Gestão responsável e Educação

Caminhos para uma comunicação consciente: conheça a educomunicação

Publicado em: 26 de novembro de 2021

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

A educomunicação faz parte do Glossário Mercuriano. Aqui, acreditamos na comunicação como uma ferramenta de transformação. Neste texto contamos tudo sobre esse conceito.

Qual o propósito da comunicação? Na Mercur, acreditamos que ela deve caminhar de mãos dadas com a educação. Por isso, incluímos no Glossário Mercuriano a palavra: “Educomunicação”.

Você sabe o que é isso? É comum relacionarmos o termo às escolas. Os exemplos mais claros que temos são a criação de rádios e jornais escolares que podem ser utilizados para o estudo de diferentes temas e disciplinas.

Mas como as marcas podem se relacionar com esse conceito? É sobre isso que vamos tratar neste artigo, tendo como base o jeito Mercur de atuar.

 

O que é educomunicação? 

Se desejamos uma sociedade mais reflexiva, que pense em como suas ações podem trazer bons frutos para o futuro, a educomunicação se torna necessária.

Conforme a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (Abpeducom), a educomunicação tem como meta a criação e fortalecimento de ecossistemas comunicativos abertos e democráticos nos espaços educativos.

Isso é feito mediante a gestão compartilhada e solidária dos recursos da comunicação, suas linguagens e tecnologias. Assim, a educomunicação leva ao fortalecimento do protagonismo dos participantes e ao exercício prático do direito universal à expressão.

Para que isso aconteça, são utilizados os elementos de comunicação em massa. Esses elementos não são, necessariamente, grandes veículos gerenciados por emissoras nacionais.

Para promover a educomunicação, dentro e fora das escolas, pode-se utilizar ferramentas como:

  • Mídias sociais
  • Podcasts
  • Vídeos na internet
  • Ferramentas para interna nas empresas (e escolas), como folhetins

Um grande desafio que deve ser considerado, é que a educomunicação pressupõem que os envolvidos no debate coloquem a mão na massa e produzam esses materiais.

Dessa forma, ninguém é apenas um personagem passivo do debate. Todos os colaboradores são responsáveis por como o material será construído.

Leia também: Redes colaborativas: como criar com a comunidade

 

O ambiente tradicional da educomunicação: a escola 

Apesar de ser muito bem aproveitada por empresas, a educomunicação é tema oriundo das escolas – ambiente que a Mercur também tem relação.

Dentro das escolas, a educomunicação ganha um viés muito importante: a liberdade de expressão e o espaço para deixar fluir a criatividade.

Quando o assunto é degradação do meio ambiente, por exemplo, os alunos podem realizar filmagens que mostram a degradação ambiental da cidade. Para isso, deverão pesquisar sobre assunto e também sobre como produzir um produto audiovisual que cumpra o seu papel.

Dessa forma, os estudantes estão acompanhando temas relevantes do cotidiano, mas de forma ativa, além dos livros didáticos. É possível desenvolver pesquisar, realizar entrevistas, fotografar, filmar, gravar…

Alguns dos benefícios da educomunicação na escola são:

  • Amplia o envolvimento dos estudantes nas atividades pedagógicas.
  • Coloca o estudante como protagonista
  • Promove autonomia dos estudantes
  • Estimula o pensamento crítico

 

A Mercur e a educomunicação

Como uma marca pode se envolver com a educomunicação? Para a Mercur, a comunicação parte do princípio de que ela deve ser transformadora. Isso significa que buscamos constantemente a reflexão como uma forma de se expressar.

Esse conceito surgiu a partir da virada de chave, forma como os colaboradores da empresa chamam o período de grandes transformações internas devido à mudança para um novo modelo de gestão.

Você pode ler mais em:

Mercur completa 97 anos com atuação voltada à responsabilidade social e ambiental

Talentos Humanos: Mercur coloca as pessoas no centro com gestão humanizada e cocriação

“As pessoas são o centro de todas as motivações da Mercur”

A consultoria de estratégia, AMCE, trouxe esse tema para o diálogo dentro da empresa. A partir de estudo e diálogo com colaboradores, entendeu-se que a educomunicação faz parte de todo processo de aprendizagem: comunicação e educação juntas.

Assim, a área de Comunicação da empresa se posiciona como – além de ser uma das áreas responsáveis por contar as tantas histórias que acontecem na organização – uma agente de diálogos para gerar reflexões e inspirar transformações.

Para isso, faz uso de canais de relacionamento como Facebook, YouTube, Twitter, LinkedIn e, desde 2019, também no Instagram e na Loja Online.

No entanto, o time sentiu a necessidade de aprofundar mais esses diálogos, uma vez que muitas conversas e reflexões importantes já aconteciam internamente. Para dar vazão a essa demanda, foi criado o “Papo Mercur”, podcast que tem a Educação como tema.

Para os debates feitos em frente ao microfone, os colaboradores têm como base algumas perguntas chaves, que já são feitas há alguns anos:

  • Como seria o mundo se a Mercur não existisse mais?
  • Qual é o nosso papel no mundo?
  • O que fazemos está realmente ajudando as pessoas?
  • Nós somos relevantes?
  • De que maneira contribuímos com a sociedade?

Se você ficou curioso para saber mais sobre como nos relacionamos com a educomunicação, pode conferir o Papo Mercur através deste link. Lá você encontrará muito conteúdo sobre nossa forma de enxergar o mundo.

Além disso, nos acompanhar nas redes sociais também é uma boa dica. Assim, você estará sempre por dentro das conversas importantes que devemos compartilhar.

 

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

2 respostas para “Caminhos para uma comunicação consciente: conheça a educomunicação”

  1. Fabiane carvalho lopes disse:

    Eu como pedagoga, acredito muito nesta causa, mas entendo que podemos levar para escolas, escolinhas e creches,um projeto de aprendizado para crianças conhecerem este trabalho , e todos cuidados com meio ambiente.
    Gostaria que essa inclusão empresa, escola, levasse conhecimento do material escolar que usam , no seu dia a dia , entendo melhor como sao feitos .

    • lucimara disse:

      Olá, Fabiane. Tudo bem? Excelente colocação em relação ao aprendizado sobre preservação do meio ambiente ser desenvolvido nas escolas. Com base neste mesmo pensamento, lançamos recentemente o Programa Biomas do Brasil, pois entendemos que é nosso compromisso cuidar do meio ambiente, assim como acreditamos que a Educação é uma das principais ferramentas para a construção de um mundo melhor. O Programa apresenta os seis biomas brasileiros – Pantanal, Caatinga, Mata Atlântica, Cerrado, Amazônia e Pampa, por meio de imagens de animais presentes nestes espaços, estampados nas nossas Borrachas Naturais. As ilustrações são representadas por animais populares, desconhecidos e ameaçados de extinção, presentes em cada um desses espaços. Além disso, criamos um site com informações, histórias e jogos educativos envolvendo cada um dos bichos e que podem ser trabalhados com os alunos em sala de aula ou em casa. Se você quiser conhecer mais sobre essa iniciativa ou conhece alguma instituição de educação ou professor que possa compartilhar este programa, acesse: http://www.mercur.com.br/biomas Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter