Gestão e Educação

Caminhos para uma comunicação consciente: conheça a educomunicação

Publicado em: 26 de novembro de 2021

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

A educomunicação faz parte do Glossário Mercuriano. Aqui, acreditamos na comunicação como uma ferramenta de transformação. Neste texto contamos tudo sobre esse conceito.

Qual o propósito da comunicação? Na Mercur, acreditamos que ela deve caminhar de mãos dadas com a educação. Por isso, incluímos no Glossário Mercuriano a palavra: “Educomunicação”.

Você sabe o que é isso? É comum relacionarmos o termo às escolas. Os exemplos mais claros que temos são a criação de rádios e jornais escolares que podem ser utilizados para o estudo de diferentes temas e disciplinas.

Mas como as marcas podem se relacionar com esse conceito? É sobre isso que vamos tratar neste artigo, tendo como base o jeito Mercur de atuar.

 

O que é educomunicação? 

Se desejamos uma sociedade mais reflexiva, que pense em como suas ações podem trazer bons frutos para o futuro, a educomunicação se torna necessária.

Conforme a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (Abpeducom), a educomunicação tem como meta a criação e fortalecimento de ecossistemas comunicativos abertos e democráticos nos espaços educativos.

Isso é feito mediante a gestão compartilhada e solidária dos recursos da comunicação, suas linguagens e tecnologias. Assim, a educomunicação leva ao fortalecimento do protagonismo dos participantes e ao exercício prático do direito universal à expressão.

Para que isso aconteça, são utilizados os elementos de comunicação em massa. Esses elementos não são, necessariamente, grandes veículos gerenciados por emissoras nacionais.

Para promover a educomunicação, dentro e fora das escolas, pode-se utilizar ferramentas como:

  • Mídias sociais
  • Podcasts
  • Vídeos na internet
  • Ferramentas para interna nas empresas (e escolas), como folhetins

Um grande desafio que deve ser considerado, é que a educomunicação pressupõem que os envolvidos no debate coloquem a mão na massa e produzam esses materiais.

Dessa forma, ninguém é apenas um personagem passivo do debate. Todos os colaboradores são responsáveis por como o material será construído.

Leia também: Redes colaborativas: como criar com a comunidade

 

O ambiente tradicional da educomunicação: a escola 

Apesar de ser muito bem aproveitada por empresas, a educomunicação é tema oriundo das escolas – ambiente que a Mercur também tem relação.

Dentro das escolas, a educomunicação ganha um viés muito importante: a liberdade de expressão e o espaço para deixar fluir a criatividade.

Quando o assunto é degradação do meio ambiente, por exemplo, os alunos podem realizar filmagens que mostram a degradação ambiental da cidade. Para isso, deverão pesquisar sobre assunto e também sobre como produzir um produto audiovisual que cumpra o seu papel.

Dessa forma, os estudantes estão acompanhando temas relevantes do cotidiano, mas de forma ativa, além dos livros didáticos. É possível desenvolver pesquisar, realizar entrevistas, fotografar, filmar, gravar…

Alguns dos benefícios da educomunicação na escola são:

  • Amplia o envolvimento dos estudantes nas atividades pedagógicas.
  • Coloca o estudante como protagonista
  • Promove autonomia dos estudantes
  • Estimula o pensamento crítico

 

A Mercur e a educomunicação

Como uma marca pode se envolver com a educomunicação? Para a Mercur, a comunicação parte do princípio de que ela deve ser transformadora. Isso significa que buscamos constantemente a reflexão como uma forma de se expressar.

Esse conceito surgiu a partir da virada de chave, forma como os colaboradores da empresa chamam o período de grandes transformações internas devido à mudança para um novo modelo de gestão.

Você pode ler mais em:

Mercur completa 97 anos com atuação voltada à responsabilidade social e ambiental

Talentos Humanos: Mercur coloca as pessoas no centro com gestão humanizada e cocriação

“As pessoas são o centro de todas as motivações da Mercur”

A consultoria de estratégia, AMCE, trouxe esse tema para o diálogo dentro da empresa. A partir de estudo e diálogo com colaboradores, entendeu-se que a educomunicação faz parte de todo processo de aprendizagem: comunicação e educação juntas.

Assim, a área de Comunicação da empresa se posiciona como – além de ser uma das áreas responsáveis por contar as tantas histórias que acontecem na organização – uma agente de diálogos para gerar reflexões e inspirar transformações.

Para isso, faz uso de canais de relacionamento como Facebook, YouTube, Twitter, LinkedIn e, desde 2019, também no Instagram e na Loja Online.

No entanto, o time sentiu a necessidade de aprofundar mais esses diálogos, uma vez que muitas conversas e reflexões importantes já aconteciam internamente. Para dar vazão a essa demanda, foi criado o “Papo Mercur”, podcast que tem a Educação como tema.

Para os debates feitos em frente ao microfone, os colaboradores têm como base algumas perguntas chaves, que já são feitas há alguns anos:

  • Como seria o mundo se a Mercur não existisse mais?
  • Qual é o nosso papel no mundo?
  • O que fazemos está realmente ajudando as pessoas?
  • Nós somos relevantes?
  • De que maneira contribuímos com a sociedade?

Se você ficou curioso para saber mais sobre como nos relacionamos com a educomunicação, pode conferir o Papo Mercur através deste link. Lá você encontrará muito conteúdo sobre nossa forma de enxergar o mundo.

Além disso, nos acompanhar nas redes sociais também é uma boa dica. Assim, você estará sempre por dentro das conversas importantes que devemos compartilhar.

 

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine nossa
newsletter