Borrachas escolares da Mercur promovem reflexão em sala de aula
Tempo estimado de leitura: 6 minutos
Presente na vida escolar durante todo o aprendizado, a borracha de apagar sempre teve papel muito específico na educação: o de apagar erros
Em sua trajetória para promover diálogos e ações que busquem construir um mundo de um jeito bom pra todo o mundo, a Mercur criou produtos para as áreas de Educação e Saúde. Mais do que entregar artefatos, a indústria que fica localizada em Santa Cruz do Sul busca promover a seguinte reflexão: “Seria apagar erros a única utilidade ou possibilidade de uma borracha no ambiente escolar?”.
Se a educação está vinculada com todas as questões da vida, poderia o erro ser uma oportunidade de descobertas, de correções, de recomeços e de dar início a novas práticas educativas e a processos de aprendizagem mais significativos para a vida? Essas são algumas das reflexões que a Mercur busca instigar com as novas borrachas.
Por que a Mercur não tem mais parcerias com personagens licenciados?
Desde 2015, a empresa fez uma “Virada de Chave” quanto ao seu modelo de gestão. Dentre as ações e decisões dessa nova gestão responsável, uma delas é a de não produzir mais materiais escolares licenciados, ou seja, com personagens que poderiam instigar sentimentos negativos dentro da sala de aula. Para isso, desenvolveu, inclusive, um guia sobre o Jeito Mercur de se relacionar com o Público Infantil.
Segundo a pedagoga Márcia Murillo, a ideia é promover diálogos com a educação e com as pessoas.
“Desde a saída dos personagens licenciados dos produtos da Mercur, entendemos que dialogar se torna fundamental. Questionar sobre nossas certezas e sobre o modo como olhamos para o mundo acaba se tornando uma forma de estar em relação com as pessoas, o que mantém a organização sempre em processo de aprender com todos e ampliar seus pontos de vista acerca de tudo que nos cerca”, explica.
Tainara Fernandes Machado, mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutoranda em Sociologia pela Universidade do Porto, em Portugal, acredita que pequenos diálogos são transformadores e muito importantes no processo de construção do conhecimento.
“Pequenas conversas que iniciam cedo podem ser responsáveis por promover cidadãos mais autônomos e críticos. Mensagens positivas são muito especiais também porque as crianças sofrem bastante no período de alfabetização, um período que costuma ser de muita cobrança. Elas sentem que precisam superar as expectativas de um adulto. Então, conversar e refletir sobre coisas positivas é também promover um bem-estar neste processo de aprendizagem “, comenta.
Ela acredita que as mensagens propostas têm potencial de ir além, de conectar escolas, estudantes e pais.
“Fazer com que o período em que juntar as letras para formar uma palavra seja juntar letras de uma mensagem de reflexão, e não de uma mensagem comercial, é também promover outras formas de pensar soluções para os desafios que encontramos no mundo. Não vou só aprender palavras, vou aprender a pensar sobre elas. Uma mensagem de cooperação importa muito mais do que uma mensagem de competição”, encerra.
Série de borrachas leva inspiração e motivação para sala de aula
Quantas tentativas tem um acerto? Caminhos, oportunidades, alternativas e possibilidades. As quatro borrachas escolares da Mercur carregam mensagens importantes para refletirmos sobre a vida, sobre a escola e também sobre educação.
Conheça mais sobre o significado de cada uma:
Frase: “Quantas tentativas tem um acerto?”
E se a partir do erro passássemos a ver um caminho para inúmeras possibilidades? Se todas as respostas já se encontrassem ditas a partir do momento em que nascemos, quantas novas oportunidades deixariam de existir? Entender o papel do erro como um impulso para novos horizontes é nos permitir vivenciar experiências sem medo de errar.
Frase: “Acredite, ser você é especial”
Refletir sobre o nosso papel como ser humano e reconhecer as complexidades em torno da personalidade de cada pessoa é ir além. É entender que não existe perfeição, mas sim, diversas maneiras de compreender que cada pessoa, dentro do seu contexto, é especial ao seu modo de ser e viver. É valorizar e dar espaço às diferenças, às personalidades, às origens de cada um.
Frase: “Ajudar a fazer faz a gente aprender”
Acreditar que tudo o que aprendemos faz parte da ação de um alguém em dividir ideias, experiências, vivências, é perceber que uma simples atitude pode mudar muita coisa. Pode mudar a vida do outro e, principalmente, a nossa vida. É um olhar inverso que nos ensina a construir juntos um conhecimento que transforma.
Frase: Juntos somos a melhor parte do nosso dia.
Estar junto é compartilhar momentos, é ver alguém sorrir e rir junto, é ter para quem jogar a bola, é pedir ajuda e ajudar alguém. Estar junto é sentir-se bem. É um sentimento que nos deixa mais leve, nos faz refletir sobre a nossa importância, nos faz melhores. É juntos que aprendemos a conviver e nos desenvolver como ser humano.
Onde encontrar as borrachas de apagar da Mercur?
A Mercur fabrica borrachas escolares com duas formulações e você pode encontrar os modelos citados no texto e outros nas principais papelarias e bazares da sua cidade.
Você conhece a diferença entre as borrachas naturais e termoplásticas?
Saiba mais no vídeo a seguir:
Você receberá uma resposta em breve.
Deixe um comentário