Saúde

Saúde: cuidados do punho e antebraço no home office

Publicado em: 30 de setembro de 2021
Por: Engaje! Assessoria de Imprensa

Em tempos de home office, saiba como prevenir dores e lesões. Estar atento aos sinais do corpo e ouvi-lo é parte do processo de autocuidado e prevenção da saúde

A rotina de trabalho das pessoas passa por muitas horas em atividade.  Com a pandemia do novo coronavírus, algumas pessoas migraram para o espaço da casa, no qual as percepções de tempo mudaram também, propiciando, muitas vezes, um exagero em  determinadas atividades. Uma pesquisa realizada pela consultoria IDC Brasil, entre os meses de dezembro de 2020 e janeiro de 2021, com participação de 900 pessoas de empresas nacionais, apontou que a carga horária de trabalho mudou durante o home office, sendo que 62% dos entrevistados afirmam que a jornada aumentou durante a pandemia. A tendência é fazer longas jornadas de trabalho sentado, sem intervalos e descanso. De acordo com Regis Severo, Fisioterapeuta que atua na área de pesquisa e desenvolvimento da Mercur, a queixa mais comum é a dor no punho e no antebraço, que pode ser causada pela tendinite (uma inflamação nos tendões do punho) ou por sobrecarga dos músculos desta região. 

Uma forma de cuidado e prevenção de dores e lesões se dá com o fortalecimento dos músculos da região, mas também com outros cuidados, que pode ocorrer de diferentes formas: exercícios físicos em geral, aquecimento e alongamentos dos punhos e mãos, antes e durante a jornada de trabalho, alternância de posturas, cuidados ergonômicos no espaço de trabalho, pausas durante o expediente e manter-se ativo diariamente, são algumas dicas do Fisioterapeuta. 

 

Alongamentos Mercur – Punho – YouTube

 

Atenção aos sintomas e primeiros cuidados

Quando uma pessoa passa a sentir algum desconforto é preciso observar e perceber se esse sintoma se repete. Voltou a doer? Se sim, é um sinal de alerta para buscar uma avaliação e orientação com um profissional da área da saúde. 

“Normalmente essas lesões aparecem pelo excesso de carga, ou seja, há uma sobrecarga nas articulações como movimentos repetitivos por muito tempo, por isso o primeiro passo é tentar reduzí-la”, afirma Regis Severo.

Ao ser diagnosticada alguma sobrecarga ou lesão é importante fazer compressas geladas com bolsas térmicas e o uso de suporte que garanta o descanso, como o uso de órteses para punho. No entanto, elas devem ser usadas como parte de um processo de tratamento, ou prevenção, orientado por profissionais da área da saúde, e não em um  contexto isolado.

O fisioterapeuta relembra que hábitos de saúde são importantes para o pulso e antebraço e que “só usar a munhequeira, ou qualquer outro dispositivo, não vai resolver o problema, é preciso olhar para o corpo como um sistema que precisa de cuidado”.

A Mercur, empresa quase centenária, da área da saúde e educação, desenvolveu diversos tipos de órteses e atendem diferentes necessidades. Entre elas há para a prevenção de lesões reincidentes e por esforço repetitivo, que possibilitam a reabilitação e garantem a estabilização articular e muscular. Elas têm duas principais funções: compressão local que alivia a dor e estabilização e suporte para as articulações e musculatura repousarem.  As órteses para punho e toda a extensa linha de ortopedia e reabilitação da Mercur podem ser adquiridas em farmácias e lojas de ortopedia em todo país, além da loja virtual da empresa. 

 

Conheça alguns recursos da Mercur  que podem auxiliar na prevenção e tratamento de dores e lesões no punho e antebraço:

 

Uma mulher está sentada em frente a uma bancada de madeira, onde estão um notebook, alguns bloquinhos coloridos, um porta canetas, um vaso com flores e uma xícara. Ela sorri enquanto olha para a tela.

Órteses para punho com tala

Disponíveis em modelos curta e longa, nos tamanhos PP ao GG e nas cores bege e preta.

São indicadas para repouso da articulação, promovendo estabilização e restrição dos movimentos do punho, permitindo a recuperação das estruturas lesionadas ou sobrecarregadas.

São ideais para momentos de descanso após a jornada de trabalho, pois seu uso durante a realização das atividades, pode limitar alguns  movimentos.

 

 

Uma mulher está em frente a uma bancada de cozinha, fatiando uma berinjela. Sobre a bancada há diversos legumes e vegetais. No punho direito ela usa uma órtese para punho na cor preta.

Órtese para punho

Disponível em tamanho único é bilateral e confeccionada em neoprene, um material elástico com capacidade de retenção do calor corporal.

Diferente das órteses com tala, promove compressão e estabilização sem restringir totalmente os movimentos do punho, podendo ser utilizada como um suporte para a articulação, reduzindo a dor e desconforto durante a realização de algumas atividades manuais repetitivas. 

 

 

 

Uma mulher está em frente a um quadro branco, escrevendo com uma caneta. No braço direito ela utiliza uma munhequeira preta.

 

Munhequeira Elástica

Disponível em tamanho único ajustável, nas cores preta ou bege, auxilia na estabilização articular através da compressão específica na região do punho. É o produto mais adequado para promover suporte para a articulação durante a realização de atividades que necessitem de maior amplitude de movimento do punho, por não restringir os movimentos.

 

 

 

 

Bolsa Térmica Gel

Um homem está sentado em um sofá, sorrindo. Seu braço direito está apoiado e sobre o sofá usando uma bolsa térmica gel. Com o outro braço ele segura uma xícara com chá.

Ideal para aplicação de calor e frio terapêuticos (termoterapia).

A aplicação do calor e do frio pode auxiliar tanto de forma preventiva, após a realização da jornada de trabalho, auxiliando na redução da tensão e estresse nos músculos, tendões e articulações. 

Também é indicada para o tratamento de uma lesão já instalada, como a tendinite por exemplo, auxiliando na redução da inflamação local. Nestes casos, o frio é indicado como primeira abordagem de tratamento, nos primeiros dias pós lesão, sendo o calor utilizado quando não há mais sintomas inflamatórios, como a febre local e inchaço As bolsas térmicas gel estão disponíveis em diferentes tamanhos e formatos, podem ser mantidas no freezer ou congelador bem como serem aquecidas no microondas, imersas em água. São flexíveis, podendo ser utilizadas de forma prática em diferentes regiões do corpo. 

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Assine nossa
newsletter