Concentração nos estudos: como ajudar crianças a manter o foco
Tempo estimado de leitura: 12 minutos
A concentração das crianças está ligada aos hábitos em casa, à rotina e às tecnologias. Para desenvolver o foco, é necessário ajustar algumas práticas.
Neste texto você vai encontrar:
- Como os pais podem ajudar as crianças na concentração
- Dicas de como ajudar crianças a terem foco
Para muitas crianças, manter o foco é quase sempre um desafio, afinal, a infância é uma fase em que é comum se distrair com maior facilidade, tendo em vista o mundo cada vez mais repleto de atrações e recursos que contribuem para dispersar a atenção.
Por isso, auxiliar os pequenos na busca pela concentração, assim como aprender a realizar atividades do dia a dia, de forma plena e presente, é algo muito importante. Assim é possível favorecer e potencializar o seu aprendizado.
A escola é uma aliada indispensável neste processo, mas existem muitas atividades que podem ser feitas em casa como reforço, ajudando nos resultados.
Como melhorar o foco e a concentração das crianças
As crianças de hoje já crescem conectadas e cercadas de estímulos. Por isso, muitas vezes é difícil para elas desenvolver a capacidade de foco e concentração sozinhas.
Como vivemos em um contexto onde somos estimulados a ser multitarefas, é fundamental que os pais ajudem seus filhos a fazer uma coisa de cada vez.
“Vivemos num tempo onde muitos são os gatilhos para que crianças e adultos, facilmente percam o foco do que deveriam priorizar”, ressalta a pedagoga Márcia Murillo.
De acordo com ela, é preciso que estejamos atentos e conscientes dos malefícios de se fazer muitas atividades ao mesmo tempo. Além disso, incentivar as crianças a crescerem com hábitos saudáveis, criando foco naquilo que fazem em cada momento.
Dicas de como ajudar na concentração dos filhos
1. Exercite o foco dos pequenos
É possível trabalhar a concentração com seu filho em outros momentos, além da hora de fazer as tarefas.
Quando ele estiver vendo TV, fazendo as refeições ou brincando, fique de olho para que ele faça somente aquilo, ou seja: uma coisa de cada vez.
2. Na hora de comer, evite a tecnologia
A TV ligada ou os celulares podem distrair na hora das refeições, um dos momentos mais importantes da convivência em família.
Nessas horas, não deixe que a tecnologia roube a atenção. Combinados prévios entre a família são fundamentais. E estes devem servir para todos os integrantes da família: adultos e crianças.
3. Não espere a criança dormir para levá-la para a cama
A hora de dormir é um bom momento para incentivar o gosto pela leitura. Aproveite para ler uma história e conversar sobre ela.
Quando os pais leem para os filhos desde bem pequenininhos, eles aprendem a gostar dos livros.
4. Perguntas sobre as histórias lidas
Depois que lerem alguma história juntos, faça perguntas sobre a mesma. Fazendo com que a criança pense e encontre elementos que lhe foram marcantes nesta leitura. Nomes de personagens, o que falaram, o que pensaram, entre outros.
5. Dê o exemplo
A melhor forma de educar os pequenos é através do exemplo. Esta talvez seja a parte mais difícil de colocar em prática, mas vale a pena.
Por isso, enquanto estiver comendo ou realizando outras tarefas, esteja focado nelas. Evite fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, para que eles se sintam incentivados.
6. Organizar a rotina da criança
Converse com seu filho para criar uma rotina com horários definidos para brincar, estudar, ver TV, almoçar, ler e assim por diante.
Assim, ele vai se sentir mais seguro ao realizar as coisas que adora e concentra-se melhor no que está fazendo. Listas bem visíveis podem auxiliá-lo a cumprir suas responsabilidades e começar a compreender a importância de ir até o final com suas tarefas.
7. Brinque de verdade
Essa é a hora de resgatar brincadeiras de quando você era criança, como faz-de-conta, blocos de encaixe, quebra-cabeças e jogos de tabuleiro.
8. Não tenha medo do tédio
O tédio também é importante para os pequenos. Nos momentos ociosos, a criança pode concentrar-se em descobrir sozinha como usar o tempo da melhor maneira naquela situação.
9. Envolva a criança nas atividades
Você pode convidar seu filho para ajudar na cozinha ou nas tarefas da casa. Esta é uma forma dele sentir-se incluído.
Além disso, a criança terá um momento em família do qual não se esquecerá.
Para auxiliar as crianças na busca por realizar as suas atividades com concentração, os pais têm um papel fundamental, principalmente neste período de fim de semestre e reinício de aulas.
Mais que fazer todas as atividades junto com as crianças, o que os pequenos precisam é saber que você acredita neles e tem uma expectativa positiva em relação aos seus avanços.
Você receberá uma resposta em breve.
Deixe um comentário