Saúde

Como aplicar termoterapia corretamente

Publicado em: 24 de julho de 2024

Tempo estimado de leitura: 8 minutos

Por: Engaje! Assessoria de Imprensa

A termoterapia é uma técnica não invasiva usada para tratar lesões e diminuir a dor através do calor ou frio. Entenda melhor quando usá-la!

  • Neste texto, você vai ler sobre:
    – O que é hipertermoterapia;
    – O que é crioterapia;
    – Quando aplicar o frio e quando aplicar o calor;
    – Quando aplicar a terapia mista;
    – Como aplicar a termoterapia corretamente.

Além dos tratamentos tradicionais, existem outras opções para cuidar do corpo. São terapias alternativas ou técnicas não invasivas que podem contribuir para a manutenção da saúde.

Embora muito se fale sobre seus benefícios, muita gente ainda tem dúvidas em relação a como funcionam. É o caso da termoterapia.

A termoterapia é uma técnica que utiliza a mudança de temperatura dos tecidos do corpo por meio da aplicação de frio ou calor e é destinada a tratamentos terapêuticos ou estéticos.

O que é Hipertermoterapia?

A técnica de calor é chamada de hipertermoterapia. Ela é indicada pelos fisioterapeutas nos casos de contraturas musculares, rigidez, contusões, dores musculares e processos crônicos.

A temperatura alta atua relaxando os músculos e facilita a circulação através da vasodilatação, o que acalma e diminui a dor, além de aumentar o aporte de oxigênio e nutrientes das células.

O que é Crioterapia?

No caso da terapia com baixas temperaturas, o nome utilizado é crioterapia. Ela tem efeito de vasoconstrição e é utilizada em processos inflamatórios agudos.

Para que tenha resultado, a temperatura deve ser abaixo de 26 graus, o que diminui o fluxo sanguíneo e todo o processo inflamatório que estiver em ação no organismo.

O frio age pela contração dos vasos sanguíneos, diminuindo a dor local e impedindo a formação de hematomas e edemas. Em certos tipos de ferimentos abertos, a crioterapia também ajuda a controlar a hemorragia.

Os resultados de usar essas terapias alternativas costumam surgir desde as primeiras sessões, quando utilizadas concomitantemente ao tratamento tradicional, uma vez que a técnica não substitui outros cuidados. Ela ainda pode contribuir para diminuir a quantidade de medicamentos do tratamento e outros riscos.

Quando usar a bolsa térmica para aplicar frio e quando aplicar calor?

Para que a Bolsa Térmica possa cumprir sua função e contribuir para melhorar a saúde do seu usuário é preciso saber quando usar cada tipo.

“A aplicação de bolsa fria ou gelo é mais indicada para alívio de dores, no controle do edema e de processos inflamatórios em lesões como as musculares e ligamentares, entorses, hematomas e traumas na fase aguda, ou seja, logo após ou nas primeiras horas que se sucedem ao ocorrido. Já a aplicação de bolsa quente é mais indicada para alívio de dores em fase crônica, auxiliando no relaxamento e na redução da dor, da rigidez, aumentando o metabolismo e o fluxo sanguíneo em lesões como: contraturas e tensões musculares, torcicolos e dores na coluna”, explica Caroline Wagner, nossa colaboradora e fisioterapeuta.

Conheça os benefícios da termoterapia

Os benefícios da termoterapia para as pessoas usuárias são inúmeros. Como citamos, elas contribuem para o alívio de dores, uma vez que possuem efeito analgésico, reduzindo a sensação de esgotamento ou contenção muscular na região do desconforto.

A técnica também controla lesões, reduz a sensibilidade dos nervos e previne o aparecimento de edemas causados pelo acúmulo de líquido nos tecidos.

As bolsas térmicas também são ótimas aliadas para as mulheres que sofrem com fortes cólicas durante o período menstrual e buscam por um tratamento natural e não invasivo.

O que é terapia mista?

Dependendo da situação, a técnica mais indicada não é nem com gelo, nem com água quente, mas sim utilizando a combinação dos dois.

Chamada de terapia contraste, este tipo de aplicação alterna as compressas para gerar uma sequência de contração e dilatação de vasos sanguíneos, o que faz o sangue circular melhor pela região.

A aplicação é mais indicada em casos de distensões musculares, inflamações e alguns tipos de dor de cabeça.

No caso de cólicas menstruais, é recomendada a aplicação de calor, que promove o aumento do fluxo sanguíneo no local, proporcionando relaxamento muscular e, consequentemente, o alívio da dor.

Mas um detalhe importante deve ser considerado na hora de escolher uma bolsa térmica: pense no seu tamanho para que ela se encaixe com facilidade no abdômen, melhorando a eficiência no tratamento. Uma opção para essas situações é a Bolsa Térmica Natural Mercur pequena.

Com tamanho reduzido, ela é prática para ser levada a qualquer lugar, podendo ser aquecida facilmente em micro-ondas ou forno elétrico.

A termoterapia é indicada para todos?

Apesar de não ser um método invasivo, a termoterapia não é indicada para qualquer pessoa.

Isso porque existem situações em que o calor ou o frio podem piorar a condição do paciente.

Por isso, existem alguns casos em que a técnica pode não ser indicada ou exige maior atenção durante o uso. Veja a seguir quais são as estas situações, conforme explica a fisioterapeuta da Mercur.

“Pessoas com sensibilidade ao calor/frio ou com problemas circulatórios devem consultar um profissional de saúde antes de aplicar a termoterapia. Quando usada por crianças ou idosos, deverá ter o acompanhamento de um responsável. Também não é indicada a aplicação em regiões anestesiadas e sobre lesões abertas (cortes, úlceras, feridas)”.

Como aplicar a termoterapia?

Primeiro, é preciso ter cuidado para que a bolsa térmica esteja em uma temperatura que não queime a pele. Ou seja, ela não pode estar nem muito quente, nem muito fria.

“Para maior segurança do produto e do usuário deve-se seguir corretamente as orientações de aquecimento e aplicação de acordo com cada embalagem”, reforça Caroline.

Com a Bolsa para Água Quente Mercur, por exemplo, recomendamos não utilizar água fervendo, para não danificar a bolsa – que é feita de borracha natural -, além de utilizá-la envolta em uma toalhinha para evitar queimaduras.

“Orientamos também que você utilize uma toalha durante a terapia, para evitar queimaduras tanto utilizando a bolsa fria, quanto quente. Em caso de qualquer desconforto deve-se interromper o uso e tomar os cuidados necessários com a região”, completa.

Bolsa Térmica Natural é sustentável

A Bolsa Térmica Natural da Mercur é a junção de caroços do açaí da Palmeira Juçara e de uma macia camada de algodão orgânico.

É um produto cocriado por usuários de termoterapia, profissionais da saúde e públicos comprometidos com a sustentabilidade. Ela é feita com matérias-primas adquiridas de parceiros agroecológicos que auxiliam na preservação dos biomas em que estão inseridos.

Essas instituições também priorizam o cuidado para causar o menor impacto ambiental possível e cultivam relações de produção sem exploração humana ou animal, pautadas pelo comércio justo e solidário.

Para conhecer todas as Bolsas Térmicas da Mercur e outros produtos de termoterapia, acesse a nossa loja virtual.

 

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

24 respostas para “Como aplicar termoterapia corretamente”

  1. Karina Mendes disse:

    Faz 1 ano que fiz uma cirurgia ortognastica, porém ainda tenho região do queixo e lábio inferior muito rígidos.

    Qual terapia mais indicada e como fazer

    Muito obrigada

    • Mercur disse:

      Olá, Karina. Tudo bem?
      Agradecemos seu contato. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde para receber orientações sobre terapias mais adequadas para suas necessidades.

      Um abraço.

  2. Uilson gois junior disse:

    Bom dia estou com nervo ciático inflamado que mal consigo dormir e dormir a minha médica mandou eu tomar antiflamatorios e compressa quente ,eu não consigo ficar de barriga para cima

    • Mercur disse:

      Olá, Uilson. Tudo bem? Recomendamos que você siga as orientações do profissional da saúde que está fazendo o seu atendimento, pois ele poderá fazer a indicação do tratamento ideal para o seu caso. Qualquer dúvida, estamos à disposição.

  3. Uilson gois junior disse:

    Bom dia estou com nervo ciático inflamado que mal consigo dormir e dormir a minha médica mandou eu tomar antiflamatorios e compressa quente

    • Mercur disse:

      Olá, Uilson. Tudo bem? Recomendamos que você siga as orientações do profissional da saúde que está fazendo o seu atendimento, pois ele poderá fazer a indicação do tratamento ideal para o seu caso. Qualquer dúvida, estamos à disposição.

  4. Adriana Torrens disse:

    Sou bailarina clássica, sofri uma fratura no quinto metatarso há dois meses, sinto dor no tornozelo principalmente para esticar o pé, sinto falta de mobilidade,como utilizar as compressas à meu favor?

    • Mercur disse:

      Olá, Adriana. Tudo bem? As compressas podem ajudar aliviar a dor do edema, processo inflamatório na região. Como está em fase mais tardia, as compressas mornas/quentes, podem favorecer a circulação local, aliviar a dor, relaxar a musculatura da região e desta forma também facilitar a mobilidade. Esperamos ter lhe ajudado. Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.

  5. Laura disse:

    Tenho o osso rádio maior que o normal, meu punho está sempre inchadinho e dolorido. Posso usar calor e frio no local?

    • Mercur disse:

      Olá, Laura. Tudo bem? Na fase mais aguda onde tem processo inflamatório, indicamos fazer o uso da terapia do frio. Porém tem pessoas que preferem o uso de calor. Aconselhamos você a testar e verificar qual a terapia lhe dará maior conforto, está bem? Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.

  6. Ronaldo Ribeiro dos Santos disse:

    No caso de usar tratamento misto, não é perigoso esse choque térmico para o organismo?

    • Mercur disse:

      Olá, Ronaldo. Tudo bem? A terapia contraste, alterna as compressas para gerar uma sequência de contração e dilatação de vasos sanguíneos, o que faz o sangue circular melhor pela região. A aplicação é mais indicada em casos de distensões musculares, inflamações e alguns tipos de dor de cabeça. Independente das indicações, sempre consulte um profissional da saúde para ver o que se aplica ao seu caso. Qualquer outra dúvida que tiver, pode contar com a gente.

  7. Fabianne Santos disse:

    Boa tarde. Minha tia tem tendinite. Ela pode fazer terapia de frio e calor?

    • Mercur disse:

      Olá, Fabiane. Tudo bem? Você pode sim, fazer uso das terapias de calor e frio. Em processos agudos, logo no começo da dor ou em caso de processo inflamatório ativo, o mais indicado é a terapia de frio. E depois de alguns dias, pode ser usado a terapia de calor, gerando assim maior conforto ao usuário. Independente das indicações, sempre consulte um profissional da saúde para ver o que se aplica em cada caso. Qualquer outra dúvida, ficamos à disposição.

  8. Joesley Freitas disse:

    Tenho uma dor intensa nos calcanhares, ela haje deste modo: pela manhã cedo ao acordar quando vou pisar no chão é uma dor que quase que impede de andar e no decorrer do dia vai amenizando de tal forma que desaparece, no entanto fica um dolorido que se pegar dói intensamente, o que é isso? E como tratar?

    • Mercur disse:

      Olá, Joesley. Tudo bem? Há algumas patologias com sintomas semelhantes a esses, mas infelizmente não podemos lhe dar um diagnóstico. Orientamos que você procure um profissional da saúde para um diagnóstico correto e o tratamento indicado para seu caso. Qualquer outra dúvida, estamos à disposição!

  9. Albert alain disse:

    Olá tenho dores no trapézio esquerdo e sinto tensionado, com certeza abusei do treino com pesos e não tenho ideia de como resolver.

    • Mercur disse:

      Oi, Albert! Tudo bem?
      É importante observar esses sinais do corpo. Alongamentos e compressas quentes, conforme as orientações do texto acima, podem te ajudar nesse momento, pois ajudam a promover o relaxamento dos músculos.
      Mas na dúvida, busque ajuda profissional para não se machucar nos próximos treinos, certo?
      Cuide-se e melhoras 😉

  10. Alexandre castro disse:

    Dor no calcanhar qual a melhor terapia ?

    • Mercur disse:

      Oi, Alexandre! Tudo bem?
      É difícil dar um diagnóstico sem uma avaliação, já que esse tipo de dor pode ter várias causas. Nossa orientação é que você procure um profissional de saúde que possa de indicar o melhor tratamento para o seu caso, certo?
      E nos colocamos à disposição para qualquer outra dúvida. 😉

  11. Vitor disse:

    Trabalhei limpando freezer e tomei b12 não sei se foi a vitamina ou o frio sinto dores no corpo todo mal consigo abaixar gostaria de saber se existe alguma medicação pois ando mal mesmo

    • Mercur disse:

      Olá, Vitor! Tudo bem?
      Esperamos que esteja melhor.
      No seu caso, a opção mais adequada seria consultar um profissional de saúde, já que você estava sentindo dor e desconforto.
      Ficamos à disposição, caso tenha dúvidas em relação ao uso dos nossos produtos. Certo?
      Um abraço e fique bem! 😊

  12. Jussara Maria Lanz Martins disse:

    Tenho dor constante na lombar e meu ciático acaba adormecendo minha perna direita e dói muito.
    Posso usar a terapia mista?

    • Mercur disse:

      Olá, Jussara! Tudo bem?
      Terapias de frio e calor intercaladas podem ser utilizadas nesse caso.
      Porém, recomendamos que busque orientação de um profissional para avaliar de acordo com a sua necessidade, certo?
      Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter