Termoterapia: quando usar o frio e quando usar o calor
Tempo estimado de leitura: 8 minutos
A termoterapia é uma técnica não invasiva usada para tratar lesões e diminuir a dor através do calor ou frio. Entenda melhor quando usá-la!
Além dos tratamentos tradicionais, existem outras opções para cuidar do corpo. São terapias alternativas ou técnicas não invasivas que podem contribuir para a manutenção da saúde.
Embora muito se fale sobre seus benefícios, muita gente ainda tem dúvidas em relação a como funcionam. É o caso da termoterapia.
A termoterapia é uma técnica que utiliza a mudança de temperatura dos tecidos do corpo por meio da aplicação de frio ou calor e é destinada a tratamentos terapêuticos ou estéticos.
O que é hipertermoterapia?
A técnica de calor é chamada de hipertermoterapia. Ela é indicada pelos fisioterapeutas nos casos de contraturas musculares, rigidez, contusões, dores musculares e processos crônicos.
A temperatura alta atua relaxando os músculos e facilita a circulação através da vasodilatação, o que acalma e diminui a dor, além de aumentar o aporte de oxigênio e nutrientes das células.
O que é crioterapia?
No caso da terapia com baixas temperaturas, o nome utilizado é crioterapia. Ela tem efeito de vasoconstrição e é utilizada em processos inflamatórios agudos.
Para que tenha resultado, a temperatura deve ser abaixo de 26 graus, o que diminui o fluxo sanguíneo e todo o processo inflamatório que estiver em ação no organismo.
O frio age pela contração dos vasos sanguíneos, diminuindo a dor local e impedindo a formação de hematomas e edemas. Em certos tipos de ferimentos abertos, a crioterapia também ajuda a controlar a hemorragia.
Os resultados de usar essas terapias alternativas costumam surgir desde as primeiras sessões, quando utilizadas concomitantemente ao tratamento tradicional, uma vez que a técnica não substitui outros cuidados. Ela ainda pode contribuir para diminuir a quantidade de medicamentos do tratamento e outros riscos.
Quando usar a bolsa térmica para aplicar frio e quando aplicar calor?
Para que a Bolsa Térmica possa cumprir sua função e contribuir para melhorar a saúde do seu usuário é preciso saber quando usar cada tipo.
“A aplicação de bolsa fria ou gelo é mais indicada para alívio de dores, no controle do edema e de processos inflamatórios em lesões como as musculares e ligamentares, entorses, hematomas e traumas na fase aguda, ou seja, logo após ou nas primeiras horas que se sucedem ao ocorrido. Já a aplicação de bolsa quente é mais indicada para alívio de dores em fase crônica, auxiliando no relaxamento e na redução da dor, da rigidez, aumentando o metabolismo e o fluxo sanguíneo em lesões como: contraturas e tensões musculares, torcicolos e dores na coluna”, explica Caroline Wagner, nossa colaboradora e fisioterapeuta.
Conheça os benefícios da termoterapia
Os benefícios da termoterapia para as pessoas usuárias são inúmeros. Como citamos, elas contribuem para o alívio de dores, uma vez que possuem efeito analgésico, reduzindo a sensação de esgotamento ou contenção muscular na região do desconforto.
A técnica também controla lesões, reduz a sensibilidade dos nervos e previne o aparecimento de edemas causados pelo acúmulo de líquido nos tecidos.
As bolsas térmicas também são ótimas aliadas para as mulheres que sofrem com fortes cólicas durante o período menstrual e buscam por um tratamento natural e não invasivo.
No caso de cólicas menstruais, é recomendada a aplicação de calor, que promove o aumento do fluxo sanguíneo no local, proporcionando relaxamento muscular e, consequentemente, o alívio da dor.
Mas um detalhe importante deve ser considerado na hora de escolher uma bolsa térmica: pense no seu tamanho para que ela se encaixe com facilidade no abdômen, melhorando a eficiência no tratamento. Uma opção para essas situações é a Bolsa Térmica Natural Mercur pequena.
Com tamanho reduzido, ela é prática para ser levada a qualquer lugar, podendo ser aquecida facilmente em micro-ondas ou forno elétrico.
A termoterapia é indicada para todos?
Apesar de não ser um método invasivo, a termoterapia não é indicada para qualquer pessoa.
Isso porque existem situações em que o calor ou o frio podem piorar a condição do paciente.
Por isso, existem alguns casos em que a técnica pode não ser indicada ou exige maior atenção durante o uso. Veja a seguir quais são estas situações, conforme explica a fisioterapeuta da Mercur.
“Pessoas com sensibilidade ao calor/frio ou com problemas circulatórios devem consultar um profissional de saúde antes de aplicar a termoterapia. Quando usada por crianças ou idosos, deverá ter o acompanhamento de um responsável. Também não é indicada a aplicação em regiões anestesiadas e sobre lesões abertas (cortes, úlceras, feridas)”.
Como aplicar a termoterapia?
Primeiro, é preciso ter cuidado para que a bolsa térmica esteja em uma temperatura que não queime a pele. Ou seja, ela não pode estar nem muito quente, nem muito fria.
“Para maior segurança do produto e do usuário deve-se seguir corretamente as orientações de aquecimento e aplicação de acordo com cada embalagem”, reforça Caroline.
Com a Bolsa para Água Quente Mercur, por exemplo, recomendamos não utilizar água fervendo, para não danificar a bolsa – que é feita de borracha natural -, além de utilizá-la envolta em uma toalhinha para evitar queimaduras.
“Orientamos também que você utilize uma toalha durante a terapia, para evitar queimaduras tanto utilizando a bolsa fria, quanto quente. Em caso de qualquer desconforto deve-se interromper o uso e tomar os cuidados necessários com a região”, completa.
Bolsa Térmica Natural é sustentável
A Bolsa Térmica Natural da Mercur é a junção de caroços do açaí da Palmeira Juçara e de uma macia camada de algodão orgânico.
É um produto cocriado por usuários de termoterapia, profissionais da saúde e públicos comprometidos com a sustentabilidade. Ela é feita com matérias-primas adquiridas de parceiros agroecológicos que auxiliam na preservação dos biomas em que estão inseridos.
Essas instituições também priorizam o cuidado para causar o menor impacto ambiental possível e cultivam relações de produção sem exploração humana ou animal, pautadas pelo comércio justo e solidário.
Para conhecer todas as Bolsas Térmicas da Mercur e outros produtos de termoterapia, acesse a nossa loja virtual.
2 respostas para “Termoterapia: quando usar o frio e quando usar o calor”
Deixe um comentário
Você receberá uma resposta em breve.
Adorei os conselhos eu uso a minha bolsa de água quente pra colocar nos pés sou muito friolenta eles ficam logo quente na cama !!!
Olá, Elisa. Tudo bem? 🙂 A Bolsa para Água Quente é uma ótima companheira pra esquentar nossos dias frios, não é mesmo? Agradecemos por você vir conversar com a gente e ficamos felizes em saber que você gostou do nosso conteúdo.