Saúde

Conheça o time de futebol que aposta na alimentação vegana

Publicado em: 3 de março de 2023

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Por: Maré – Marca e Conteúdo

Portfólio de produtos Mercur colabora com melhoria de prática de exercícios físicos e recuperação.

A prática de exercícios físicos exige muitos cuidados quando o assunto são lesões. Conhecer seus limites e quais itens podem colaborar com a diminuição de machucados, contusões e dores desnecessárias é essencial. Para atletas de alto impacto, o assunto é pauta importante. O blog da Mercur conversou com o preparador físico do Clube Laguna SAF, o primeiro de futebol profissional vegano da América Latina, para explorar mais sobre o tema. De acordo com Vinicius Vanin, os profissionais têm um índice de recuperação pós-jogo mais rápido do que a média nacional.  

A recuperação de jogadores de futebol é muito importante quando estamos falando em esportes de alto rendimento. No caso de um jogo de futebol, a recuperação dos jogadores que não tiveram lesão tem início assim que a partida termina.  

“Usamos processos de compressão muscular, massagem, hidratação e alimentação. Assim que o atleta entra no vestiário, por exemplo, ele faz uso da crioterapia (tratamento com baixas temperaturas, em banheiras de gelo) acompanhado da ingestão de líquidos, carboidratos e proteínas”, conta Vanin, que atua com os atletas no litoral do Rio Grande Norte, em Tibau do Sul (conhecido pela Praia da Pipa).  

SAIBA MAIS: quando usar as terapias de frio e calor 

A recuperação de um jogador de futebol após uma lesão depende do tipo da ocorrência. As mais comuns no futebol são tendinites de quadril, da coxa e, principalmente, do joelho (ou da patela). Dependendo dos casos, pode levar até seis meses para que o atleta esteja 100% apto a voltar a treinar, explica Vanin. Entre todas as possibilidades, ele aposta na prevenção como principal iniciativa para evitar contusões: 

Tem se falado muito em exercício preventivo, com foco no futebol. Na verdade, a prevenção vai muito além de exercícios físicos. Existem vários fatores que devem ser avaliados quando estamos falando de evitar algum tipo de contusão. Podemos adotar medidas como: correção das fraquezas e desequilíbrio muscular; adequação do equipamento esportivo; adequação da carga de treino; monitoramento do retorno esportivo; e reconhecimento precoce de lesões. Temos diversos programas de prevenção de lesões, entre eles o FIFA 11+. Em atletas de alto rendimento, os exercícios preventivos devem ser estudados e planejados individualmente”. 

LEIA TAMBÉM: Esportes de praia: saiba quais acessórios são aliados do corpo 

Clube de futebol aposta na alimentação vegana

Olhar globalmente para o corpo do atleta é o primeiro passo para trabalhar preventivamente qualquer tipo de lesão ou diagnóstico indesejado. No Clube Laguna SAF, a alimentação vegana tem mostrado efeitos positivos no processo de recuperação e prevenção. Atualmente, todas as refeições dos times são realizadas no clube com acompanhamento nutricional. 

“Vale ressaltar que tivemos relatos de atletas que se sentiram menos cansados após um treino ou até mesmo uma partida do campeonato, graças ao conceito adotado. A recuperação pós jogo foi tida como surpresa por alguns, por ter sido mais rápida que o de costume, o que certamente resultou em um bom desempenho da equipe nas competições. Além disso, mesmo com alto volume de partidas em pouco tempo, a quantidade de lesões musculares foi irrelevante”, contou Vanin.  

SAIBA MAIS: Qual a relação da Mercur com alimentos orgânicos 

Segundo um estudo publicado no Journal of Nutrients, que mediu a aptidão cardiorrespiratória entre atletas vegetarianos e onívoros, os atletas vegetarianos apresentaram valores mais altos de consumo de oxigênio e força equivalente em comparação com atletas que comem carne.  

“Estes são apenas alguns dos benefícios que estão sendo comprovados pela ciência, além de ajudar o planeta, como o Laguna, que aderiu ao Pacto Global da ONU e está preocupado também com causas sustentáveis”, finalizou o preparador físico. 

Portfólio Mercur é aliado da prática de exercício físicos

A Mercur conta com portfólios de produtos para facilitar e melhorar a prática de atividades físicas, além dos voltados para reabilitação e para a termoterapia, que auxiliam na recuperação de contusões. Um desses produtos que atua evitando lesões e ajuda na reabilitação de atletas, amadores e profissionais, é a Cinta Lombar. Por proporcionar estabilização da região lombossacral, atua restringindo os movimentos do tronco durante o uso, proporcionando compressão e estabilização em diferentes atividades para proteger a coluna. 

A Cinta Lombar com Haste e Ajuste Duplo da Mercur é recomendada para a prática de atividades físicas que envolvam levantamento de peso e, também, em atividades fisioterápicas como artigo complementar, entre outras funções. A sua modelagem é ergonômica, recurso que se adapta a diferentes anatomias corporais e tem um fechamento ajustável, aderente e com hastes flexíveis, que proporcionam maior estabilidade. Já o seu sistema de tração elástica garante uma compressão mais precisa e eficaz para diferentes situações de uso.  

LEIA: Saiba quais os casos em que a Cinta Lombar é indicada 

  • Lombalgias de origem multifatorial ou decorrentes de artrose; 
  • Contraturas musculares; 
  • Discopatias e traumatismos; 
  • Pós-operatórios ou outras alterações da região que necessitem de repouso ou estabilização; 
  • Atividades físicas e laborais que envolvam levantamento de peso e que necessitem suporte; 
  • Estímulo da postura e consciência corporal como estratégia complementar em tratamentos fisioterapêuticos como pilates, RPG, entre outros. 

*Recomendamos que um profissional de saúde seja consultado para um diagnóstico preciso, antes do uso dos produtos citados. 

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter