Saúde

Bolsa de água quente ou fria: conheça as diferentes indicações

Publicado em: 30 de junho de 2023

Tempo estimado de leitura: 8 minutos

Por: Arquipélago

No inverno, as bolsas térmicas trazem alívio natural para dores e tensões; veja como usar.

Bolsas para água quente ou bolsas térmicas são itens utilizados para aplicar calor ou frio em determinadas partes do corpo com o objetivo de aliviar dores, relaxar músculos ou proporcionar conforto térmico. Diferentes tipos de materiais, capacidade de reter calor ou frio, segurança, flexibilidade, adaptabilidade, possibilidade de reutilização e fácil manutenção são algumas das propriedades deste item tão útil e presente na vida das pessoas.

LEIA MAIS: Entenda quando se preocupar com a cólica do bebê

Conheça as principais indicações de uso de bolsas de água quente ou fria e da termoterapia:

 

Aconchego e conforto térmico no inverno

  1. Antes de dormir: em uma noite fria você pode colocar a Bolsa para água quente Mercur entre os lençóis. Fabricada em látex natural, a bolsa possui ranhuras que aumentam a propagação de calor, chegando assim a temperaturas diferentes em cada lado. Lembre-se de tirá-la da cama antes de deitar, para evitar acidentes durante o sono.
  2. Para aquecer pés e mãos: no inverno é comum que extremidades como pés e mãos fiquem frios e seja difícil aquecê-los. Uma opção para se manter aquecido em baixas temperaturas é colocar a Bolsa para água quente Mercur nos pés ou segurar com as mãos, mas nunca diretamente sobre a pele. Enrole em uma toalha ou coloque dentro da Capa para Bolsa para Água quente da Mercur, feita em material 80% algodão, para evitar acidentes.
  3. Para aquecer o assento: nos meses de inverno,  você pode colocar a Bolsa de água quente Mercur, que contém bordas reforçadas e bocal firme, para maior segurança no manuseio de água quente, sobre o assento do carro ou da cadeira do trabalho, por exemplo. Dessa maneira o local fica aquecido antes do uso, garantindo aconchego e conforto em baixas temperaturas.
  4. Em atividades ao ar livre: se você está em um acampamento ou piquenique, e precisa manter a comida quente, envolva uma bolsa térmica em torno de recipientes ou utensílios para ajudar a reter o calor.

 

 

LEIA MAIS: Como aprender a amamentar: dicas para o Dia das Mães

Alívio de dores e tensões musculares

  1. Cólicas menstruais ou abdominais: resultado da tensão muscular dos músculos da região, as cólicas menstruais ou abdominais causam dor. O calor liberado pela Bolsa térmica natural da Mercur ajuda a relaxar a tensão local. Produzida com o caroço da palmeira juçara e algodão orgânico, para reduzir os impactos negativos dos processos produtivos no meio ambiente, o produto incentiva a agroecologia pela compra do algodão orgânico e também uma rede de arranjos cooperativos responsáveis pelo manejo e fornecimento do caroço.
  2. Cólicas do bebê: das primeiras semanas de vida até o terceiro mês, os bebês costumam ter dores abdominais – percebidas pelos seus cuidadores por meio do choro intenso e irritabilidade. Este é o período das cólicas dos recém-nascidos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o mal-estar costuma passar após o quarto mês, mas um dos métodos não invasivos e naturais, recomendado por pediatras, é o contato do calor com a área de desconforto. Por isso, a Bolsa Térmica Natural para Bebês da Mercur foi pensada e desenvolvida por mães, pais e profissionais da saúde para promover o cuidado e bem-estar dos bebês. É confortável e macia, com formato, tamanho e peso ideais para o abdômen do bebê, fornecendo assim tratamento adequado para cólicas.
  3. Inflamações e lesões em crianças: na infância as crianças são muito ativas. Com isso, podem se lesionar com mais facilidade que os adultos, formando pequenas contraturas musculares ou machucados. Pensada para os pequenos, a Bolsa térmica gel gato da Mercur tem formato lúdico, com ilustração de um gato segurando um aquário. Dessa maneira, quando a bolsa é movimentada, se tem a ideia de que o peixinho está nadando. Seu material permite aplicação de frio e calor terapêuticos, indicados para o tratamento de lesões, processos inflamatórios, febres, dores, cólicas e para relaxamento muscular.
  4. Maternidade: sentir sensibilidade nos seios após o parto e durante a amamentação é normal, mas a Bolsa Térmica Gel para Seios da Mercur pode auxiliar a melhorar a sensação de desconforto. O produto cobre o seio e pode ser usado quente ou frio. Quando frio, auxilia na flacidez das mamas, ajuda a enrijecer e tonificar os seios, e ativa a circulação do sangue. Quando usado quente, ajuda a dissolver caroços que podem se formar durante a amamentação, e proporciona sensação de conforto e alívio quando o seio está dolorido.
  5. Esportes e pós operatório: a prática de esportes pode ocasionar lesões, tanto quando feito de maneira amadora como em jogadores de alta performance, que participam de campeonatos e competições. Para isso, a Bolsa térmica gel pode ser aplicada fria, indicada para as primeiras 48 horas após a ocorrência da lesão (entorses, contusões, distensões). Seu formato também é útil em casos de febre, hematomas, hemorragias, edemas, dores agudas (cabeça/dente), e pós-operatórios de plásticas, cirurgias faciais, queimaduras e picadas de insetos. Quando aquecida, essa bolsa térmica tem a recomendação de aplicação somente após 48 horas da lesão, ajudando no desconforto de dores na coluna, reumáticas e de ouvido. A bolsa térmica gel não congela, é reutilizável e se molda perfeitamente ao corpo.

Outro produto que colabora nesses casos é a Bolsa Térmica Natural para Cervical. É uma alternativa para aplicação de frio e calor terapêuticos. Pensada com objetivo de criar um recurso com insumos 100% renováveis; foi criada em conjunto com usuários, profissionais da saúde, design, membros da cadeia produtiva e demais públicos conectados com o propósito da Mercur.

LEIA MAIS: Hábitos saudáveis são essenciais para uma vida com mais bem-estar

Relaxamento e alívio do estresse

  1. Ombros e pescoço: é comum que o estresse provoque dores ou desconforto na região dos ombros. A Bolsa térmica em gel para ombros tem formato ideal para a utilização na região dos ombros e pescoço, reduzindo dores provocadas por estresse ou má postura e também para relaxamento muscular.
  2. Olhos: inchaços, olheiras e infecções na região das pálpebras (terçol), além de processos pós-operatórios, podem ser facilitados com a Bolsa térmica gel para olhos Mercur, que tem formato anatômico, oferecendo conforto durante a aplicação nos olhos.
  3. Costas: permanecer sentado ou em pé por muitas horas, dependendo da situação, pode gerar lesões, fadiga, obesidade e até problemas circulatórios, além de gerar desconforto na cervical. Indicada especialmente para uso quente, a Bolsa Térmica Natural para Cervical com Algodão Reciclado é um tratamento não medicamentoso para lombalgia, cervicalgia, dor ciática, torcicolos e contraturas; lesões nas articulações e músculos em fase crônica; processos degenerativos articulares, artrose; entorses; estiramentos e contusões musculares; tendinite, bursite e outros processos inflamatórios crônicos. Em casos de tensão muscular na cervical, essa bolsa térmica contribui reduzindo a rigidez do local.

 

A Mercur recomenda sempre buscar um profissional da saúde para indicar qual o melhor tratamento para dores e entendimento do diagnóstico e tratamentos de cada um.

 

LEIA MAIS: Como melhorar seu desempenho na prática de esportes e diminuir desconfortos

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviando comentário, aguarde..

Assine a nossa Newsletter