Saúde

Termoterapia: quando usar o frio e quando usar o calor

Publicado em: 7 de junho de 2022

Tempo estimado de leitura: 8 minutos

Por: Paes.digital

A termoterapia é uma técnica não invasiva usada para tratar lesões e diminuir a dor através do calor ou frio. Quer entender melhor quando usá-la? Então continue a leitura.

Além dos tratamentos tradicionais, existem outras opções para cuidar do corpo. São terapias alternativas ou técnicas não invasivas que podem contribuir para a manutenção da saúde.

Embora muito se fale sobre os benefícios delas, muita gente ainda tem dúvidas em relação a como funcionam, esse é o caso da termoterapia. Essa técnica utiliza a mudança de temperatura dos tecidos do corpo por meio da aplicação de frio ou calor e é destinada a tratamentos terapêuticos ou estéticos.

 

Hipertermoterapia

A técnica de calor, é chamada de hipertermoterapia. Ela é indicada pelos fisioterapeutas nos casos de contraturas musculares, rigidez, contusões, dores musculares e processos crônicos.

A temperatura alta atua relaxando os músculos e facilita a circulação através da vasodilatação, o que acalma e diminui a dor, além de aumentar o aporte de oxigênio e nutrientes das células.

 

Crioterapia

No caso da terapia com baixas temperaturas, o nome utilizado é crioterapia. Ela tem efeito de vasoconstrição e é utilizada em processos inflamatórios agudos.

Para que tenha resultado, a temperatura deve ser abaixo de 26 graus, assim diminui o fluxo sanguíneo e todo o processo inflamatório que estiver em ação no organismo.

O frio age pela contração dos vasos sanguíneos, diminuindo a dor local e impedindo a formação de hematomas e edemas. Em certos tipos de ferimentos abertos, a crioterapia também ajuda a controlar a hemorragia.

Os resultados de usar essas terapias alternativas costumam surgir desde as primeiras sessões, quando utilizadas concomitantemente ao tratamento tradicional, uma vez que a técnica não substitui outros cuidados. Ela ainda pode contribuir para diminuir a quantidade de medicamentos do tratamento e outros riscos.

 

Falamos mais detalhadamente sobre como usar cada uma delas em um outro blog, clique aqui para conferir.

 

Quando usar a bolsa térmica para aplicar frio e quando aplicar calor?

Para que a bolsa térmica possa cumprir sua função e contribuir para melhorar a saúde do seu usuário é preciso saber quando usar cada tipo.

“A aplicação de bolsa fria ou gelo, é mais indicada para alívio de dores, no controle do edema e de processos inflamatórios em lesões como as musculares e ligamentares, entorses, hematomas e traumas na fase aguda, ou seja, logo após ou nas primeiras horas que se sucedem ao ocorrido.
Já a aplicação de bolsa quente é mais indicada para alívio de dores em fase crônica, auxiliando no relaxamento e na redução da dor, da rigidez, aumentando o metabolismo e o fluxo sanguíneo em lesões como: contraturas e tensões musculares, torcicolos e dores na coluna.” explica Caroline Wagner, nossa colaboradora e fisioterapeuta.

Para saber mais sobre quando usar as terapias de frio e calor, leia este blog.

 

Benefícios da termoterapia

Os benefícios para os seus usuários são inúmeros. Como citamos, elas contribuem para o alívio de dores, uma vez que possuem efeito analgésico, reduzindo a sensação de esgotamento ou contenção muscular na região do desconforto.

A técnica também controla lesões, reduz a sensibilidade dos nervos e previne o aparecimento de edemas causados pelo acúmulo de líquido nos tecidos.

As bolsas térmicas também são ótimas aliadas para as mulheres que sofrem com fortes cólicas durante o período menstrual e buscam por um tratamento natural e não invasivo.

 

Imagem de uma mulher sentada em um sofá cinza. Sobre seu abdômen há uma Bolsa Térmica Natural da Mercur.

Legenda da foto: O calor auxilia no relaxamento dos músculos abdominais, melhorando a circulação sanguínea no local e proporcionando uma sensação de conforto. #PraCegoVer #PraTodosVerem: Imagem de uma mulher sentada em um sofá cinza. Sobre seu abdômen há uma Bolsa Térmica Natural da Mercur.

 

No caso de cólicas menstruais, é recomendada a aplicação de calor, que promove o aumento do fluxo sanguíneo no local, proporcionando relaxamento muscular e consequentemente, o alívio da dor.

Mas um detalhe importante deve ser considerado na hora de escolher uma bolsa térmica: pense no seu tamanho para que ela se encaixe com facilidade no abdômen, melhorando a eficiência no tratamento. Uma opção para essas situações é a Bolsa Térmica Natural Mercur pequena.

Com tamanho reduzido, ela é prática para ser levada a qualquer lugar e utilizada, podendo ser aquecida facilmente em micro-ondas ou forno elétrico.

Para saber mais sobre a utilização da termoterapia como auxiliar para aliviar cólicas menstruais, veja esse conteúdo do blog.

 

A termoterapia é indicada para todos?

Apesar de não ser um método invasivo, a termoterapia não é indicada para qualquer pessoa.

Isso porque existem situações em que o calor ou o frio podem piorar a condição do paciente.

Por isso, existem alguns casos em que a técnica pode não ser indicada ou exigem maior atenção durante o uso, veja a seguir quais são as estas situações, conforme explica Caroline.

“Pessoas com sensibilidade ao calor/frio ou com problemas circulatórios devem consultar um profissional de saúde antes de aplicar a termoterapia. Quando usada por crianças ou idosos, deverá ter o acompanhamento de um responsável.Também não é indicada a aplicação em regiões anestesiadas e sobre lesões abertas (cortes, úlceras, feridas)”.

Como aplicar a técnica

Primeiro, é preciso ter cuidado para que a bolsa térmica esteja em uma temperatura que não queime a pele. Ou seja, ela não pode estar nem muito quente, nem muito fria.

“Para maior segurança do produto e do usuário deve-se seguir corretamente as orientações de aquecimento e aplicação de acordo com cada embalagem”, reforça Caroline.

Com a Bolsa para Água Quente Mercur, por exemplo, recomendamos não utilizar água fervendo, para não danificar a bolsa – que é feita de borracha natural – além de utilizá-la envolta em uma toalhinha para evitar queimaduras.

“Orientamos também que você utilize uma toalha durante a terapia, para evitar queimaduras tanto utilizando a bolsa fria, quanto quente. Em caso de qualquer desconforto deve-se interromper o uso e tomar os cuidados necessários com a região.” completa.

Veja como usá-la:

 

Profissional da Mercur indica

A Bolsa Térmica Natural da Mercur é a junção de caroços do açaí da Palmeira Juçara e de uma macia camada de algodão orgânico.

 

Imagem de um cesto de palha com diversos caroços do fruto açaí. Sobre eles, há três Bolsas Térmicas da Mercur de diferentes tamanhos. Em baixo do cesto há um galho de palmeira.

As Bolsas Térmicas Naturais são a junção de diversos caroços do açaí da Palmeira Juçara cobertos por uma macia camada de algodão orgânico. #PraCegoVer #PraTodosVerem: Imagem de um cesto de palha com diversos caroços do fruto açaí. Sobre eles, há três Bolsas Térmicas da Mercur de diferentes tamanhos. Em baixo do cesto há um galho de palmeira.

 

Um produto cocriado por usuários de termoterapia, profissionais da saúde e públicos comprometidos com a sustentabilidade.

Ela é feita com matérias-primas adquiridas de parceiros agroecológicos que auxiliam na preservação dos biomas que estão inseridos.

Essas instituições também priorizam o cuidado para causar o menor impacto ambiental possível e cultivam relações de produção sem exploração humana ou animal, pautadas pelo comércio justo e solidário.

Saiba mais sobre ela acessando esse outro conteúdo.

 

Para conhecer todas as Bolsas Térmicas da Mercur, acesse a nossa loja virtual.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

2 respostas para “Termoterapia: quando usar o frio e quando usar o calor”

  1. Elisa Metz disse:

    Adorei os conselhos eu uso a minha bolsa de água quente pra colocar nos pés sou muito friolenta eles ficam logo quente na cama !!!

    • Mercur disse:

      Olá, Elisa. Tudo bem? 🙂 A Bolsa para Água Quente é uma ótima companheira pra esquentar nossos dias frios, não é mesmo? Agradecemos por você vir conversar com a gente e ficamos felizes em saber que você gostou do nosso conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine nossa
newsletter