O que fazer para preservar as florestas e o meio ambiente?
Tempo estimado de leitura: 6 minutos
As florestas são fundamentais para a manutenção da biodiversidade. Elas desempenham funções sociais e econômicas essenciais para vivermos com qualidade.
Neste texto você vai encontrar:
- O que as pessoas podem fazer para preservar as florestas
- Hábitos de consumo consciente
- Qual o papel da Mercur no cuidado com o meio ambiente?
- Valorização dos povos da floresta através do Borracha Nativa
- Importância da produção nacional
Proteger as florestas significa conservar a biodiversidade e, consequentemente, a nossa existência e qualidade de vida.
São as florestas que cobrem 30,6% da superfície na terra, de acordo com a Organização das Nações Unidas. Elas fornecem matérias-primas essenciais, como água e alimentos. Além disso, são consideradas extensas “farmácias naturais”, e também capturam o carbono, regulam o clima e ajudam a combater as mudanças climáticas.
No Brasil, estão localizadas 12% das florestas do mundo, totalizando 497 milhões de hectares – destes, 97% são florestas nativas. Os dados são do Relatório de Avaliação Global dos Recursos Florestais de 2020 da ONU para Alimentação e Agricultura (FAO).
Em 2019, existiam 60.082 espécies de árvores no mundo, sendo que o Brasil é o país com a maior diversidade, com mais de 9 mil espécies, segundo a base de dados GlobalTreeSearch.
O que as pessoas podem fazer para preservar as florestas?
Mudar o cenário de degradação das florestas, em escala global, não é uma tarefa fácil, mas é possível, seja adotando pequenas ações no dia a dia, denunciando irregularidades ou cobrando medidas severas para quem desrespeita as leis ambientais.
Alguns hábitos de consumo consciente que você pode aderir
Compre produtos com certificação
Antes de comprar, reflita sobre a necessidade da compra. Se for de fato necessário, procure pela origem do produto. Pesquise se a sua fonte é legal e sustentável e dê preferência para a compra de itens produzidos de forma sustentável.
Reduza seu consumo de carne bovina
Reduzir o consumo de carne bovina pode contribuir muito para a redução de impactos associados à sua produção, como o desmatamento de áreas para a criação de novos pastos, por exemplo.
Uma alternativa para substituir a carne bovina são as carnes brancas como frango e peixe ou mesmo fontes de proteína vegetal.
Não compre produtos que ameaçam a vida animal
Antes de comprar um produto de origem animal ou que use partes dele, como ossos, peles e penas, exija informações sobre sua origem e sobre a legalidade da venda.
Quando estiver com dúvida em relação à confiabilidade da informação ou se perceber que há alguma atividade suspeita, você pode denunciar para o ICMBio ou Ibama.
Como a Mercur contribui para a sustentabilidade
Em 2009 a Mercur passou a monitorar as emissões de gases causadores do efeito estufa (GEE) gerados em suas operações e dos seus parceiros.
Para diminuir os índices, a empresa passou a utilizar métodos alternativos ao rodoviário, como a cabotagem (por via marítima), para transportar produtos e matérias-primas.
Além disso, foi iniciado o plantio de árvores nativas, a fim de compensar os impactos negativos que não podem ser evitados. Para cada tCO2e (tonelada de CO2 equivalente), são plantadas 6,3 árvores, tornando a Mercur uma empresa Carbono Neutro.
A Mercur também trabalha para reduzir e eliminar o plástico nas suas embalagens e produtos.
Borracha Nativa: projeto que valoriza os povos da floresta
Outro projeto importante para o Planeta Terra é o Borracha Nativa. A iniciativa viabilizada por meio de parcerias com organizações da sociedade civil, comunidades indígenas e ribeirinhas, garante a compra de borracha natural extraída de seringais nativos da região amazônica para a fabricação de diversos produtos.
Dessa forma, a Mercur vem contribuindo com a manutenção do modo de vida dos seringueiros e com a conservação de um mosaico de áreas protegidas no médio Xingu, município de Altamira (PA), com área de 8 milhões de hectares.
Produtos que valorizam a produção nacional
A nacionalização da produção da linha de apoio da empresa, que teve início em 2020 com o lançamento da nova Muleta Canadense Fixa, também faz parte deste movimento.
Ela busca reduzir os impactos ambientais ocasionados pela importação de produtos, priorizar matérias-primas sustentáveis e locais, além de reduzir o uso dos insumos esgotáveis. O novo modelo da Muleta, por exemplo, utiliza 24% menos alumínio.
Recentemente, lançamos a Bolsa Térmica Natural, o primeiro produto 100% renovável da Mercur.
Ela é feita com caroços do açaí da Palmeira-Juçara e revestida com uma macia camada de algodão orgânico. Produzidos por agricultores agroecológicos, esses insumos representam mais uma fonte de renda para centenas de famílias que auxiliam na preservação dos biomas em que estão inseridos.
Você receberá uma resposta em breve.
Deixe um comentário