Educação

Férias de inverno: 10 dicas de atividades para fazer com as crianças

Publicado em: 20 de julho de 2023

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

Por: Maré – Marca e Conteúdo

Brincadeiras lúdicas no recesso escolar incentivam diferentes habilidades e reforçam vínculos familiares.

As atividades lúdicas são importantes para as crianças porque ajudam a desenvolver suas habilidades físicas, cognitivas, sociais e emocionais. Também podem ajudar os pequenos a aprender sobre o mundo ao seu redor e a se expressarem criativamente. Em períodos em que há recesso escolar, como as férias de inverno, os pais e cuidadores enfrentam o desafio de encontrar formas diferentes de distrair os filhos e, ao mesmo tempo, ajudar no desenvolvimento das crianças.

 

LEIA MAIS: Atividades lúdicas contribuem para aprendizado sobre biomas brasileiros

 

“O lúdico é um estado de entrega, seja da criança ou do adulto, para atividades variadas e que possibilita que os envolvidos se desprendam da dita ‘vida real’ e se permitam adentrar em outras lógicas de viver: seja pela fantasia ou pelo próprio ato de brincar. É uma suspensão do tempo real”, explica Marcia Vilma Murillo, pedagoga da Mercur.

 

10 atividades divertidas para crianças nas férias escolares

Confira algumas dicas de atividades educativas e divertidas para as férias escolares, comentadas pela pedagoga Marcia. As brincadeiras podem tanto aumentar o vínculo entre pais/cuidadores e filhos, como ampliar repertórios para que as crianças sigam criando novas atividades e narrativas variadas.

 

Pintura ou desenho

Márcia explica que esta atividade é indicada desde a idade em que as crianças já conseguem pegar materiais, como lápis de cor, giz de cera ou pincéis, com as suas próprias mãos. Os desenhos e as pinturas contribuem para que as crianças se expressem: “façam pesquisas além de explorações das materialidades”, enfatiza a pedagoga.

A Mercur produz borrachas de apagar de diversos formatos e tamanhos, além de engrossadores que podem facilitar as atividades diárias ao tornarem os equipamentos em geral mais robustos, facilitando sua pega. Os engrossadores da Mercur são uma ajuda simples para melhorar o uso autônomo de lápis, caneta e pincel, por exemplo.

 

Fantoches

Os fantoches são outra atividade lúdica, e podem ser oferecidos assim que a criança se sentir envolvida. Os brinquedos podem ser usados criativamente pelas crianças para criar histórias. Ou podem ser usados por adultos ou crianças maiores, enquanto o pequeno apenas ouve e observa, instigando a imaginação.

 

Quebra-cabeças

A faixa etária para brincar com quebra-cabeça depende da indicação do próprio jogo – existem para todas as idades. Essa atividade também é considerada lúdica, e é importante incentivadora da paciência, atenção e observação.

 

LEIA TAMBÉM: A importância das atividades manuais para o desenvolvimento das crianças

 

Música e dança

Indicadas desde o nascimento, a música e a dança para crianças proporcionam concentração, ritmo e exploração dos movimentos do próprio corpo. Marcia comenta que cantar é, sem dúvida, uma das atividades fundamentais na vida da criança. Essa atividade lúdica contribui para desenvolvimento de ritmo, melodia, reconhecimento de palavras e sequências sonoras.

 

Acampamento e Cabaninha

A brincadeira do acampamento e da cabaninha pode ser feita com qualquer pano maior que se tenha em casa. Barraquinhas improvisadas, ou barracas de verdade, servem para as crianças explorarem uma outra possibilidade de brincar, e explorando o espaço com uma outra organização, incentivando momentos de invenção e imaginação.

 

Gincana

Uma sequência de atividades, brincadeiras e desafios, organizadas em forma de gincana também instigam o brincar. Algumas das tarefas podem ter relação a aprendizagens já alcançadas pela criança na escola. Márcia comenta que essa atividade lúdica auxilia no desenvolvimento de estratégia, na resolução de problemas e na integração com seus pares.

 

LEIA MAIS: Três brincadeiras que estimulam o desenvolvimento  cognitivo das crianças

 

Mímica e caretas em frente ao espelho

Esta é uma dica simples de atividade para fazer com as crianças nas férias: mímica e caretas em frente ao espelho!

“É sempre muito divertido explorar o próprio corpo e fazer com que as crianças se deem conta do que mais pode fazer com ele. Por isso é uma brincadeira que permite esse auto reconhecimento da própria criança e do que pode fazer, expressando sensações, reações e sentimentos “, explica a pedagoga.

 

Ler histórias

“Uma atividade antiga e que merece sempre toda nossa atenção”, ressalta Marcia ao comentar a leitura de histórias para crianças durante as férias escolares. Ler e compartilhar histórias é a possibilidade de provocar a criança a sentir, pensar e interpretar, por isso uma ótima dica de atividade para o recesso escolar.

 

Brincadeira com caixas de papelão

Pequenas, médias ou grandes, as caixas de papelão podem ser utilizadas para criar automóveis, como carros, barcos e aviões, cidades, mercadinhos, escritórios, cozinhas, florestas, montanhas. Soltar a imaginação é a palavra de ordem nessa brincadeira!

Para ajudar a unir diferentes tipos de papéis ou enfeitar a caixa de papelão, a Mercur tem uma linha de colas, como a Cola Branca, Cola Gel e Cola Glitter. São à base d’água e laváveis, indicadas para trabalhos escolares e artesanais em papel, papelão, cartolina, papel pardo e fotos.

 

Objeto surpresa

Chamada de “Objeto surpresa”, é uma atividade em que é preciso seguir um passo a passo. Primeiro, a criança pode ficar de olhos fechados ou com uma venda. Depois disso, colocar um objeto no colo ou em suas mãos. Em seguida, pedir para que ela adivinhe os detalhes desse objeto. Você pode oferecer alimentos, bebidas, brinquedos e até roupas para que ela descreva as características de cada um.

 

Conheça toda a linha de produtos de Educação da Mercur.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter