recurso pode prevenir
A prática de esportes é uma aliada da saúde, seja para cuidados físicos, tornando o corpo mais enérgico, prevenindo problemas ósseos, musculares e patologias; mas também para a saúde mental.
Afinal, a endorfina produzida durante os exercícios auxilia no combate a transtornos de humor, estresse, ansiedade e até depressão. Inclusive, a Organização Mundial da Saúde recomenda, ao menos, 60 minutos de atividade física, três dias na semana.
Há quem siga esta recomendação à risca, nos mais variados formatos e, apesar dos inúmeros benefícios, é fundamental praticar exercício físico com responsabilidade e com atenção aos movimentos, preferencialmente com orientação de um especialista.
Para evitar lesões, além do acompanhamento de um profissional de educação física ou de um fisioterapeuta, há equipamentos desenvolvidos para funcionarem como reforços que protegem o usuário contra contusões e também atuam na recuperação mais rápida de lesões.
O preparador físico Vinicius Vanin atua no Clube Laguna Saf, time vegano que aderiu ao Pacto Global da ONU. Ele aponta que a abordagem de recuperação de atletas de alta performance depende do tipo de lesão sofrida e, no seu caso, costuma lidar com tendinites (lesão ou inflamação crônica de tendão) no quadril, coxa e joelhos.
“No caso de um jogo de futebol, a recuperação para os atletas que não tiveram lesão tem início assim que o jogo termina. Usamos processos de compressão muscular, massagem, hidratação e alimentação…. Para prevenir lesões, é importante que os atletas invistam em reforço muscular, alongamento, aquecimento e uso de equipamento adequado.“, comenta o profissional.
Quais os produtos ideais para a prática de exercício físico?
A Mercur conta com portfólios de produtos para facilitar e melhorar a prática de atividades físicas, além dos voltados para reabilitação e para a termoterapia, que auxiliam na recuperação de contusões.
Um desses produtos que atua evitando lesões e ajuda na reabilitação de atletas amadores e profissionais é a Cinta Lombar.
Por proporcionar estabilização da região lombossacral, atua restringindo os movimentos do tronco durante o uso, proporcionando compressão e estabilização em diferentes atividades para proteger a coluna.
A Cinta Lombar com Haste e Ajuste Duplo da Mercur é recomendada para a prática de atividades físicas que envolvam levantamento de peso e, também, em atividades fisioterápicas como artigo complementar, entre outras funções.
A sua modelagem é ergonômica, recurso que se adapta a diferentes anatomias corporais e tem um fechamento ajustável, aderente e com hastes flexíveis, que proporcionam maior estabilidade.
Já o seu sistema de tração elástica garante uma compressão mais precisa e eficaz para diferentes situações de uso.
Características e principais indicações de uso da Cinta Lombar com Hastes e Ajuste Duplo
A cinta para a coluna da Mercur foi desenvolvida com modelagem ergonômica, um recurso que se adapta a diferentes anatomias corporais. Seu fechamento é ajustável e com hastes flexíveis, que proporcionam maior estabilidade e um sistema de tração elástica que garante compressão mais precisa e eficaz para diferentes situações de uso.
Características e principais indicações de uso da Cinta Lombar
- Lombalgias de origem multifatorial ou decorrentes de artrose, contraturas musculares, discopatias, lesão lombar e traumatismos em geral;
- Pós-operatórios ou outras alterações da região que necessitem de repouso e/ou estabilização;
- Atividades físicas e laborais que envolvam levantamento de peso e que necessitem suporte;
- Estímulo da postura e consciência corporal como estratégia complementar em tratamentos fisioterapêuticos como pilates, RPG, entre outros.
Estímulo da postura e consciência corporal como estratégia complementar em tratamentos fisioterapêuticos como pilates, RPG, entre outros.
Recomendamos que um profissional de saúde seja consultado para um diagnóstico preciso, antes do uso dos produtos citados.
Você receberá uma resposta em breve.
Deixe um comentário