Saúde

Embaixadora da Mercur, Jéssica Paula, cria guia de acessibilidade em Gramado/RS 

Publicado em: 18 de outubro de 2023

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Por: Engaje! Assessoria de Imprensa

Guia apresenta informações turísticas para pessoas com deficiência.

Atividades de lazer e cultura podem ser grandes desafios para pessoas com deficiência quando os ambientes não são acessíveis. A acessibilidade se dá ao possibilitar que as pessoas com algum tipo de deficiência desfrutem dos lugares em condições iguais às demais pessoas, proporcionando assim uma maior integração social. Pensando nisso, Jéssica Paula, embaixadora da Mercur, jornalista, influenciadora e usuária de muletas da empresa, apresenta o Guia Gramado Acessível, disponível gratuitamente em suas redes sociais e na Amazon.

Desde que começou sua carreira de comunicadora, ela não se dá por vencida ao perceber os obstáculos que tem para conhecer histórias, pessoas e o mundo. Entende a autonomia como fundamental quando se trata de viajar e a publicação detalha o nível de acessibilidade das principais atividades turísticas na cidade da serra gaúcha para as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

“Com o Guia, as pessoas poderão escolher quais lugares e atrações fazem mais sentido para as condições físicas e seu estilo de viagem”, conta Jéssica Paula. 

LEIA MAIS: Como a Linha de Mobilidade da Mercur contribui para a inclusão

 

Jéssica mantém o site Passaporte Acessível que fala sobre turismo e acessibilidade, no qual é possível encontrar informações, depoimentos, ideias, inspirações de viagens e locais para pessoas com deficiência se aventurarem e terem a possibilidade de conhecer, sentir e explorar o mundo. 

É importante que as pessoas aproveitem a vida e vivam com qualidade”, afirma Jéssica Paula, usuária de muletas desde os 14 anos.

Aos 32 anos, a influenciadora viajou para 37 países, acompanhada, apenas, das suas muletas:

“Elas garantem a minha liberdade. Foram nas demandas de uma vida adulta, independente, da profissão, de muitas viagens e longe da família que passei a avaliar as diferenças que as muletas faziam no meu corpo. Eu exijo muito dos recursos em termos de segurança e conforto e do meu corpo em força e resistência. Às vezes os meus movimentos chegam a se igualar à exigência feita aos atletas”, explica Jéssica.  

Nessa busca de autoconhecimento, a jornalista começou a entender mais sobre a resistência do recurso, uso das ponteiras, segurança e conforto do recurso. Dessa forma, conheceu a Muleta Fixa Canadense e se aproximou da Mercur. Foi a partir do processo de cocriação da empresa que a comunicadora contribuiu para a validação e a legitimação de atributos importantes para quem faz uso diário do recurso, como o barulho na passada, a resistência na diversidade de movimentos e a durabilidade das ponteiras. Também tem levado para a Mercur muitas ideias para acessórios para muletas que facilitam o dia a dia das pessoas que são usuárias de muletas. 

 

LEIA MAIS: Como escolher a opção de muletas ideal

 

Websérie “7 Elementos”: acessibilidade na prática esportiva para pessoas com deficiência 

Dessa relação, a Mercur, se tornou parceira do projeto websérie “7 Elementos”, ao trazer a prática esportiva em contato com a natureza acessível para pessoas com deficiência. Os episódios são protagonizados pela jornalista e a desafiam em aventuras no contato com os elementos água, ar, terra, fogo, rocha, gelo e areia. Trazem a criatividade e adaptação necessária para que mais pessoas com deficiência possam usufruir do que o mundo oferece para todos. Os episódios “Areia” e “Rocha” estão disponíveis no canal do Youtube:  

“O foco do meu trabalho é mostrar que é possível que as pessoas com deficiência tenham acesso a lazer e entretenimento com os recursos disponíveis no mercado. Elas têm o direito de viver essa liberdade! As minhas muletas me proporcionam, de fato, viver quem eu sou”, explica a comunicadora.  

Na busca de cocriar um mundo de um jeito bom pra todo o mundo, a Mercur se alia com a Jéssica Paula e possibilita que a acessibilidade seja parte da liberdade de estar em qualquer lugar.

“Saber que tornaram um lugar acessível para diferentes pessoas com deficiências possibilita que eu me sinta pertencente no mundo”, finaliza Jéssica Paula.

LEIA MAIS: Como usar muletas canadenses?

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter