Saúde

Como melhorar seu desempenho na prática de esportes e diminuir desconfortos

Publicado em: 30 de março de 2023

Tempo estimado de leitura: 8 minutos

Por: Maré – Marca e Conteúdo

Acessórios como tornozeleira e joelheira previnem e tratam lesões provocadas pelo impacto de atividades físicas e diárias.

O movimento realizado pelo corpo gera impacto nos músculos, o que pode causar pequenas lesões, como rompimento de fibras e flacidez.  A compressão funciona como um suporte para a musculatura, diminuindo as vibrações e aumentando o controle desses músculos durante a prática de atividades físicas. A técnica tem sido cada vez mais utilizada em diferentes áreas, desde a moda até a saúde e o esporte. Equipamentos (ou acessórios) como meias de compressão, munhequeiras, joelheiras ou panturrilheiras têm sido utilizados para melhorar a circulação sanguínea, reduzir edemas e fadiga muscular.

A sensação de cansaço é reduzida com o uso de equipamentos de compressão porque ajudam na circulação sanguínea, permitindo que o sangue flua com mais facilidade pelas veias e artérias, evitando, assim, acúmulo de sangue nas extremidades do corpo, como nas pernas e pés, uma das causas da fadiga. A compressão também pode ajudar na redução da inflamação e de edemas, outro fator que pode levar à sensação de cansaço no fim do dia. Dessa maneira, os equipamentos de compressão podem ser uma excelente opção para quem passa muito tempo em pé ou sentado, como profissionais da saúde, professores e trabalhadores de escritório. 

Outra vantagem dos equipamentos de compressão é a versatilidade. Os acessórios podem ser utilizados em diferentes situações: no dia a dia e até na prática esportiva, sendo disponibilizados em diferentes modelos, tamanhos e compressões, de acordo com as necessidades de cada pessoa. 

 

“O uso de equipamentos de compressão exige cuidados em pessoas com alteração de sensibilidade ou cognitivas, problemas circulatórios, lesões de pele ou pessoas alérgicas à alguma composição do produto.  É ideal a orientação e acompanhamento médico nesses casos”, orienta a fisioterapeuta da Mercur Caroline Schwingel. 

 

Quais acessórios usar para não se machucar na prática de esportes

 

A compressão pode ser utilizada durante a prática de exercícios físicos, ajudando a melhorar o desempenho esportivo, reduzindo a fadiga muscular e aumentando a resistência. No tratamento de lesões, os equipamentos ajudam na recuperação muscular após os treinos, diminuindo a inflamação e os edemas e acelerando a recuperação do corpo.

É importante ressaltar que, para a prática esportiva, é recomendado o uso de equipamentos específicos para essa finalidade, pois oferecem suporte muscular adequado e são fabricados com tecidos mais resistentes. Além disso, os equipamentos de compressão são aliados de outros tipos de tratamentos, como a fisioterapia ou a utilização de medicamentos. No entanto, é importante lembrar que a compressão não deve ser utilizada como tratamento único. 

 

“Deve-se tomar cuidados com a indicação correta do tamanho do produto e a compressão indicada, para não apertar em demasia e comprometer a circulação sanguínea ou gerar algum desconforto. No caso de pessoas com alteração de sensibilidade ou cognitiva, a percepção de que o produto está demasiadamente apertado e/ou gerando algum prejuízo, também pode estar diminuída”, reforça a fisioterapeuta. 

 

SAIBA MAIS: Esportes de praia: saiba quais acessórios são aliados do corpo

 

Exemplos de equipamentos de compressão

 

Algumas pessoas costumam sofrer com dores nas articulações, como joelhos e tornozelos. Geralmente acometem ligamentos, tendões e cartilagens, estruturas responsáveis pela estabilização da articulação, absorção e distribuição de cargas e impactos. Além de serem muito exigidas durante os esportes, essas regiões também são fundamentais para desenvolver as atividades do dia a dia.  

O tornozelo é uma das articulações mais importantes para manter a sustentação do corpo e a estabilidade ao caminhar. Por ser uma região muito utilizada, é comum sentir dores e ter lesões em qualquer idade. As suas causas são muito distintas, o que faz variar em gravidade e intensidade. Os joelhos, por exemplo, sofrem diversos impactos durante uma corrida. As lesões mais comuns na região são torções, contusões, traumas e até mesmo desgaste ao longo do tempo.  

Desenvolvida em 2021 pela Mercur, a Tornozeleira de Compressão Elástica foi feita a partir do processo de tecelagem da técnica Knit, que consiste na obtenção de ângulos no tecido, gerando compressão em pontos específicos do tornozelo, estabilizando a região sem gerar compressão desnecessária em toda a área de abrangência do produto. O produto é feito de camadas de entrelaçamento dos fios, tendo mais camadas em determinadas regiões, criando assim a tridimensionalidade do produto (3D). Dessa forma, tensão, densidade, espessura e porosidade variam, se moldando a diferentes anatomias de tornozelo, aumentando a área de contato do pé, e reduzindo a dor durante a realização de atividades físicas diárias.  

A tornozeleira também possui papel importante para drenagem do líquido no local da lesão, contribuindo para o controle e redução do edema. Somado a isso, é um produto 100% brasileiro e não gera resíduos com matéria-prima. 

A Joelheira de Compressão Elástica, parte da mesma linha, também é bilateral e confeccionada a partir de material que reduz a fadiga muscular, com tecnologia de absorção de umidade e secagem rápida, promovendo segurança e conforto durante o uso. Por ser anatômica, torna o movimento de flexão do joelho mais confortável. Tudo isso busca auxiliar na prevenção de lesões do joelho, proporcionando estabilização da articulação. 

 

Quando é indicado usar a tornozeleira e a joelheira de compressão elástica?

 

Ambas são indicadas para prevenir e recuperar lesões na região do joelho e tornozelo, como:  

  • Processos degenerativos e inflamatórios (condromalácia patelar, artrose, artrite, entre outros); 
  • Tendinites, lesões meniscais e ligamentares; 
  • No processo de recuperação muscular após atividade intensa;  
  • Para prevenir entorses, proporcionando proteção e firmeza durante a prática de atividades físicas 

  

Outros tipos de joelheira e tornozeleira

 

Tornozeleira Ajustável Mercur garante a compressão necessária na região do tornozelo para o tratamento de torções (entorses), tendinites e outras condições de saúde que exijam a estabilização do membro. 

Tornozeleira esporte: confeccionada em Neoprene®, que retém o calor corporal, auxiliando na redução da dor e prevenção de lesões. 

Joelheira esporte com oríficio reforçado: possui orifício para centralizar a patela e bordas reforçadas, para mais durabilidade. Confeccionada em Neoprene®, que retém o calor corporal, auxiliando na redução da dor e prevenção de lesões. 

Joelheira de compressão elástica é bilateral e confeccionada a partir de material exclusivo que reduz a fadiga muscular, com tecnologia de absorção de umidade e secagem rápida, promovendo segurança e conforto durante o uso. 

Joelheira esporte: anatômica e confortável para o movimento de flexão do joelho. Possui bordas reforçadas, para mais durabilidade. Confeccionada em Neoprene®, que retém o calor corporal, auxiliando na redução da dor e na prevenção de lesões. Pode ser utilizada tanto no joelho direito quanto no esquerdo. (este modelo não tem orifício, é o que diferencia dos outros modelos em neoprene com orifício e orifício reforçado) 

Joelheira esporte com orifício: possui orifício para centralizar a patela e bordas reforçadas, para mais durabilidade.   

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter